Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alexandre Mendes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: PEREIRA, Raquel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792
Resumo: Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível.
id USCS-1_0f6c146e0bc9b3b4648a52ca8c682516
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/792
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAvaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior2012-012016-07-09T10:44:55Z2016-07-09T10:44:55ZEste estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-08T18:42:11Z No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-09T10:44:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-09T10:44:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-09T10:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5) Previous issue date: 2012-01Qualidade de serviçosEnsino superiorEnsino de administraçãoServperfhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792DMD_hdl_123456789/792SILVA, Alexandre Mendes; PEREIRA, Raquel da Silva. Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior (IES). Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 119-154, jan./mar. 2012.SILVA, Alexandre MendesPEREIRA, Raquel da Silvaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess100-126-1-SM.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/792/2/100-126-1-SM.pdfapplication/pdf438311http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/792/2/100-126-1-SM.pdf6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352MD5123456789_792_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/792Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:18.044Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
title Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
spellingShingle Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
SILVA, Alexandre Mendes
Qualidade de serviços
Ensino superior
Ensino de administração
Servperf
title_short Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
title_full Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
title_fullStr Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
title_sort Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
author SILVA, Alexandre Mendes
author_facet SILVA, Alexandre Mendes
PEREIRA, Raquel da Silva
author_role author
author2 PEREIRA, Raquel da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Alexandre Mendes
PEREIRA, Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de serviços
Ensino superior
Ensino de administração
Servperf
topic Qualidade de serviços
Ensino superior
Ensino de administração
Servperf
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível.
description Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-09T10:44:55Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-09T10:44:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792
DMD_hdl_123456789/792
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alexandre Mendes; PEREIRA, Raquel da Silva. Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior (IES). Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 119-154, jan./mar. 2012.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/792
SILVA, Alexandre Mendes; PEREIRA, Raquel da Silva. Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior (IES). Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 119-154, jan./mar. 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959323480064