Os bebês e a brincadeira livre na creche: concepções e práticas - apontamento para as Políticas Públicas da Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria Ephigênia de A. C.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Garcia, Andréa Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4253
Resumo: O artigo relata uma pesquisa de observação com bebês de 1 a 2 anos de idade ea brincadeira livre na creche. O trabalho de observação foi desenvolvido em um Centro de Educação Infantil da rede pública da cidade de São Paulo, de fevereiro de 2013 a dezembro de 2014. Por meio do questionamento da liderança formal da creche sobre o brincar livre, buscou-se compreender os espaços, brinquedos e materiais à disposição dos bebês, concebidos como sujeitos criativos e em interação. Com metodologia de abordagem qualitativa, envolvendo estudo de caso único e investigação-ação, as concepções dos educadores em relação ao espaço, brinquedos, brincadeiras, papel do adulto na mediação foram se transformando a partir do apoio à liderança formal da escola. A formação continuada, o desenvolvimento profissional, a cultura docente e a cultura institucional se reorganizaram a partir de concepções e práticas favoráveis à autonomia dos bebês.
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