O projeto “Mais Química” : uma ação para mitigar as dificuldades dos calouros nas disciplinas de Química dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272096 |
Resumo: | Nesta tese de Doutorado, investigamos os fatores que influenciam o desempenho dos discentes nas disciplinas de Química dos cursos da área das Ciências Agrárias de uma universidade federal do sul do Brasil. Nos detivemos em três aspectos relacionados ao desempenho dos estudantes nas disciplinas de Química: o ensino médio, o professor e a própria disciplina de Química. Foram utilizados recursos da pesquisa qualitativa e, como instrumentos de coleta de dados, questionários, entrevistas, diário de campo e análise de documentos. Os dados coletados nos permitem considerar que: 1) a implementação de um curso, com a finalidade de auxiliar os calouros na revisão dos conteúdos de Química do ensino médio, oferecido antes do início das aulas do primeiro semestre da graduação, pode ser considerada uma estratégia na promoção da permanência estudantil; 2) um programa de capacitação pedagógica permanente aos docentes, com cursos e ações que visem contribuir para o repensar da prática docente e da avaliação para o diagnóstico da aprendizagem, bem como diálogos, discussões e sugestões para o desenvolvimento pessoal e profissional, são fundamentais; 3) na literatura, são escassos os trabalhos que fomentem a discussão sobre a relação entre a formação didático-pedagógica docente e desempenho discente nos cursos de nível superior; 4) a maior dificuldade dos estudantes nas disciplinas de Química dos cursos estudados está na Química básica, pois nas áreas destinadas à Química aplicada os estudantes têm, em média, melhor desempenho; 5) metodologias de ensino pautadas na contextualização e na aplicação dos conceitos químicos à prática profissional poderiam contribuir de forma positiva para o desempenho dos estudantes nas disciplinas. |
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Leuven, Aline Fernanda RodriguesSalgado, Tania Denise Miskinis2024-02-22T05:00:53Z2024http://hdl.handle.net/10183/272096001196695Nesta tese de Doutorado, investigamos os fatores que influenciam o desempenho dos discentes nas disciplinas de Química dos cursos da área das Ciências Agrárias de uma universidade federal do sul do Brasil. Nos detivemos em três aspectos relacionados ao desempenho dos estudantes nas disciplinas de Química: o ensino médio, o professor e a própria disciplina de Química. Foram utilizados recursos da pesquisa qualitativa e, como instrumentos de coleta de dados, questionários, entrevistas, diário de campo e análise de documentos. Os dados coletados nos permitem considerar que: 1) a implementação de um curso, com a finalidade de auxiliar os calouros na revisão dos conteúdos de Química do ensino médio, oferecido antes do início das aulas do primeiro semestre da graduação, pode ser considerada uma estratégia na promoção da permanência estudantil; 2) um programa de capacitação pedagógica permanente aos docentes, com cursos e ações que visem contribuir para o repensar da prática docente e da avaliação para o diagnóstico da aprendizagem, bem como diálogos, discussões e sugestões para o desenvolvimento pessoal e profissional, são fundamentais; 3) na literatura, são escassos os trabalhos que fomentem a discussão sobre a relação entre a formação didático-pedagógica docente e desempenho discente nos cursos de nível superior; 4) a maior dificuldade dos estudantes nas disciplinas de Química dos cursos estudados está na Química básica, pois nas áreas destinadas à Química aplicada os estudantes têm, em média, melhor desempenho; 5) metodologias de ensino pautadas na contextualização e na aplicação dos conceitos químicos à prática profissional poderiam contribuir de forma positiva para o desempenho dos estudantes nas disciplinas.In this Doctoral thesis, we investigated the factors that influence the performance of students in the Chemistry subjects of Agricultural Sciences courses at a federal university in southern Brazil. We focused on three aspects related to students’ performance in Chemistry subjects: high school education, the professor, and the Chemistry subject itself. Qualitative research resources were used and, as data collection instruments, questionnaires, interviews, field diary and document analysis were used. The collected data lead us to the following considerations: 1) the implementation of a course, with the purpose of assisting freshmen in reviewing high school Chemistry content, offered before the start of classes in the first semester of graduation, can be considered a strategy to promote student retention; 2) a permanent pedagogical training program for teachers, with courses and actions that aim to contribute to the rethinking of teaching practice and assessment for the diagnosis of learning, as well as dialogues, discussions and suggestions for personal and professional development, are fundamental; 3) in the literature, there are few works that encourage discussion about the relationship between didactic-pedagogical teacher training and student performance in higher education courses; 4) the greatest difficulty faced by students in the Chemistry subjects of the courses studied is in basic Chemistry, as in the areas dedicated to applied Chemistry, students have, on average, better performance; 5) teaching methodologies based on the contextualization and application of chemical concepts to professional practice could contribute positively to students' performance in the subjects.application/pdfporAgronomiaZootecniaQuímicaPrática pedagógicaPesquisa educacionalDropout in higher educationPermanence in higher educationChemistry subject in Agricultural SciencesTraining of higher education teachersO projeto “Mais Química” : uma ação para mitigar as dificuldades dos calouros nas disciplinas de Química dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196695.pdf.txt001196695.pdf.txtExtracted Texttext/plain243419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272096/2/001196695.pdf.txt6fa2fc1e7bd857d7a087dd820e44a4cfMD52ORIGINAL001196695.pdfTexto completoapplication/pdf2785360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272096/1/001196695.pdfdf6122a783edcf009853bfed60125083MD5110183/2720962024-03-01 04:56:38.520455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-01T07:56:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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