TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385 |
Resumo: | Atividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências. |
id |
URI-5_eabad200d323be22fc0590920677b78f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/385 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de Ciênciasexperimentaçãoensino fundamentalAtividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/38510.31512/encitec.v11i1.385Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 120-1372237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385/200Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias de Vasconcelos, SimãoCavalcante Lima, Kênio Erithon 2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/385Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Dias de Vasconcelos, Simão Ensino de Ciências experimentação ensino fundamental |
title_short |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Dias de Vasconcelos, Simão |
author_facet |
Dias de Vasconcelos, Simão Cavalcante Lima, Kênio Erithon |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante Lima, Kênio Erithon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias de Vasconcelos, Simão Cavalcante Lima, Kênio Erithon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências experimentação ensino fundamental |
topic |
Ensino de Ciências experimentação ensino fundamental |
description |
Atividades práticas descritas como experimentos em livros e sites didáticos de Ciências frequentemente possuem um papel demonstrativo, pois não operacionalizam procedimentos metodológicos associados a um experimento per se. Neste artigo, nós discutimos a terminologia e a metodologia intrínseca a um experimento didático tendo como ponto de partida atividades frequentemente expostas em livros e sites didáticos, exemplificando situações em que atividades assumem caráter estritamente demonstrativo e/ou observacional. Apontamos diferenças contextuais e metodológicas entre diferentes procedimentos associados à prática investigativa e discutimos as implicações para o processo de aprendizagem. Por meio de exemplos associados ao ensino de conteúdos de Física, Química e Biologia, sugerimos caminhos para que atividades de demonstração possam assumir um caráter desafiador e de maior complexidade para o aprofundamento da aprendizagem. Por fim, discutimos implicações de mudanças conceituais e metodológicas nas atividades para o ensino das Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385 10.31512/encitec.v11i1.385 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i1.385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/385/200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 120-137 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333650886656 |