Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170051 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva identificar a estrutura de decisão dos usuários do transporte aéreo, tomando por base uma rota nacional, através da modelagem do comportamento de escolha da demanda. O processo de identificação da estrutura de decisão dos usuários leva em consideração que existem características específicas de cada companhia, que são percebidas pelos usuários, e sobre as quais se fundamenta o seu processo de escolha entre uma ou outra companhia aérea para a realização de suas viagens A estrutura geral do trabalho pode ser sumarizada em 3 etapas. Primeiro, a obtenção de dados, que serviram de base para a segunda etapa, na qual foram estimadas as funções de Utilidade, que, por sua vez, foram utilizadas na terceira etapa. Esta última, estimou as probabilidades de escolha das companhias a partir da utilização do modelo Logit Multinomial. Para estimar as funções de Utilidade, considerou-se a influência do preço e da marca na escolha do usuário do transporte aéreo. A influência da marca no processo de decisão foi identificada através do valor da constante do modelo. Os modelos estimados permitem a simulação de diferentes políticas tarifárias, identificando a parcela de mercado de cada companhia. Os resultados obtidos apresentaram-se coerentes e adequados à realidade analisada, indicando o bom desempenho da técnica empregada para a estimação da demanda dentro do transporte aéreo. |
id |
URGS_f5a5af826d5cebf7c32f5df3254059ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170051 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Nodari, Christine TesseleSenna, Luiz Afonso dos Santos2017-11-08T02:27:46Z1996http://hdl.handle.net/10183/170051000199239Esta dissertação objetiva identificar a estrutura de decisão dos usuários do transporte aéreo, tomando por base uma rota nacional, através da modelagem do comportamento de escolha da demanda. O processo de identificação da estrutura de decisão dos usuários leva em consideração que existem características específicas de cada companhia, que são percebidas pelos usuários, e sobre as quais se fundamenta o seu processo de escolha entre uma ou outra companhia aérea para a realização de suas viagens A estrutura geral do trabalho pode ser sumarizada em 3 etapas. Primeiro, a obtenção de dados, que serviram de base para a segunda etapa, na qual foram estimadas as funções de Utilidade, que, por sua vez, foram utilizadas na terceira etapa. Esta última, estimou as probabilidades de escolha das companhias a partir da utilização do modelo Logit Multinomial. Para estimar as funções de Utilidade, considerou-se a influência do preço e da marca na escolha do usuário do transporte aéreo. A influência da marca no processo de decisão foi identificada através do valor da constante do modelo. Os modelos estimados permitem a simulação de diferentes políticas tarifárias, identificando a parcela de mercado de cada companhia. Os resultados obtidos apresentaram-se coerentes e adequados à realidade analisada, indicando o bom desempenho da técnica empregada para a estimação da demanda dentro do transporte aéreo.The aim of this dissertation is to identifY the decision making process guiding air transport passengers. The study is based on modelling the demand on a domestic route. The identification of the decision making process takes into accont the existence of specific characteristics related to each airline company operating in the market. These characteristics are 'perceived by the users while chosing amongst the range of alternative services being offered in the market. Utility fimctions are estimated rrom field data collection during interviews with passengers. These function were used to estimate, through the multinomial logit model, the probability o f a given company being chosen. The influence of both price and brand on the user's choice was considered in the estimation of the Utility function. The intluence of the brand, on the decision making process, was identified through the constant o f the model. The estimated models allow the simulation of different fare policies, enabling the identification ofthe market share for each company. Results match reality, indicating the adequbility of the chosen technique in estimating air transport demand.application/pdfporPreferência declaradaTransporte aéreo : BrasilPrevisão de demandaInfluência de preço e marca na demanda por transporte aéreoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS1996mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000199239.pdf000199239.pdfTexto completoapplication/pdf18944690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170051/1/000199239.pdf022501a17f133101d760e774d7b44b87MD51TEXT000199239.pdf.txt000199239.pdf.txtExtracted Texttext/plain209240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170051/2/000199239.pdf.txt565410c761c42b2e8c344e947b0f1945MD52THUMBNAIL000199239.pdf.jpg000199239.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170051/3/000199239.pdf.jpga22a74b3b3eb1eb0ae48342ea34ac19aMD5310183/1700512018-10-30 08:16:40.222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T11:16:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo |
title |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo |
spellingShingle |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo Nodari, Christine Tessele Preferência declarada Transporte aéreo : Brasil Previsão de demanda |
title_short |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo |
title_full |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo |
title_fullStr |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo |
title_full_unstemmed |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo |
title_sort |
Influência de preço e marca na demanda por transporte aéreo |
author |
Nodari, Christine Tessele |
author_facet |
Nodari, Christine Tessele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nodari, Christine Tessele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Senna, Luiz Afonso dos Santos |
contributor_str_mv |
Senna, Luiz Afonso dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preferência declarada Transporte aéreo : Brasil Previsão de demanda |
topic |
Preferência declarada Transporte aéreo : Brasil Previsão de demanda |
description |
Esta dissertação objetiva identificar a estrutura de decisão dos usuários do transporte aéreo, tomando por base uma rota nacional, através da modelagem do comportamento de escolha da demanda. O processo de identificação da estrutura de decisão dos usuários leva em consideração que existem características específicas de cada companhia, que são percebidas pelos usuários, e sobre as quais se fundamenta o seu processo de escolha entre uma ou outra companhia aérea para a realização de suas viagens A estrutura geral do trabalho pode ser sumarizada em 3 etapas. Primeiro, a obtenção de dados, que serviram de base para a segunda etapa, na qual foram estimadas as funções de Utilidade, que, por sua vez, foram utilizadas na terceira etapa. Esta última, estimou as probabilidades de escolha das companhias a partir da utilização do modelo Logit Multinomial. Para estimar as funções de Utilidade, considerou-se a influência do preço e da marca na escolha do usuário do transporte aéreo. A influência da marca no processo de decisão foi identificada através do valor da constante do modelo. Os modelos estimados permitem a simulação de diferentes políticas tarifárias, identificando a parcela de mercado de cada companhia. Os resultados obtidos apresentaram-se coerentes e adequados à realidade analisada, indicando o bom desempenho da técnica empregada para a estimação da demanda dentro do transporte aéreo. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-08T02:27:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170051 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000199239 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170051 |
identifier_str_mv |
000199239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170051/1/000199239.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170051/2/000199239.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170051/3/000199239.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
022501a17f133101d760e774d7b44b87 565410c761c42b2e8c344e947b0f1945 a22a74b3b3eb1eb0ae48342ea34ac19a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085423788064768 |