VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas Dos Santos, Harley
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bueno Lucas, Lucken, Trevisan Sanzovo, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/553
Resumo: Neste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Área de Ensino que versou sobre a produção de um vídeo educacional voltado para o ensino do conteúdo Estações do Ano, no âmbito da disciplina de Ciências, anos finais do Ensino Fundamental. A proposta conjugou a demanda de materiais didáticos em Astronomia e a utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Por isso, o vídeo em questão foi pensado a partir do Modelo TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge. O material produzido foi analisado por cinco professores de Ciências mediante um roteiro de questões. Os dados, organizados em categorias de análise, mostraram que embora sejam necessárias adequações contextuais, os professores indicaram a pertinência pedagógica do vídeo em decorrência da disposição do conteúdo nele disposto e da abordagem didática utilizada que podem motivar e favorecer a interação dos alunos na compreensão das Estações do Ano.
id URI-5_f8dabc6dfc78c914bea74a3abcbecc36
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/553
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGEEnsino de AstronomiaEstações do AnoTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Vídeo educacionalNeste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Área de Ensino que versou sobre a produção de um vídeo educacional voltado para o ensino do conteúdo Estações do Ano, no âmbito da disciplina de Ciências, anos finais do Ensino Fundamental. A proposta conjugou a demanda de materiais didáticos em Astronomia e a utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Por isso, o vídeo em questão foi pensado a partir do Modelo TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge. O material produzido foi analisado por cinco professores de Ciências mediante um roteiro de questões. Os dados, organizados em categorias de análise, mostraram que embora sejam necessárias adequações contextuais, os professores indicaram a pertinência pedagógica do vídeo em decorrência da disposição do conteúdo nele disposto e da abordagem didática utilizada que podem motivar e favorecer a interação dos alunos na compreensão das Estações do Ano.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/55310.31512/encitec.v11i3.553Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 42-612237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/553/286Copyright (c) 2021 Harley Lucas Dos Santos, Lucken Bueno Lucashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucas Dos Santos, Harley Bueno Lucas, Lucken Trevisan Sanzovo, Daniel 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/553Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
title VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
spellingShingle VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
Lucas Dos Santos, Harley
Ensino de Astronomia
Estações do Ano
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Vídeo educacional
title_short VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
title_full VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
title_fullStr VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
title_full_unstemmed VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
title_sort VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO A PARTIR DO MODELO TPACK – TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
author Lucas Dos Santos, Harley
author_facet Lucas Dos Santos, Harley
Bueno Lucas, Lucken
Trevisan Sanzovo, Daniel
author_role author
author2 Bueno Lucas, Lucken
Trevisan Sanzovo, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas Dos Santos, Harley
Bueno Lucas, Lucken
Trevisan Sanzovo, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia
Estações do Ano
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Vídeo educacional
topic Ensino de Astronomia
Estações do Ano
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Vídeo educacional
description Neste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Área de Ensino que versou sobre a produção de um vídeo educacional voltado para o ensino do conteúdo Estações do Ano, no âmbito da disciplina de Ciências, anos finais do Ensino Fundamental. A proposta conjugou a demanda de materiais didáticos em Astronomia e a utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). Por isso, o vídeo em questão foi pensado a partir do Modelo TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge. O material produzido foi analisado por cinco professores de Ciências mediante um roteiro de questões. Os dados, organizados em categorias de análise, mostraram que embora sejam necessárias adequações contextuais, os professores indicaram a pertinência pedagógica do vídeo em decorrência da disposição do conteúdo nele disposto e da abordagem didática utilizada que podem motivar e favorecer a interação dos alunos na compreensão das Estações do Ano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/553
10.31512/encitec.v11i3.553
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/553
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/553/286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Harley Lucas Dos Santos, Lucken Bueno Lucas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Harley Lucas Dos Santos, Lucken Bueno Lucas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 42-61
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333691781120