O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riedo, Cássio Ricardo Fares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garcia, Marta Fernandes, Silva, Dirceu da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393
Resumo: UniversIDADE é um programa voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O programa desenvolve atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular. Este artigo apresenta um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que busca caracterizar o público do curso “A internet como instrumento de aprendizagem participativa: Cursos abertos e massivos online (MOOC)” oferecido no programa. Além disso, também serão apresentadas algumas reflexões sobre a modalidade MOOC. O curso foi oferecido por 3 semestres, do início de 2015 a 2016, com carga horária de 10 horas e 12 vagas em cada semestre. Foram inscritos 28 participantes para as 36 vagas oferecidas, dos quais 14 participaram espontaneamente desta pesquisa, respondendo um questionário semiestruturado enviado por e-mail. Os resultados sobre o perfil do grupo revelam que: 1)os participantes aprenderam a usar os aparelhos informáticos por si só ou com o auxílio de alguém próximo a eles; 2) usam o computador e o celular, principalmente em casa, para manter contato com conhecidos e buscar novos conhecimentos; 3)não apresentam dificuldades para ligar o computador e usar o mouse, 4)encontram dificuldade média para organizar e fazer downloads de arquivos; e 5)muita dificuldade para usar programas multimídia. A principal motivação para inscrição no curso foi “adquirir novos conhecimentos”, seguida de “perda do medo de usar computadores”, “ampliação de conhecimento sobre cursos online” e “interação com outros participantes”. 
id USCS-2_01d0e35195aaa53679783caea7e01ff4
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4393
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOCUniversIDADE é um programa voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O programa desenvolve atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular. Este artigo apresenta um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que busca caracterizar o público do curso “A internet como instrumento de aprendizagem participativa: Cursos abertos e massivos online (MOOC)” oferecido no programa. Além disso, também serão apresentadas algumas reflexões sobre a modalidade MOOC. O curso foi oferecido por 3 semestres, do início de 2015 a 2016, com carga horária de 10 horas e 12 vagas em cada semestre. Foram inscritos 28 participantes para as 36 vagas oferecidas, dos quais 14 participaram espontaneamente desta pesquisa, respondendo um questionário semiestruturado enviado por e-mail. Os resultados sobre o perfil do grupo revelam que: 1)os participantes aprenderam a usar os aparelhos informáticos por si só ou com o auxílio de alguém próximo a eles; 2) usam o computador e o celular, principalmente em casa, para manter contato com conhecidos e buscar novos conhecimentos; 3)não apresentam dificuldades para ligar o computador e usar o mouse, 4)encontram dificuldade média para organizar e fazer downloads de arquivos; e 5)muita dificuldade para usar programas multimídia. A principal motivação para inscrição no curso foi “adquirir novos conhecimentos”, seguida de “perda do medo de usar computadores”, “ampliação de conhecimento sobre cursos online” e “interação com outros participantes”. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/439310.13037/rea-e.vol2n3.4393Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393/2238Copyright (c) 2017 Cássio Ricardo Fares Riedo, Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRiedo, Cássio Ricardo FaresGarcia, Marta FernandesSilva, Dirceu da2022-10-04T19:04:45Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4393Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:45Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
title O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
spellingShingle O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
Riedo, Cássio Ricardo Fares
title_short O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
title_full O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
title_fullStr O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
title_full_unstemmed O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
title_sort O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
author Riedo, Cássio Ricardo Fares
author_facet Riedo, Cássio Ricardo Fares
Garcia, Marta Fernandes
Silva, Dirceu da
author_role author
author2 Garcia, Marta Fernandes
Silva, Dirceu da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riedo, Cássio Ricardo Fares
Garcia, Marta Fernandes
Silva, Dirceu da
description UniversIDADE é um programa voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O programa desenvolve atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular. Este artigo apresenta um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que busca caracterizar o público do curso “A internet como instrumento de aprendizagem participativa: Cursos abertos e massivos online (MOOC)” oferecido no programa. Além disso, também serão apresentadas algumas reflexões sobre a modalidade MOOC. O curso foi oferecido por 3 semestres, do início de 2015 a 2016, com carga horária de 10 horas e 12 vagas em cada semestre. Foram inscritos 28 participantes para as 36 vagas oferecidas, dos quais 14 participaram espontaneamente desta pesquisa, respondendo um questionário semiestruturado enviado por e-mail. Os resultados sobre o perfil do grupo revelam que: 1)os participantes aprenderam a usar os aparelhos informáticos por si só ou com o auxílio de alguém próximo a eles; 2) usam o computador e o celular, principalmente em casa, para manter contato com conhecidos e buscar novos conhecimentos; 3)não apresentam dificuldades para ligar o computador e usar o mouse, 4)encontram dificuldade média para organizar e fazer downloads de arquivos; e 5)muita dificuldade para usar programas multimídia. A principal motivação para inscrição no curso foi “adquirir novos conhecimentos”, seguida de “perda do medo de usar computadores”, “ampliação de conhecimento sobre cursos online” e “interação com outros participantes”. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393
10.13037/rea-e.vol2n3.4393
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol2n3.4393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393/2238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cássio Ricardo Fares Riedo, Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cássio Ricardo Fares Riedo, Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970497409024