Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Ninto João Bico
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278667
Resumo: O trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa como língua adicional em Guiné Bissau, um país localizado, conforme Namone (2014), na costa ocidental da África. Para tanto, objetiva-se, de modo geral, desenvolver princípios para o ensino e a aprendizagem na perspectiva de práticas de letramento por meio de gêneros discursivos para escolas do ensino básico e secundário no país. Fundamenta-se o trabalho na perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003; 2016) e de Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984; 2000; KLEIMAN, 1995). São apresentados aportes teóricos sobre aspectos que se julgam relevantes para o ensino de português como língua adicional, os quais discorrem sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre a oralidade e a escrita e pesquisas sobre princípios para o ensino de compreensão e produção oral, leitura e escrita, com vista a desenvolver a competência comunicativa oral e escrita dos estudantes. A partir desses aportes, foram construídos dez princípios que versam sobre a seleção de temas, de gêneros do discurso, de usos da linguagem e modalidades, destacando habilidades e objetivos que podem nortear o ensino de português como língua adicional no contexto escolar guineense. A pesquisa contribui com subsídios para melhorias no ensino de língua portuguesa no país, tendo um posicionamento e propósitos que favorecem a reflexão crítica e o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos participantes.
id URGS_f60cb11871de94271df78c1e6ae6475d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278667
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vaz, Ninto João BicoSchlatter, Margarete2024-09-10T06:43:40Z2023http://hdl.handle.net/10183/278667001209459O trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa como língua adicional em Guiné Bissau, um país localizado, conforme Namone (2014), na costa ocidental da África. Para tanto, objetiva-se, de modo geral, desenvolver princípios para o ensino e a aprendizagem na perspectiva de práticas de letramento por meio de gêneros discursivos para escolas do ensino básico e secundário no país. Fundamenta-se o trabalho na perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003; 2016) e de Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984; 2000; KLEIMAN, 1995). São apresentados aportes teóricos sobre aspectos que se julgam relevantes para o ensino de português como língua adicional, os quais discorrem sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre a oralidade e a escrita e pesquisas sobre princípios para o ensino de compreensão e produção oral, leitura e escrita, com vista a desenvolver a competência comunicativa oral e escrita dos estudantes. A partir desses aportes, foram construídos dez princípios que versam sobre a seleção de temas, de gêneros do discurso, de usos da linguagem e modalidades, destacando habilidades e objetivos que podem nortear o ensino de português como língua adicional no contexto escolar guineense. A pesquisa contribui com subsídios para melhorias no ensino de língua portuguesa no país, tendo um posicionamento e propósitos que favorecem a reflexão crítica e o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos participantes.The work focuses on teaching and learning Portuguese as an Additional Language in Guinea Bissau, a country located, according to Namone (2014), on the western coast of Africa. The study aims at developing teaching and learning principles, from the perspective of literacy practices through discursive genres, for primary and secondary schools in the country. The study is based on the Bakhtinian perspective of discursive genres (BAKHTIN, 2003; 2016) and New Literacy Studies (STREET, 1984; 2000; KLEIMAN, 1995). Theoretical contributions about aspects considered relevant to the teaching of Portuguese as Additional Language are presented, such as language use, speech genres, literacy, listening and speaking, relationships between oral and written language and research on principles for teaching listening, speaking, reading and writing, with the intention of developing students’ oral and written communicative competence. From these theoretical contributions, ten principles were constructed encompassing the selection of themes, genres, language uses and modalities, highlighting skills and objectives that can guide the work of teaching Portuguese as an Additional Language in the Guinean school context. This research contributes with subsidies for improvements in Portuguese language teaching in the country, having a positioning and purposes that favor critical reflection and the improvement of the proficiency of the participating students.application/pdfporLíngua adicionalLíngua portuguesaGêneros do discursoLetramentoEnsinoDiscursive GenresLiteracyPrinciplesTeachingPortuguese as an Additional LanguageSubsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001209459.pdf.txt001209459.pdf.txtExtracted Texttext/plain299877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278667/2/001209459.pdf.txt8b013ca5b98f893602cefb7b4037237eMD52ORIGINAL001209459.pdfTexto completoapplication/pdf1625719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278667/1/001209459.pdf04498f13882b9659a4c4e1d412d78e8aMD5110183/2786672024-09-11 06:17:18.522816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:17:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
title Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
spellingShingle Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
Vaz, Ninto João Bico
Língua adicional
Língua portuguesa
Gêneros do discurso
Letramento
Ensino
Discursive Genres
Literacy
Principles
Teaching
Portuguese as an Additional Language
title_short Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
title_full Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
title_fullStr Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
title_full_unstemmed Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
title_sort Subsídios e princípios para o ensino de português com base em gêneros discursivos no sistema escolar de Guiné-Bissau
author Vaz, Ninto João Bico
author_facet Vaz, Ninto João Bico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Ninto João Bico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Língua portuguesa
Gêneros do discurso
Letramento
Ensino
topic Língua adicional
Língua portuguesa
Gêneros do discurso
Letramento
Ensino
Discursive Genres
Literacy
Principles
Teaching
Portuguese as an Additional Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Discursive Genres
Literacy
Principles
Teaching
Portuguese as an Additional Language
description O trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa como língua adicional em Guiné Bissau, um país localizado, conforme Namone (2014), na costa ocidental da África. Para tanto, objetiva-se, de modo geral, desenvolver princípios para o ensino e a aprendizagem na perspectiva de práticas de letramento por meio de gêneros discursivos para escolas do ensino básico e secundário no país. Fundamenta-se o trabalho na perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003; 2016) e de Novos Estudos de Letramento (STREET, 1984; 2000; KLEIMAN, 1995). São apresentados aportes teóricos sobre aspectos que se julgam relevantes para o ensino de português como língua adicional, os quais discorrem sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre a oralidade e a escrita e pesquisas sobre princípios para o ensino de compreensão e produção oral, leitura e escrita, com vista a desenvolver a competência comunicativa oral e escrita dos estudantes. A partir desses aportes, foram construídos dez princípios que versam sobre a seleção de temas, de gêneros do discurso, de usos da linguagem e modalidades, destacando habilidades e objetivos que podem nortear o ensino de português como língua adicional no contexto escolar guineense. A pesquisa contribui com subsídios para melhorias no ensino de língua portuguesa no país, tendo um posicionamento e propósitos que favorecem a reflexão crítica e o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos participantes.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-10T06:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278667
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001209459
url http://hdl.handle.net/10183/278667
identifier_str_mv 001209459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278667/2/001209459.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278667/1/001209459.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b013ca5b98f893602cefb7b4037237e
04498f13882b9659a4c4e1d412d78e8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085650574082048