O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393 |
Resumo: | UniversIDADE é um programa voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O programa desenvolve atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular. Este artigo apresenta um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que busca caracterizar o público do curso “A internet como instrumento de aprendizagem participativa: Cursos abertos e massivos online (MOOC)” oferecido no programa. Além disso, também serão apresentadas algumas reflexões sobre a modalidade MOOC. O curso foi oferecido por 3 semestres, do início de 2015 a 2016, com carga horária de 10 horas e 12 vagas em cada semestre. Foram inscritos 28 participantes para as 36 vagas oferecidas, dos quais 14 participaram espontaneamente desta pesquisa, respondendo um questionário semiestruturado enviado por e-mail. Os resultados sobre o perfil do grupo revelam que: 1)os participantes aprenderam a usar os aparelhos informáticos por si só ou com o auxílio de alguém próximo a eles; 2) usam o computador e o celular, principalmente em casa, para manter contato com conhecidos e buscar novos conhecimentos; 3)não apresentam dificuldades para ligar o computador e usar o mouse, 4)encontram dificuldade média para organizar e fazer downloads de arquivos; e 5)muita dificuldade para usar programas multimídia. A principal motivação para inscrição no curso foi “adquirir novos conhecimentos”, seguida de “perda do medo de usar computadores”, “ampliação de conhecimento sobre cursos online” e “interação com outros participantes”. |
id |
USCS-2_01d0e35195aaa53679783caea7e01ff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4393 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOCUniversIDADE é um programa voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O programa desenvolve atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular. Este artigo apresenta um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que busca caracterizar o público do curso “A internet como instrumento de aprendizagem participativa: Cursos abertos e massivos online (MOOC)” oferecido no programa. Além disso, também serão apresentadas algumas reflexões sobre a modalidade MOOC. O curso foi oferecido por 3 semestres, do início de 2015 a 2016, com carga horária de 10 horas e 12 vagas em cada semestre. Foram inscritos 28 participantes para as 36 vagas oferecidas, dos quais 14 participaram espontaneamente desta pesquisa, respondendo um questionário semiestruturado enviado por e-mail. Os resultados sobre o perfil do grupo revelam que: 1)os participantes aprenderam a usar os aparelhos informáticos por si só ou com o auxílio de alguém próximo a eles; 2) usam o computador e o celular, principalmente em casa, para manter contato com conhecidos e buscar novos conhecimentos; 3)não apresentam dificuldades para ligar o computador e usar o mouse, 4)encontram dificuldade média para organizar e fazer downloads de arquivos; e 5)muita dificuldade para usar programas multimídia. A principal motivação para inscrição no curso foi “adquirir novos conhecimentos”, seguida de “perda do medo de usar computadores”, “ampliação de conhecimento sobre cursos online” e “interação com outros participantes”. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/439310.13037/rea-e.vol2n3.4393Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393/2238Copyright (c) 2017 Cássio Ricardo Fares Riedo, Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRiedo, Cássio Ricardo FaresGarcia, Marta FernandesSilva, Dirceu da2022-10-04T19:04:45Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4393Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:45Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC |
title |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC |
spellingShingle |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC Riedo, Cássio Ricardo Fares |
title_short |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC |
title_full |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC |
title_fullStr |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC |
title_full_unstemmed |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC |
title_sort |
O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC |
author |
Riedo, Cássio Ricardo Fares |
author_facet |
Riedo, Cássio Ricardo Fares Garcia, Marta Fernandes Silva, Dirceu da |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Marta Fernandes Silva, Dirceu da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riedo, Cássio Ricardo Fares Garcia, Marta Fernandes Silva, Dirceu da |
description |
UniversIDADE é um programa voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O programa desenvolve atividades de extensão gratuita, vinculando a educação acadêmica à educação popular. Este artigo apresenta um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que busca caracterizar o público do curso “A internet como instrumento de aprendizagem participativa: Cursos abertos e massivos online (MOOC)” oferecido no programa. Além disso, também serão apresentadas algumas reflexões sobre a modalidade MOOC. O curso foi oferecido por 3 semestres, do início de 2015 a 2016, com carga horária de 10 horas e 12 vagas em cada semestre. Foram inscritos 28 participantes para as 36 vagas oferecidas, dos quais 14 participaram espontaneamente desta pesquisa, respondendo um questionário semiestruturado enviado por e-mail. Os resultados sobre o perfil do grupo revelam que: 1)os participantes aprenderam a usar os aparelhos informáticos por si só ou com o auxílio de alguém próximo a eles; 2) usam o computador e o celular, principalmente em casa, para manter contato com conhecidos e buscar novos conhecimentos; 3)não apresentam dificuldades para ligar o computador e usar o mouse, 4)encontram dificuldade média para organizar e fazer downloads de arquivos; e 5)muita dificuldade para usar programas multimídia. A principal motivação para inscrição no curso foi “adquirir novos conhecimentos”, seguida de “perda do medo de usar computadores”, “ampliação de conhecimento sobre cursos online” e “interação com outros participantes”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393 10.13037/rea-e.vol2n3.4393 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol2n3.4393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4393/2238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cássio Ricardo Fares Riedo, Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cássio Ricardo Fares Riedo, Marta Fernandes Garcia, Dirceu da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 2 n. 3 (2017) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970497409024 |