DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007 |
Resumo: | Esse artigo objetiva discutir os usos que se faz da literatura em um curso de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul, e de que modos se atravessam na constituição desses professores em formação. Para tanto, foi realizada análise documental a partir das caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação (1957) até os dias atuais, bem como foi analisado encontros de grupo focal com acadêmicos matriculados nesse mesmo curso. Tivemos como fio condutor os conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault. A partir do exame desses materiais, um dos modos de lidação com a literatura possível de ser descrito em suas regularidades foi o que denominamos de uma ‘literatura filosófica’, quando se opta por alguns textos para se pensar em figuras de mestres, enfocando a constituição docente. Pode-se evidenciar, mesmo com um tom mais utilitarista aumentando nas últimas décadas, a força da literatura como possibilidade de uma prática de si na formação docente.Palavras chave: Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente. |
id |
URI-1_702d36eba982d40f0c39755d95c62d5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/4007 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESLiteraturaCurso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docenteLiteratura; Literatura filosófica e educaçãoEsse artigo objetiva discutir os usos que se faz da literatura em um curso de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul, e de que modos se atravessam na constituição desses professores em formação. Para tanto, foi realizada análise documental a partir das caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação (1957) até os dias atuais, bem como foi analisado encontros de grupo focal com acadêmicos matriculados nesse mesmo curso. Tivemos como fio condutor os conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault. A partir do exame desses materiais, um dos modos de lidação com a literatura possível de ser descrito em suas regularidades foi o que denominamos de uma ‘literatura filosófica’, quando se opta por alguns textos para se pensar em figuras de mestres, enfocando a constituição docente. Pode-se evidenciar, mesmo com um tom mais utilitarista aumentando nas últimas décadas, a força da literatura como possibilidade de uma prática de si na formação docente.Palavras chave: Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente.Editora URI - Frederico WestphCAPESCorbellini, FrancieliSchuler, Betina2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documental; grupo focal; genealogia da subjetivaçãoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-127Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-1271982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007/3169Direitos autorais 2021 Francieli Corbellini, Betina Schulerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T22:50:13Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4007Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T22:50:13Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Corbellini, Francieli Literatura Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente Literatura; Literatura filosófica e educação |
title_short |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Corbellini, Francieli |
author_facet |
Corbellini, Francieli Schuler, Betina |
author_role |
author |
author2 |
Schuler, Betina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corbellini, Francieli Schuler, Betina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente Literatura; Literatura filosófica e educação |
topic |
Literatura Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente Literatura; Literatura filosófica e educação |
description |
Esse artigo objetiva discutir os usos que se faz da literatura em um curso de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul, e de que modos se atravessam na constituição desses professores em formação. Para tanto, foi realizada análise documental a partir das caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação (1957) até os dias atuais, bem como foi analisado encontros de grupo focal com acadêmicos matriculados nesse mesmo curso. Tivemos como fio condutor os conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault. A partir do exame desses materiais, um dos modos de lidação com a literatura possível de ser descrito em suas regularidades foi o que denominamos de uma ‘literatura filosófica’, quando se opta por alguns textos para se pensar em figuras de mestres, enfocando a constituição docente. Pode-se evidenciar, mesmo com um tom mais utilitarista aumentando nas últimas décadas, a força da literatura como possibilidade de uma prática de si na formação docente.Palavras chave: Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental; grupo focal; genealogia da subjetivação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4007/3169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francieli Corbellini, Betina Schuler info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francieli Corbellini, Betina Schuler |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-127 Literatura em Debate; v. 15, n. 27 (2021): Educação literária, linguagens e recursos pedagógicos: Gênero, Classe Social, Raça e Etnicidade em tempos de Pandemia; 109-127 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329485426163712 |