ÁGUA COMO BEM COMUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Borges, Gustavo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Filó, Maurício da Cunha Savino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Culturais
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/140
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é o de estudar a água como bem comum, enquanto elemento essencial para a vida humana. O problema de pesquisa resume-se na pergunta: “a água deve ser enquadrada como um bem comum, fora das nas categorias jurídicas tradicionais de público e privado”? A pesquisa se desenvolveu em três capítulos: no primeiro explicou-se a concepção de bem público na ordem jurídica brasileira; no segundo, verificou-se o tratamento jurídico destinado a água no direito internacional; no terceiro capítulo de desenvolvimento, pensou-se na água enquanto um bem comum. A pesquisa se desenvolveu por meio de um método de abordagem dedutivo, um método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica documental, quando foram verificados livros, artigos jurídicos em revistas especializadas, normas constitucionais e infraconstitucionais, brasileiras e internacionais. Em linhas gerais, conclui-se pela necessidade vital de se repensar a água foram das categorias dos bens tradicionais como bem comum.
id URI-3_daf8f941b3924cc5e3d776ccc9223e60
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/140
network_acronym_str URI-3
network_name_str Revista Direitos Culturais
repository_id_str
spelling ÁGUA COMO BEM COMUMáguabens comunsdireitos humanosO objetivo geral deste trabalho é o de estudar a água como bem comum, enquanto elemento essencial para a vida humana. O problema de pesquisa resume-se na pergunta: “a água deve ser enquadrada como um bem comum, fora das nas categorias jurídicas tradicionais de público e privado”? A pesquisa se desenvolveu em três capítulos: no primeiro explicou-se a concepção de bem público na ordem jurídica brasileira; no segundo, verificou-se o tratamento jurídico destinado a água no direito internacional; no terceiro capítulo de desenvolvimento, pensou-se na água enquanto um bem comum. A pesquisa se desenvolveu por meio de um método de abordagem dedutivo, um método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica documental, quando foram verificados livros, artigos jurídicos em revistas especializadas, normas constitucionais e infraconstitucionais, brasileiras e internacionais. Em linhas gerais, conclui-se pela necessidade vital de se repensar a água foram das categorias dos bens tradicionais como bem comum.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/14010.20912/rdc.v16i38.140Revista Direitos Culturais; v. 16 n. 38 (2021); 87-1092177-14991980-7805reponame:Revista Direitos Culturaisinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/140/155Copyright (c) 2021 Gustavo Silveira Borges, Maurício da Cunha Savino Filóhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira Borges, GustavoFiló, Maurício da Cunha Savino2021-05-16T22:02:17Zoai:ojs2.san.uri.br:article/140Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/PUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/oaifabiocesarjunges@san.uri.br || thamicovatti@san.uri.br2177-14991980-7805opendoar:2021-05-16T22:02:17Revista Direitos Culturais - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ÁGUA COMO BEM COMUM
title ÁGUA COMO BEM COMUM
spellingShingle ÁGUA COMO BEM COMUM
Silveira Borges, Gustavo
água
bens comuns
direitos humanos
title_short ÁGUA COMO BEM COMUM
title_full ÁGUA COMO BEM COMUM
title_fullStr ÁGUA COMO BEM COMUM
title_full_unstemmed ÁGUA COMO BEM COMUM
title_sort ÁGUA COMO BEM COMUM
author Silveira Borges, Gustavo
author_facet Silveira Borges, Gustavo
Filó, Maurício da Cunha Savino
author_role author
author2 Filó, Maurício da Cunha Savino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira Borges, Gustavo
Filó, Maurício da Cunha Savino
dc.subject.por.fl_str_mv água
bens comuns
direitos humanos
topic água
bens comuns
direitos humanos
description O objetivo geral deste trabalho é o de estudar a água como bem comum, enquanto elemento essencial para a vida humana. O problema de pesquisa resume-se na pergunta: “a água deve ser enquadrada como um bem comum, fora das nas categorias jurídicas tradicionais de público e privado”? A pesquisa se desenvolveu em três capítulos: no primeiro explicou-se a concepção de bem público na ordem jurídica brasileira; no segundo, verificou-se o tratamento jurídico destinado a água no direito internacional; no terceiro capítulo de desenvolvimento, pensou-se na água enquanto um bem comum. A pesquisa se desenvolveu por meio de um método de abordagem dedutivo, um método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica documental, quando foram verificados livros, artigos jurídicos em revistas especializadas, normas constitucionais e infraconstitucionais, brasileiras e internacionais. Em linhas gerais, conclui-se pela necessidade vital de se repensar a água foram das categorias dos bens tradicionais como bem comum.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/140
10.20912/rdc.v16i38.140
url https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/140
identifier_str_mv 10.20912/rdc.v16i38.140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/140/155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Gustavo Silveira Borges, Maurício da Cunha Savino Filó
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Gustavo Silveira Borges, Maurício da Cunha Savino Filó
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Culturais; v. 16 n. 38 (2021); 87-109
2177-1499
1980-7805
reponame:Revista Direitos Culturais
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Direitos Culturais
collection Revista Direitos Culturais
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Culturais - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv fabiocesarjunges@san.uri.br || thamicovatti@san.uri.br
_version_ 1754643401414803456