Influência do poder coercivo em redes de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Carlos Alberto Chagas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: GASPAR, Marcos Antonio, FARINA, Milton Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/977
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar a existência do poder coercivo nas relações desenvolvidas por grandes bancos junto às redes de empresas e organizações constituídas em função de estratégias de ações ecoeficientes, voltando-se a análise para as variáveis comprometimento com relacionamento, confiança e cooperação, conforme modelo de Hermans (2003). Conclui-se que há alto nível de poder coercivo exercido pelos bancos analisados junto aos seus parceiros. Porém, tal fenômeno exercido pelos bancos é considerado pelos seus gestores como orientações ou diretrizes estipuladas pelo elo forte da relação, ou seja, o banco. Na visão dos parceiros, este poder é claro e bem recebido, uma vez que não há rejeições das empresas analisadas. Quanto às variáveis de Hermans (2003), na visão dos gestores dos bancos e das empresas, a utilização do poder não diminui o comprometimento e nem a confiança existentes, e também não altera a cooperação entre os envolvidos na rede constituída.
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