Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792 |
Resumo: | Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível. |
id |
USCS-1_0f6c146e0bc9b3b4648a52ca8c682516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/792 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAvaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior2012-012016-07-09T10:44:55Z2016-07-09T10:44:55ZEste estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível.Submitted by João Ribeiro (joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-08T18:42:11Z No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-09T10:44:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-07-09T10:44:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-09T10:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 100-126-1-SM.pdf: 438311 bytes, checksum: 6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352 (MD5) Previous issue date: 2012-01Qualidade de serviçosEnsino superiorEnsino de administraçãoServperfhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792DMD_hdl_123456789/792SILVA, Alexandre Mendes; PEREIRA, Raquel da Silva. Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior (IES). Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 119-154, jan./mar. 2012.SILVA, Alexandre MendesPEREIRA, Raquel da Silvaporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess100-126-1-SM.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/792/2/100-126-1-SM.pdfapplication/pdf438311http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/792/2/100-126-1-SM.pdf6a7bc13c03ee4e7e875c342a8a75e352MD5123456789_792_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/792Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:18.044Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior |
title |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior SILVA, Alexandre Mendes Qualidade de serviços Ensino superior Ensino de administração Servperf |
title_short |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior |
title_full |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior |
title_sort |
Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior |
author |
SILVA, Alexandre Mendes |
author_facet |
SILVA, Alexandre Mendes PEREIRA, Raquel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Raquel da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Alexandre Mendes PEREIRA, Raquel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de serviços Ensino superior Ensino de administração Servperf |
topic |
Qualidade de serviços Ensino superior Ensino de administração Servperf |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível. |
description |
Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de verificar a qualidade de cursos superiores de Administração e de Gestão, à luz do artigo 4º, da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, onde o Ministério da Educação (MEC) lista as competências definidas para a formação de administradores. Desenvolveu-se uma escala de avaliação com base na qualidade percebida pelos estudantes, lastreada na resolução supracitada, e realizou-se um levantamento tipo survey, totalizando 629 respondentes, com alunos dos cursos de Administração e de Gestão de uma instituição de ensino superior (IES) de grande porte, localizada no município de São Paulo. Os resultados mostram que as competências exigidas pelo MEC para o curso de Administração não são percebidas integralmente junto aos estudantes por meio dos serviços educacionais oferecidos pela IES, pois as pontuações ficaram abaixo do score máximo possível. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-09T10:44:55Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-09T10:44:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792 DMD_hdl_123456789/792 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Alexandre Mendes; PEREIRA, Raquel da Silva. Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior (IES). Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 119-154, jan./mar. 2012. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/792 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/792 SILVA, Alexandre Mendes; PEREIRA, Raquel da Silva. Avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados por uma instituição de ensino superior (IES). Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 119-154, jan./mar. 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950959323480064 |