Ateliê de matemática : um espaço para diálogo e aprendizagem de matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202129 |
Resumo: | A presente pesquisa consiste no desenvolvimento de material didático a partir de estruturação teórica e metodológica, seguida de experimentação de uma sequência de atividades de caráter interdisciplinar. Tais atividades têm o propósito de observar a evolução no aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano da escola municipal de ensino fundamental General Osório que se situa na cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. As referidas atividades constituíram-se na observação de experimentos físicos por parte dos estudantes, descrição dos mesmos, interpretação por meio de diálogo entre os pares, e resolução de problemas. Elas ocorreram por meio da execução metodológica de um ateliê de matemática partindo da hipótese de que a investigação por parte dos estudantes bem como a troca de ideias em contextos preferencialmente interdisciplinares pode proporcionar aos mesmos a construção de conceitos matemáticos, a generalização de tais conceitos, e a aplicação desses conceitos em problemas posteriores. Em outras palavras, a presente pesquisa teve como pergunta central a seguinte questão norteadora: “Como ocorre a construção de conceitos matemáticos entre estudantes imersos em um cenário de investigação durante a realização de atividades interdisciplinares com a mediação do professor?”. Ou seja, analisar como os estudantes, a partir de diálogos entre os pares e comunicações sobre suas análises pessoais produzem e argumentam sobre matemática. A proposta tem como objetivos secundários observar como as atividades propostas contribuem para potencializar: motivação, autonomia na resolução de problemas, flexibilidade de pensamento, senso crítico, e criatividade na construção de soluções. Adotou-se como metodologia da pesquisa a denominada “pesquisa-ação” na qual o pesquisador orienta a mesma a partir dos dados coletados em campo utilizando esses dados para o aperfeiçoamento de práticas posteriores. Já para lançar luz às análises dos dados coletados durante as práticas, recorreram-se as teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky. A partir disso, evidenciou-se que as atividades propostas mostraram-se em primeiro lugar motivadoras à ação de investigação dos estudantes. E a partir da prática de observação, descrição de uma realidade dada, e sua análise, os estudantes foram desenvolvendo a reversibilidade de pensamento. Por fim, como produto da pesquisa foi elaborado uma sequência de atividades interdisciplinares e um roteiro metodológico cujo propósito é servir de inspiração para outros professores utilizarem em suas aulas. |
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Campos, Leandro de AndradesSilva, Rodrigo Sychocki da2019-11-28T03:56:46Z2019http://hdl.handle.net/10183/202129001106949A presente pesquisa consiste no desenvolvimento de material didático a partir de estruturação teórica e metodológica, seguida de experimentação de uma sequência de atividades de caráter interdisciplinar. Tais atividades têm o propósito de observar a evolução no aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano da escola municipal de ensino fundamental General Osório que se situa na cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. As referidas atividades constituíram-se na observação de experimentos físicos por parte dos estudantes, descrição dos mesmos, interpretação por meio de diálogo entre os pares, e resolução de problemas. Elas ocorreram por meio da execução metodológica de um ateliê de matemática partindo da hipótese de que a investigação por parte dos estudantes bem como a troca de ideias em contextos preferencialmente interdisciplinares pode proporcionar aos mesmos a construção de conceitos matemáticos, a generalização de tais conceitos, e a aplicação desses conceitos em problemas posteriores. Em outras palavras, a presente pesquisa teve como pergunta central a seguinte questão norteadora: “Como ocorre a construção de conceitos matemáticos entre estudantes imersos em um cenário de investigação durante a realização de atividades interdisciplinares com a mediação do professor?”. Ou seja, analisar como os estudantes, a partir de diálogos entre os pares e comunicações sobre suas análises pessoais produzem e argumentam sobre matemática. A proposta tem como objetivos secundários observar como as atividades propostas contribuem para potencializar: motivação, autonomia na resolução de problemas, flexibilidade de pensamento, senso crítico, e criatividade na construção de soluções. Adotou-se como metodologia da pesquisa a denominada “pesquisa-ação” na qual o pesquisador orienta a mesma a partir dos dados coletados em campo utilizando esses dados para o aperfeiçoamento de práticas posteriores. Já para lançar luz às análises dos dados coletados durante as práticas, recorreram-se as teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky. A partir disso, evidenciou-se que as atividades propostas mostraram-se em primeiro lugar motivadoras à ação de investigação dos estudantes. E a partir da prática de observação, descrição de uma realidade dada, e sua análise, os estudantes foram desenvolvendo a reversibilidade de pensamento. Por fim, como produto da pesquisa foi elaborado uma sequência de atividades interdisciplinares e um roteiro metodológico cujo propósito é servir de inspiração para outros professores utilizarem em suas aulas.The present research consists of the development of didactic material from theoretical and methodological structuring, followed by experimentation of a sequence of interdisciplinary activities. These activities have the purpose of observing the evolution in the learning of the students of a ninth grade class of the general Osório municipal elementary school that is located in the city of Canoas, in the state of Rio Grande do Sul. observation of physical experiments by students, description of them, interpretation through peer dialogue, and problem solving. They occurred through the methodological execution of a mathematical atelier based on the hypothesis that the investigation by the students as well as the exchange of ideas in preferentially interdisciplinary contexts can provide them with the construction of mathematical concepts, the generalization of such concepts, and the application of these concepts in later problems. In other words, the present research had as a central question the following guiding question: "How does the construction of mathematical concepts between students immersed in a research scenario during the performance of interdisciplinary activities with the teacher's mediation take place?" That is, analyze how students, from peer dialogues and communications about their personal analyzes produce and argue about mathematics. The purpose of the proposal is to observe how the proposed activities contribute to enhance: motivation, autonomy in solving problems, flexibility of thinking, critical sense, and creativity in the construction of solutions. It was adopted as research methodology the so-called "action research" in which the researcher guides the same from the data collected in the field using this data for the improvement of later practices. In order to shed light on the analysis of the data collected during the practices, the theories of learning of Piaget and Vygotsky were used. From this, it was evidenced that the proposed activities were first and foremost motivating to the research action of the students. And from the practice of observation, description of a given reality, and its analysis, students were developing the reversibility of thought. Finally, as a research product, a sequence of interdisciplinary activities and a methodological script were developed, the purpose of which is to serve as inspiration for other teachers to use in their classrooms.application/pdfporEducação MatemáticaAprendizagem : MatematicaMatematica aplicada a fisicaAteliê de matemática : um espaço para diálogo e aprendizagem de matemática no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106949.pdf.txt001106949.pdf.txtExtracted Texttext/plain369819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202129/2/001106949.pdf.txt9f40807356f16225fa3374630344841cMD52ORIGINAL001106949.pdfTexto completoapplication/pdf3037547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202129/1/001106949.pdf57d549a0247c02d95a9b86a5568cfc68MD5110183/2021292019-11-29 05:02:25.346915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-29T07:02:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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