UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS DE PESQUISAS NAS QUAIS SCIENTIFIC LITERACY É UMA NOÇÃO CENTRAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos Cunha, Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/690
Resumo: No Brasil, o tema scientific literacy começou a aparecer nas pesquisas em educação científica nos anos 1990. Desde então, duas expressões relacionadas a esse conceito são utilizadas em português: alfabetização científica, a mais utilizada; e letramento científico, que aparece em um número crescente de trabalhos nos últimos anos. Este artigo apresenta uma análise quantitativa de pesquisas brasileiras publicadas em português entre 2000 e 2019, para as quais scientific literacy é uma noção central. Para isso, foram utilizadas quatro bases de dados: Scopus, Web of Science, EBSCO e Google Scholar. Através da leitura de títulos, resumos e palavras-chave de dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos completos publicados em anais de congressos e trabalhos publicados em periódicos, a análise visou observar se estavam explícitos nesses campos as disciplinas e etapas de ensino que foram estudadas, o tema educacional focalizado no estudo e o tipo de abordagem de ensino de ciências. Os resultados mostram que ambos os grupos incorporam contribuições da divulgação científica e do movimento CTS e as disciplinas que mais aparecem são biologia e química. Entre os trabalhos sobre letramento científico, há bem mais estudos envolvendo o ensino superior e também se destacam as abordagens envolvendo questões de linguagem.
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