TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias de Vasconcelos, Simão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcante Lima, Kênio Erithon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385
Resumo: Atividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências.
id URI-5_eabad200d323be22fc0590920677b78f
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/385
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de Ciênciasexperimentaçãoensino fundamentalAtividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38510.31512/encitec.v11i1.385Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 120-1372237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385/200Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias de Vasconcelos, SimãoCavalcante Lima, Kênio Erithon 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/385Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Dias de Vasconcelos, Simão
Ensino de Ciências
experimentação
ensino fundamental
title_short TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Dias de Vasconcelos, Simão
author_facet Dias de Vasconcelos, Simão
Cavalcante Lima, Kênio Erithon
author_role author
author2 Cavalcante Lima, Kênio Erithon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias de Vasconcelos, Simão
Cavalcante Lima, Kênio Erithon
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
experimentação
ensino fundamental
topic Ensino de Ciências
experimentação
ensino fundamental
description Atividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385
10.31512/encitec.v11i1.385
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385/200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 120-137
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333650886656