Projeto para Conformópolis: criação e arquiliteratura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249749 |
Resumo: | Esta dissertação é composta por um conjunto inédito de contos e três capítulos teórico- descritivos sobre o processo de criação da obra. O primeiro mostra o percurso da ideia original até a realização do Projeto para Conformópolis, abrindo a percepção da cidade como um discurso possível de adaptação a diferentes linguagens; o segundo capítulo apresenta a estrutura do livro, as estratégias e recursos de composição, sobretudo os jogos de remissões autorais que provocam a unidade de efeito pretendida - a busca pela voz enunciativa que atravessa os contos -, apoiando o texto, principalmente, nos conceitos de Umberto Eco (1994) sobre autor-modelo, autor-empírico e leitor-modelo; o terceiro capítulo traz o livro em questão, Conformópolis, um conjunto de 14 contos inéditos arranjados como um livro-cidade por um autor-modelo arquiteto aspirante a escritor de ficção; no quarto capítulo seis contos são observados sumária e individualmente em suas relações com o espaço narrativo, desde sua criação até a leitura, com o amparo de teorias que pensam a espacialização gráfica da linguagem e as imbricações subjetivas entre as personagens e os espaços com os quais interagem; por fim, há um breve pós-escrito sobre os processos externos do autor correntes durante a escrita deste seu primeiro livro. |
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Kickhöfel, Tiago RadatzTutikian, Jane Fraga2022-10-07T04:50:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/249749001150968Esta dissertação é composta por um conjunto inédito de contos e três capítulos teórico- descritivos sobre o processo de criação da obra. O primeiro mostra o percurso da ideia original até a realização do Projeto para Conformópolis, abrindo a percepção da cidade como um discurso possível de adaptação a diferentes linguagens; o segundo capítulo apresenta a estrutura do livro, as estratégias e recursos de composição, sobretudo os jogos de remissões autorais que provocam a unidade de efeito pretendida - a busca pela voz enunciativa que atravessa os contos -, apoiando o texto, principalmente, nos conceitos de Umberto Eco (1994) sobre autor-modelo, autor-empírico e leitor-modelo; o terceiro capítulo traz o livro em questão, Conformópolis, um conjunto de 14 contos inéditos arranjados como um livro-cidade por um autor-modelo arquiteto aspirante a escritor de ficção; no quarto capítulo seis contos são observados sumária e individualmente em suas relações com o espaço narrativo, desde sua criação até a leitura, com o amparo de teorias que pensam a espacialização gráfica da linguagem e as imbricações subjetivas entre as personagens e os espaços com os quais interagem; por fim, há um breve pós-escrito sobre os processos externos do autor correntes durante a escrita deste seu primeiro livro.This dissertation is composed of an unpublished set of short stories and three theoretical-descriptive chapters on the work's creation process. The first shows the journey from the original idea to the realization of the project for Conformópolis, opening the perception of the city as a discourse that can be adapted to different languages; the second chapter presents the structure of the book, the strategies and resources of composition, especially the games of authorial remissions that cause the intended unity of effect - the search for the enunciative voice that runs through the tales -, supporting the text, mainly, in Umberto Eco's concepts (1994) about model-author, empirical-author and model-reader; the third chapter brings the book in question, Conformopolis, a set of 14 short stories arranged as a city-book by a model-author architect aspiring to be a fiction writer; in the fourth chapter six short stories are observed briefly and individually in their relations with the narrative space, from its creation to reading, supported by theories that think the graphic spatialization of language and the subjective imbrications between the characters and the spaces with which they interact; finally, there is a brief postscript on the author's external processes current during the writing of this, his first book.application/pdfporCriação literáriaContoNarrativaCidadeAutoriaLiteraturaLiterary creationShort storyNarrativeCity and literatureAuthor-modelProjeto para Conformópolis: criação e arquiliteraturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150968.pdf.txt001150968.pdf.txtExtracted Texttext/plain133301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249749/2/001150968.pdf.txt31484e32965885be36e0273392765da0MD52ORIGINAL001150968.pdfTexto parcialapplication/pdf1244195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249749/1/001150968.pdf4b8fe9c25e534694ebc61ee57633ad4cMD5110183/2497492022-10-08 04:59:25.255351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-08T07:59:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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