CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Culturais |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/38 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o fenômeno do constitucionalismo intercultural sob o prisma das diversas acepções de cultura bem como estabelece uma investigação histórica do fenômeno educacional como propulsor da promoção da diversidade. Nesse sentido, busca-se compreender a historicidade dos processos sociopolíticos e os fatores materiais que embasam as relações entre diversidade, educação, cultura e sustentabilidade na vigente sistemática constitucional. Analisa-se, em um primeiro momento, as ideias de educação, diversidade e democracia, considerado o enfrentamento dos abusos estatais contra coletividades e minorias. Por fim, tendo em vista o histórico das preocupações ambientais, discute-se a relação entre ethos, paideia e constitucionalismo. |
id |
URI-3_6b8b7122283caa8086d11438319c470f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/38 |
network_acronym_str |
URI-3 |
network_name_str |
Revista Direitos Culturais |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADEDireitos CulturaisEducaçãoEcologiaDiversidadeConstitucionalismo CulturalO presente trabalho analisa o fenômeno do constitucionalismo intercultural sob o prisma das diversas acepções de cultura bem como estabelece uma investigação histórica do fenômeno educacional como propulsor da promoção da diversidade. Nesse sentido, busca-se compreender a historicidade dos processos sociopolíticos e os fatores materiais que embasam as relações entre diversidade, educação, cultura e sustentabilidade na vigente sistemática constitucional. Analisa-se, em um primeiro momento, as ideias de educação, diversidade e democracia, considerado o enfrentamento dos abusos estatais contra coletividades e minorias. Por fim, tendo em vista o histórico das preocupações ambientais, discute-se a relação entre ethos, paideia e constitucionalismo. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/3810.20912/rdc.v16i39.38Revista Direitos Culturais; v. 16 n. 39 (2021); 159-1762177-14991980-7805reponame:Revista Direitos Culturaisinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/38/245Copyright (c) 2021 Rhuan Filipe Montenegro dos Reis, Marcelo Rodrigues dos Reishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Reis, Rhuan Filipe Montenegro dos Reis, Marcelo Rodrigues dos2021-09-09T14:24:50Zoai:ojs2.san.uri.br:article/38Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/PUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/oaifabiocesarjunges@san.uri.br || thamicovatti@san.uri.br2177-14991980-7805opendoar:2021-09-09T14:24:50Revista Direitos Culturais - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE |
title |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE |
spellingShingle |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE Reis, Rhuan Filipe Montenegro dos Direitos Culturais Educação Ecologia Diversidade Constitucionalismo Cultural |
title_short |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE |
title_full |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE |
title_fullStr |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE |
title_sort |
CONSTITUCIONALISMO, HISTORIOGRAFIA E INTERCULTURALIDADE: ANÁLISES DAS ROTAS NORMATIVAS PARA PROMOÇÃO DA (BIO)DIVERSIDADE |
author |
Reis, Rhuan Filipe Montenegro dos |
author_facet |
Reis, Rhuan Filipe Montenegro dos Reis, Marcelo Rodrigues dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Marcelo Rodrigues dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Rhuan Filipe Montenegro dos Reis, Marcelo Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos Culturais Educação Ecologia Diversidade Constitucionalismo Cultural |
topic |
Direitos Culturais Educação Ecologia Diversidade Constitucionalismo Cultural |
description |
O presente trabalho analisa o fenômeno do constitucionalismo intercultural sob o prisma das diversas acepções de cultura bem como estabelece uma investigação histórica do fenômeno educacional como propulsor da promoção da diversidade. Nesse sentido, busca-se compreender a historicidade dos processos sociopolíticos e os fatores materiais que embasam as relações entre diversidade, educação, cultura e sustentabilidade na vigente sistemática constitucional. Analisa-se, em um primeiro momento, as ideias de educação, diversidade e democracia, considerado o enfrentamento dos abusos estatais contra coletividades e minorias. Por fim, tendo em vista o histórico das preocupações ambientais, discute-se a relação entre ethos, paideia e constitucionalismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/38 10.20912/rdc.v16i39.38 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/38 |
identifier_str_mv |
10.20912/rdc.v16i39.38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/38/245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rhuan Filipe Montenegro dos Reis, Marcelo Rodrigues dos Reis https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rhuan Filipe Montenegro dos Reis, Marcelo Rodrigues dos Reis https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Direitos Culturais; v. 16 n. 39 (2021); 159-176 2177-1499 1980-7805 reponame:Revista Direitos Culturais instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Direitos Culturais |
collection |
Revista Direitos Culturais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direitos Culturais - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiocesarjunges@san.uri.br || thamicovatti@san.uri.br |
_version_ |
1754643401399074816 |