Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula Metz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115952
Resumo: Esta dissertação apresenta quatro estudos independentes, do tipo quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-testes e grupo de controle não equivalente. O objetivo dos quatro estudos é investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir com o processo de construção de conceitos científicos. Textos do tipo refutacional oriundos de pesquisas internacionais já publicadas foram utilizados nos estudos, assim como os testes de desempenho correspondentes a cada texto. Os conceitos abordados são energia, evolução Darwiniana e a natureza particulada da matéria. Realizados em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, os estudos contaram com a participação de 73 alunos distribuídos em duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. As análises estatísticas dos escores registrados pelos alunos nos testes identificaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos de 9º ano que utilizaram a ferramenta SOBEK como apoio para o estudo do texto. Para os alunos de 8º ano, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que usaram a ferramenta e os que responderam questionários sobre o texto. Estudos de maior profundidade são necessários para identificar a ocorrência e extensão de possíveis mudanças conceituais promovidas pela abordagem proposta.
id URGS_f98d03820522326efaf00c1798623899
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115952
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Ana Paula MetzReategui, Eliseo Berni2015-05-08T01:58:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/115952000964886Esta dissertação apresenta quatro estudos independentes, do tipo quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-testes e grupo de controle não equivalente. O objetivo dos quatro estudos é investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir com o processo de construção de conceitos científicos. Textos do tipo refutacional oriundos de pesquisas internacionais já publicadas foram utilizados nos estudos, assim como os testes de desempenho correspondentes a cada texto. Os conceitos abordados são energia, evolução Darwiniana e a natureza particulada da matéria. Realizados em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, os estudos contaram com a participação de 73 alunos distribuídos em duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. As análises estatísticas dos escores registrados pelos alunos nos testes identificaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos de 9º ano que utilizaram a ferramenta SOBEK como apoio para o estudo do texto. Para os alunos de 8º ano, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que usaram a ferramenta e os que responderam questionários sobre o texto. Estudos de maior profundidade são necessários para identificar a ocorrência e extensão de possíveis mudanças conceituais promovidas pela abordagem proposta.This work presents four independent studies, in a quasi-experimental design with application of pre-test and post-tests with non-equivalent control groups. The set of four studies aim to investigate how a tool based on text mining and multirrepresentacional graphical presentation (SOBEK) can contribute to the process of constructing scientific concepts. Refutational texts from international published researches were used in the studies, as well as the corresponding performance´s tests about each text. The concepts covered are energy, Darwinian evolution and the particulate nature of matter. Performed in a municipal school in the Porto Alegre´s metropolitan region, in Southern Brazil, the studies included 73 students divided into two classes of 7th grade and two classes of 8th grade. Statistical analysis of the scores performed by students in the tests show a significant improvement in student´s performance in 8th grade that used the SOBEK tool as support for the study of the text. For students in grade 7th, there were no statistically significant differences in the performances of students who used the SOBEK tool and those who answered questionnaires about the text. More detailed studies are needed to identify the occurrence and the extent of possible conceptual changes supported by the proposed approach.application/pdfporTecnologia educacionalEscritaTextoSOBEKConcept learningKnowledge representationEmprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964886.pdf000964886.pdfTexto completoapplication/pdf3282052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115952/1/000964886.pdfa473e41fbe099768d695b2bba270961fMD51TEXT000964886.pdf.txt000964886.pdf.txtExtracted Texttext/plain291048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115952/2/000964886.pdf.txt3c1b78ca78ef80f4f5ab52cce4b4f319MD52THUMBNAIL000964886.pdf.jpg000964886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115952/3/000964886.pdf.jpg42f0f1def665bc50f350415dd6a27e0cMD5310183/1159522018-10-22 07:45:29.587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:45:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
title Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
spellingShingle Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
Costa, Ana Paula Metz
Tecnologia educacional
Escrita
Texto
SOBEK
Concept learning
Knowledge representation
title_short Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
title_full Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
title_fullStr Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
title_full_unstemmed Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
title_sort Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos
author Costa, Ana Paula Metz
author_facet Costa, Ana Paula Metz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula Metz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Escrita
Texto
topic Tecnologia educacional
Escrita
Texto
SOBEK
Concept learning
Knowledge representation
dc.subject.eng.fl_str_mv SOBEK
Concept learning
Knowledge representation
description Esta dissertação apresenta quatro estudos independentes, do tipo quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-testes e grupo de controle não equivalente. O objetivo dos quatro estudos é investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir com o processo de construção de conceitos científicos. Textos do tipo refutacional oriundos de pesquisas internacionais já publicadas foram utilizados nos estudos, assim como os testes de desempenho correspondentes a cada texto. Os conceitos abordados são energia, evolução Darwiniana e a natureza particulada da matéria. Realizados em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, os estudos contaram com a participação de 73 alunos distribuídos em duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. As análises estatísticas dos escores registrados pelos alunos nos testes identificaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos de 9º ano que utilizaram a ferramenta SOBEK como apoio para o estudo do texto. Para os alunos de 8º ano, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que usaram a ferramenta e os que responderam questionários sobre o texto. Estudos de maior profundidade são necessários para identificar a ocorrência e extensão de possíveis mudanças conceituais promovidas pela abordagem proposta.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T01:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115952
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964886
url http://hdl.handle.net/10183/115952
identifier_str_mv 000964886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115952/1/000964886.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115952/2/000964886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115952/3/000964886.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a473e41fbe099768d695b2bba270961f
3c1b78ca78ef80f4f5ab52cce4b4f319
42f0f1def665bc50f350415dd6a27e0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085318894813184