DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini, Francieli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schuler, Betina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007
Resumo: Esse artigo objetiva discutir os usos que se faz da literatura em um curso de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul, e de que modos se atravessam na constituição desses professores em formação. Para tanto, foi realizada análise documental a partir das caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação (1957) até os dias atuais, bem como foi analisado encontros de grupo focal com acadêmicos matriculados nesse mesmo curso. Tivemos como fio condutor os conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault. A partir do exame desses materiais, um dos modos de lidação com a literatura possível de ser descrito em suas regularidades foi o que denominamos de uma ‘literatura filosófica’, quando se opta por alguns textos para se pensar em figuras de mestres, enfocando a constituição docente. Pode-se evidenciar, mesmo com um tom mais utilitarista aumentando nas últimas décadas, a força da literatura como possibilidade de uma prática de si na formação docente.Palavras chave: Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente.
id URI-1_702d36eba982d40f0c39755d95c62d5c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4007
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESLiteraturaCurso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docenteLiteratura; Literatura filosófica e educaçãoEsse artigo objetiva discutir os usos que se faz da literatura em um curso de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul, e de que modos se atravessam na constituição desses professores em formação. Para tanto, foi realizada análise documental a partir das caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação (1957) até os dias atuais, bem como foi analisado encontros de grupo focal com acadêmicos matriculados nesse mesmo curso. Tivemos como fio condutor os conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault. A partir do exame desses materiais, um dos modos de lidação com a literatura possível de ser descrito em suas regularidades foi o que denominamos de uma ‘literatura filosófica’, quando se opta por alguns textos para se pensar em figuras de mestres, enfocando a constituição docente. Pode-se evidenciar, mesmo com um tom mais utilitarista aumentando nas últimas décadas, a força da literatura como possibilidade de uma prática de si na formação docente.Palavras chave: Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente.Editora URI - Frederico WestphCAPESCorbellini, FrancieliSchuler, Betina2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental; grupo focal; genealogia da subjetivaçãoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-127Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-1271982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007/3169Direitos autorais 2021 Francieli Corbellini, Betina Schulerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T22:50:13Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4007Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T22:50:13Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Corbellini, Francieli
Literatura
Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente
Literatura; Literatura filosófica e educação
title_short DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Corbellini, Francieli
author_facet Corbellini, Francieli
Schuler, Betina
author_role author
author2 Schuler, Betina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini, Francieli
Schuler, Betina
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente
Literatura; Literatura filosófica e educação
topic Literatura
Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente
Literatura; Literatura filosófica e educação
description Esse artigo objetiva discutir os usos que se faz da literatura em um curso de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul, e de que modos se atravessam na constituição desses professores em formação. Para tanto, foi realizada análise documental a partir das caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação (1957) até os dias atuais, bem como foi analisado encontros de grupo focal com acadêmicos matriculados nesse mesmo curso. Tivemos como fio condutor os conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault. A partir do exame desses materiais, um dos modos de lidação com a literatura possível de ser descrito em suas regularidades foi o que denominamos de uma ‘literatura filosófica’, quando se opta por alguns textos para se pensar em figuras de mestres, enfocando a constituição docente. Pode-se evidenciar, mesmo com um tom mais utilitarista aumentando nas últimas décadas, a força da literatura como possibilidade de uma prática de si na formação docente.Palavras chave: Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa documental; grupo focal; genealogia da subjetivação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007/3169
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francieli Corbellini, Betina Schuler
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francieli Corbellini, Betina Schuler
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-127
Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-127
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329485426163712