O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scott Puhl, Cassiano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jacintho Müller, Thaísa, Alexandre Lahm, Regis, Viali, Lori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39
Resumo:   Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado.
id URI-5_bf22ba5cb13ac0e4016ae8274915f5da
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/39
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICAnúmeros complexosensinoconhecimento prévioengenharia Elétricaobjeto de aprendizagem  Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/3910.31512/encitec.v13i1.39Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 124-1372237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39/556Copyright (c) 2023 Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Regis Alexandre Lahm, Lori Vialihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScott Puhl, CassianoJacintho Müller, Thaísa Alexandre Lahm, Regis Viali, Lori 2023-04-28T21:24:29Zoai:ojs2.san.uri.br:article/39Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-04-28T21:24:29Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
title O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
spellingShingle O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Scott Puhl, Cassiano
números complexos
ensino
conhecimento prévio
engenharia Elétrica
objeto de aprendizagem
title_short O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
title_full O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
title_fullStr O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
title_full_unstemmed O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
title_sort O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
author Scott Puhl, Cassiano
author_facet Scott Puhl, Cassiano
Jacintho Müller, Thaísa
Alexandre Lahm, Regis
Viali, Lori
author_role author
author2 Jacintho Müller, Thaísa
Alexandre Lahm, Regis
Viali, Lori
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scott Puhl, Cassiano
Jacintho Müller, Thaísa
Alexandre Lahm, Regis
Viali, Lori
dc.subject.por.fl_str_mv números complexos
ensino
conhecimento prévio
engenharia Elétrica
objeto de aprendizagem
topic números complexos
ensino
conhecimento prévio
engenharia Elétrica
objeto de aprendizagem
description   Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39
10.31512/encitec.v13i1.39
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i1.39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/39/556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 1 (2023); 124-137
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333082558464