OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521 |
Resumo: | Este artigo se propõe a analisar as obras Olga (1985), de Fernando Morais, e Elza, a Garota: a história da jovem comunista que o Partido matou (2009), de Sérgio Rodrigues. As personagens históricas Olga Benario e Elvira Cupello Calônio, também conhecida como Elza ou a Garota, fazem parte de um evento traumático brasileiro que volta à tona nestas duas narrativas. Ambas as obras apresentam como tema central o acontecimento histórico conhecido como Intentona ou Insurreição Comunista, bem como abordam a vida de duas figuras femininas até então pouco visíveis. Ao levar em consideração que a teoria da memória cultural proposta por Jan Assmann, em Religión y memoria cultural, diez estudios (2008), investiga o texto para reconfigurar o passado, pretende-se fazer um breve estudo das duas obras como legados pertencentes à memória, colocando em evidência o que estava reprimido, silenciado e esquecido em nossa história.OLGA Y ELZA, VOCES CALLADASEste artículo se propone a analizar las obras Olga (1985), de Fernando Morais, y Elza, la Chica: la historia de la joven comunista que el Partido mató (2009), de Sérgio Rodrigues. Los personajes históricos Olga y Elvira Cupello Calônio, también llamada de Elza o la Chica, forman parte de un evento traumático brasileño que vuelve a la escena en estas dosnarrativas. Ambas obras presentan como tema central el acaecimiento histórico conocido como Intentona o Insurreição Comunista, así como abarcan la vida de dos figuras femeninas hasta entonces poco visibles. Al tener en cuenta que la teoría de la memoria cultural propuestapor Jan Assmann, en Religión y memoria cultural, diez estudios (2008), investiga el texto para reconfigurar el pasado, se intenta hacer un breve estudio de las dos obras como legados pertenecientes a la memoria, evidenciando lo que estaba reprimido, callado y olvidado en nuestrahistoria. |
id |
URI-1_cba48f85a9e841450c5795b3de7b64f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/521 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADASOlga; Elza, a Garota; Literatura; História; Memória.Este artigo se propõe a analisar as obras Olga (1985), de Fernando Morais, e Elza, a Garota: a história da jovem comunista que o Partido matou (2009), de Sérgio Rodrigues. As personagens históricas Olga Benario e Elvira Cupello Calônio, também conhecida como Elza ou a Garota, fazem parte de um evento traumático brasileiro que volta à tona nestas duas narrativas. Ambas as obras apresentam como tema central o acontecimento histórico conhecido como Intentona ou Insurreição Comunista, bem como abordam a vida de duas figuras femininas até então pouco visíveis. Ao levar em consideração que a teoria da memória cultural proposta por Jan Assmann, em Religión y memoria cultural, diez estudios (2008), investiga o texto para reconfigurar o passado, pretende-se fazer um breve estudo das duas obras como legados pertencentes à memória, colocando em evidência o que estava reprimido, silenciado e esquecido em nossa história.OLGA Y ELZA, VOCES CALLADASEste artículo se propone a analizar las obras Olga (1985), de Fernando Morais, y Elza, la Chica: la historia de la joven comunista que el Partido mató (2009), de Sérgio Rodrigues. Los personajes históricos Olga y Elvira Cupello Calônio, también llamada de Elza o la Chica, forman parte de un evento traumático brasileño que vuelve a la escena en estas dosnarrativas. Ambas obras presentan como tema central el acaecimiento histórico conocido como Intentona o Insurreição Comunista, así como abarcan la vida de dos figuras femeninas hasta entonces poco visibles. Al tener en cuenta que la teoría de la memoria cultural propuestapor Jan Assmann, en Religión y memoria cultural, diez estudios (2008), investiga el texto para reconfigurar el pasado, se intenta hacer un breve estudio de las dos obras como legados pertenecientes a la memoria, evidenciando lo que estaba reprimido, callado y olvidado en nuestrahistoria. Literatura em DebateLiteratura em DebateBaladão, Janaína de Azevedo2013-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521Literatura em Debate; v. 4, n. 1 (2010): Dossiê Especial: FICÇÃO E REPRESENTAÇÕES (AUTO)BIOGRÁFICAS; p. 40-48Literatura em Debate; v. 4, n. 1 (2010): Dossiê Especial: FICÇÃO E REPRESENTAÇÕES (AUTO)BIOGRÁFICAS; p. 40-481982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521/956http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521/957info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-08T12:01:54Zoai:ojs.200.203.105.109:article/521Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2013-02-08T12:01:54Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS |
title |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS |
spellingShingle |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS Baladão, Janaína de Azevedo Olga; Elza, a Garota; Literatura; História; Memória. |
title_short |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS |
title_full |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS |
title_fullStr |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS |
title_full_unstemmed |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS |
title_sort |
OLGA E ELZA, VOZES SILENCIADAS |
author |
Baladão, Janaína de Azevedo |
author_facet |
Baladão, Janaína de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baladão, Janaína de Azevedo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olga; Elza, a Garota; Literatura; História; Memória. |
topic |
Olga; Elza, a Garota; Literatura; História; Memória. |
description |
Este artigo se propõe a analisar as obras Olga (1985), de Fernando Morais, e Elza, a Garota: a história da jovem comunista que o Partido matou (2009), de Sérgio Rodrigues. As personagens históricas Olga Benario e Elvira Cupello Calônio, também conhecida como Elza ou a Garota, fazem parte de um evento traumático brasileiro que volta à tona nestas duas narrativas. Ambas as obras apresentam como tema central o acontecimento histórico conhecido como Intentona ou Insurreição Comunista, bem como abordam a vida de duas figuras femininas até então pouco visíveis. Ao levar em consideração que a teoria da memória cultural proposta por Jan Assmann, em Religión y memoria cultural, diez estudios (2008), investiga o texto para reconfigurar o passado, pretende-se fazer um breve estudo das duas obras como legados pertencentes à memória, colocando em evidência o que estava reprimido, silenciado e esquecido em nossa história.OLGA Y ELZA, VOCES CALLADASEste artículo se propone a analizar las obras Olga (1985), de Fernando Morais, y Elza, la Chica: la historia de la joven comunista que el Partido mató (2009), de Sérgio Rodrigues. Los personajes históricos Olga y Elvira Cupello Calônio, también llamada de Elza o la Chica, forman parte de un evento traumático brasileño que vuelve a la escena en estas dosnarrativas. Ambas obras presentan como tema central el acaecimiento histórico conocido como Intentona o Insurreição Comunista, así como abarcan la vida de dos figuras femeninas hasta entonces poco visibles. Al tener en cuenta que la teoría de la memoria cultural propuestapor Jan Assmann, en Religión y memoria cultural, diez estudios (2008), investiga el texto para reconfigurar el pasado, se intenta hacer un breve estudio de las dos obras como legados pertenecientes a la memoria, evidenciando lo que estaba reprimido, callado y olvidado en nuestrahistoria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521/956 http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/521/957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 4, n. 1 (2010): Dossiê Especial: FICÇÃO E REPRESENTAÇÕES (AUTO)BIOGRÁFICAS; p. 40-48 Literatura em Debate; v. 4, n. 1 (2010): Dossiê Especial: FICÇÃO E REPRESENTAÇÕES (AUTO)BIOGRÁFICAS; p. 40-48 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329486463205376 |