FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires Campos, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paganini Covre, Ediane, Andreão Cora, Renato, Freire, Luis Felipe, Xavier Araujo, Thays
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804
Resumo: O trabalho apresenta uma formação continuada de professores desenvolvida por meio de uma aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, com vistas a debater sobre as potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal, analisando seu condão de proporcionar uma interação com o ambiente e possibilitar um desenvolvimento criativo do processo ensino-aprendizagem em diálogo com os espaços formais de educação. Além de uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foram considerados valores, percepções e atitudes dos participantes durante sua relação com o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de observação sistemática, diário de campo, entrevista aberta e gravações de áudio. A abordagem dos dados ocorreu a partir das categorias de análise, conforme Bardin (2011). Participaram da ação pedagógica 16 professores em formação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFES. Como resultado ficou evidente a relevância das aulas de campo para a abordagem de temas socioambientais e a possibilidade de novas formas de abordagem dos tópicos de ciências e geociências.
id URI-5_52be1475e445349415501b6f5bf8b8e0
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/804
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ESAula de campoFloresta Nacional de PacotubaIntervenção pedagógicaEspaços de educação não formalFormação continuada de professoresO trabalho apresenta uma formação continuada de professores desenvolvida por meio de uma aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, com vistas a debater sobre as potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal, analisando seu condão de proporcionar uma interação com o ambiente e possibilitar um desenvolvimento criativo do processo ensino-aprendizagem em diálogo com os espaços formais de educação. Além de uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foram considerados valores, percepções e atitudes dos participantes durante sua relação com o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de observação sistemática, diário de campo, entrevista aberta e gravações de áudio. A abordagem dos dados ocorreu a partir das categorias de análise, conforme Bardin (2011). Participaram da ação pedagógica 16 professores em formação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFES. Como resultado ficou evidente a relevância das aulas de campo para a abordagem de temas socioambientais e a possibilidade de novas formas de abordagem dos tópicos de ciências e geociências.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/80410.31512/encitec.v12i2.804Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 84-1002237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804/397Copyright (c) 2022 Carlos Roberto Pires Campos, Ediane Paganini Covre, Renato Andreão Cora, Luis Felipe Freire, Thays Xavier Araujohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires Campos, Carlos Roberto Paganini Covre, Ediane Andreão Cora, Renato Freire, Luis Felipe Xavier Araujo, Thays 2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/804Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
Pires Campos, Carlos Roberto
Aula de campo
Floresta Nacional de Pacotuba
Intervenção pedagógica
Espaços de educação não formal
Formação continuada de professores
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
author Pires Campos, Carlos Roberto
author_facet Pires Campos, Carlos Roberto
Paganini Covre, Ediane
Andreão Cora, Renato
Freire, Luis Felipe
Xavier Araujo, Thays
author_role author
author2 Paganini Covre, Ediane
Andreão Cora, Renato
Freire, Luis Felipe
Xavier Araujo, Thays
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires Campos, Carlos Roberto
Paganini Covre, Ediane
Andreão Cora, Renato
Freire, Luis Felipe
Xavier Araujo, Thays
dc.subject.por.fl_str_mv Aula de campo
Floresta Nacional de Pacotuba
Intervenção pedagógica
Espaços de educação não formal
Formação continuada de professores
topic Aula de campo
Floresta Nacional de Pacotuba
Intervenção pedagógica
Espaços de educação não formal
Formação continuada de professores
description O trabalho apresenta uma formação continuada de professores desenvolvida por meio de uma aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, com vistas a debater sobre as potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal, analisando seu condão de proporcionar uma interação com o ambiente e possibilitar um desenvolvimento criativo do processo ensino-aprendizagem em diálogo com os espaços formais de educação. Além de uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foram considerados valores, percepções e atitudes dos participantes durante sua relação com o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de observação sistemática, diário de campo, entrevista aberta e gravações de áudio. A abordagem dos dados ocorreu a partir das categorias de análise, conforme Bardin (2011). Participaram da ação pedagógica 16 professores em formação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFES. Como resultado ficou evidente a relevância das aulas de campo para a abordagem de temas socioambientais e a possibilidade de novas formas de abordagem dos tópicos de ciências e geociências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804
10.31512/encitec.v12i2.804
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i2.804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804/397
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 84-100
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333742112768