O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39 |
Resumo: | Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado. |
id |
URI-5_bf22ba5cb13ac0e4016ae8274915f5da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/39 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICAnúmeros complexosensinoconhecimento prévioengenharia Elétricaobjeto de aprendizagem Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/3910.31512/encitec.v13i1.39Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 124-1372237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39/556Copyright (c) 2023 Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Regis Alexandre Lahm, Lori Vialihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScott Puhl, CassianoJacintho Müller, Thaísa Alexandre Lahm, Regis Viali, Lori 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/39Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
title |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
spellingShingle |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA Scott Puhl, Cassiano números complexos ensino conhecimento prévio engenharia Elétrica objeto de aprendizagem |
title_short |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
title_full |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
title_fullStr |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
title_sort |
O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
author |
Scott Puhl, Cassiano |
author_facet |
Scott Puhl, Cassiano Jacintho Müller, Thaísa Alexandre Lahm, Regis Viali, Lori |
author_role |
author |
author2 |
Jacintho Müller, Thaísa Alexandre Lahm, Regis Viali, Lori |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scott Puhl, Cassiano Jacintho Müller, Thaísa Alexandre Lahm, Regis Viali, Lori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
números complexos ensino conhecimento prévio engenharia Elétrica objeto de aprendizagem |
topic |
números complexos ensino conhecimento prévio engenharia Elétrica objeto de aprendizagem |
description |
Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39 10.31512/encitec.v13i1.39 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i1.39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39/556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 124-137 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333082558464 |