INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616 |
Resumo: | A educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo. |
id |
URI-5_cfceea52dfe6febaec6d5d71280dd57a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/616 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEducação ProfissionalEstágio SupervisionadoEixo SaúdeA educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/61610.31512/encitec.v13i3.616Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 482-4902237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616/691Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Silva, Tamara Alves Dionor, Grégory Martins, Liziane 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/616Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Guimarães Silva, Tamara Educação Profissional Estágio Supervisionado Eixo Saúde |
title_short |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Guimarães Silva, Tamara |
author_facet |
Guimarães Silva, Tamara Alves Dionor, Grégory Martins, Liziane |
author_role |
author |
author2 |
Alves Dionor, Grégory Martins, Liziane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Silva, Tamara Alves Dionor, Grégory Martins, Liziane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Estágio Supervisionado Eixo Saúde |
topic |
Educação Profissional Estágio Supervisionado Eixo Saúde |
description |
A educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616 10.31512/encitec.v13i3.616 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616/691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 482-490 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333123452928 |