FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma formação continuada de professores desenvolvida por meio de uma aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, com vistas a debater sobre as potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal, analisando seu condão de proporcionar uma interação com o ambiente e possibilitar um desenvolvimento criativo do processo ensino-aprendizagem em diálogo com os espaços formais de educação. Além de uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foram considerados valores, percepções e atitudes dos participantes durante sua relação com o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de observação sistemática, diário de campo, entrevista aberta e gravações de áudio. A abordagem dos dados ocorreu a partir das categorias de análise, conforme Bardin (2011). Participaram da ação pedagógica 16 professores em formação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFES. Como resultado ficou evidente a relevância das aulas de campo para a abordagem de temas socioambientais e a possibilidade de novas formas de abordagem dos tópicos de ciências e geociências. |
id |
URI-5_52be1475e445349415501b6f5bf8b8e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/804 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ESAula de campoFloresta Nacional de PacotubaIntervenção pedagógicaEspaços de educação não formalFormação continuada de professoresO trabalho apresenta uma formação continuada de professores desenvolvida por meio de uma aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, com vistas a debater sobre as potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal, analisando seu condão de proporcionar uma interação com o ambiente e possibilitar um desenvolvimento criativo do processo ensino-aprendizagem em diálogo com os espaços formais de educação. Além de uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foram considerados valores, percepções e atitudes dos participantes durante sua relação com o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de observação sistemática, diário de campo, entrevista aberta e gravações de áudio. A abordagem dos dados ocorreu a partir das categorias de análise, conforme Bardin (2011). Participaram da ação pedagógica 16 professores em formação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFES. Como resultado ficou evidente a relevância das aulas de campo para a abordagem de temas socioambientais e a possibilidade de novas formas de abordagem dos tópicos de ciências e geociências.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/80410.31512/encitec.v12i2.804Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 84-1002237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804/397Copyright (c) 2022 Carlos Roberto Pires Campos, Ediane Paganini Covre, Renato Andreão Cora, Luis Felipe Freire, Thays Xavier Araujohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires Campos, Carlos Roberto Paganini Covre, Ediane Andreão Cora, Renato Freire, Luis Felipe Xavier Araujo, Thays 2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/804Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES Pires Campos, Carlos Roberto Aula de campo Floresta Nacional de Pacotuba Intervenção pedagógica Espaços de educação não formal Formação continuada de professores |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA-ES |
author |
Pires Campos, Carlos Roberto |
author_facet |
Pires Campos, Carlos Roberto Paganini Covre, Ediane Andreão Cora, Renato Freire, Luis Felipe Xavier Araujo, Thays |
author_role |
author |
author2 |
Paganini Covre, Ediane Andreão Cora, Renato Freire, Luis Felipe Xavier Araujo, Thays |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires Campos, Carlos Roberto Paganini Covre, Ediane Andreão Cora, Renato Freire, Luis Felipe Xavier Araujo, Thays |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula de campo Floresta Nacional de Pacotuba Intervenção pedagógica Espaços de educação não formal Formação continuada de professores |
topic |
Aula de campo Floresta Nacional de Pacotuba Intervenção pedagógica Espaços de educação não formal Formação continuada de professores |
description |
O trabalho apresenta uma formação continuada de professores desenvolvida por meio de uma aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba, ES, com vistas a debater sobre as potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal, analisando seu condão de proporcionar uma interação com o ambiente e possibilitar um desenvolvimento criativo do processo ensino-aprendizagem em diálogo com os espaços formais de educação. Além de uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foram considerados valores, percepções e atitudes dos participantes durante sua relação com o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de observação sistemática, diário de campo, entrevista aberta e gravações de áudio. A abordagem dos dados ocorreu a partir das categorias de análise, conforme Bardin (2011). Participaram da ação pedagógica 16 professores em formação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFES. Como resultado ficou evidente a relevância das aulas de campo para a abordagem de temas socioambientais e a possibilidade de novas formas de abordagem dos tópicos de ciências e geociências. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804 10.31512/encitec.v12i2.804 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i2.804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/804/397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 84-100 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333742112768 |