O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Marieli Paim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160
Resumo: O ato de ler deve ser compreendido primeiramente como uma forma de apropriação da própria cultura. A educação pensada como algo intencional foi primeiro concebida pelos gregos. No que diz respeito a concepção de Infância foi Rousseau quem primeiro defendeu as suas especificidades. Platão denominou de formação o ato de educar. Na pólis através da construção do cidadão pensava-se conseguir a estruturação do Estado ideal. Dentre os pressupostos da paideia grega estava o entendimento da formação do ser através dos valores éticos e políticos. A escola tem fundamental importância no que diz respeito a esta função, isto considerando o seu papel no sentido de garantir a transmissão do conhecimento permeando as gerações visando assim a manutenção da cultura. Vivemos atualmente na era digital, assim, constitui um desafio fomentar nas crianças o gosto pela leitura, considerando o livro, mais especificamente o livro impresso como uma ferramenta cultural.
id URI-2_90231bb4d87d5ab3f563262718cfc235
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3160
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENASEducação; LiteraturaLivro. Criança. Cultura.LiteraturaO ato de ler deve ser compreendido primeiramente como uma forma de apropriação da própria cultura. A educação pensada como algo intencional foi primeiro concebida pelos gregos. No que diz respeito a concepção de Infância foi Rousseau quem primeiro defendeu as suas especificidades. Platão denominou de formação o ato de educar. Na pólis através da construção do cidadão pensava-se conseguir a estruturação do Estado ideal. Dentre os pressupostos da paideia grega estava o entendimento da formação do ser através dos valores éticos e políticos. A escola tem fundamental importância no que diz respeito a esta função, isto considerando o seu papel no sentido de garantir a transmissão do conhecimento permeando as gerações visando assim a manutenção da cultura. Vivemos atualmente na era digital, assim, constitui um desafio fomentar nas crianças o gosto pela leitura, considerando o livro, mais especificamente o livro impresso como uma ferramenta cultural.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõesde Lima, Marieli Paim2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-194Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-1941984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160/2934Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3160Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
title O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
spellingShingle O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
de Lima, Marieli Paim
Educação; Literatura
Livro. Criança. Cultura.
Literatura
title_short O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
title_full O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
title_fullStr O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
title_full_unstemmed O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
title_sort O DESAFIO DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA EM CRIANÇAS PEQUENAS
author de Lima, Marieli Paim
author_facet de Lima, Marieli Paim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Marieli Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Literatura
Livro. Criança. Cultura.
Literatura
topic Educação; Literatura
Livro. Criança. Cultura.
Literatura
description O ato de ler deve ser compreendido primeiramente como uma forma de apropriação da própria cultura. A educação pensada como algo intencional foi primeiro concebida pelos gregos. No que diz respeito a concepção de Infância foi Rousseau quem primeiro defendeu as suas especificidades. Platão denominou de formação o ato de educar. Na pólis através da construção do cidadão pensava-se conseguir a estruturação do Estado ideal. Dentre os pressupostos da paideia grega estava o entendimento da formação do ser através dos valores éticos e políticos. A escola tem fundamental importância no que diz respeito a esta função, isto considerando o seu papel no sentido de garantir a transmissão do conhecimento permeando as gerações visando assim a manutenção da cultura. Vivemos atualmente na era digital, assim, constitui um desafio fomentar nas crianças o gosto pela leitura, considerando o livro, mais especificamente o livro impresso como uma ferramenta cultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3160/2934
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-194
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 184-194
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565830275072