VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Download full: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013 |
Summary: | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um espaço de formação docente, com professores da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como objetivos ouvir o que dizem os docentes sobre suas experiências, saberes e práticas e discutir acerca de limites e possibilidades em desenvolver um trabalho conjunto e interdisciplinar na escola. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, elaborada por (Lefrève e Lefrève, 2005). A partir da análise do discurso, A prática interdisciplinar: limites e possibilidades, percebemos que os docentes estão em um processo de formação contínuo e promissor. Nesse sentido, há possibilidade em promover ações interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e corroborem para uma formação contínua dos professores. |
id |
USCS-2_d352b4f2bcdcec3b28de9722b3f3c171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5013 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAREste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um espaço de formação docente, com professores da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como objetivos ouvir o que dizem os docentes sobre suas experiências, saberes e práticas e discutir acerca de limites e possibilidades em desenvolver um trabalho conjunto e interdisciplinar na escola. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, elaborada por (Lefrève e Lefrève, 2005). A partir da análise do discurso, A prática interdisciplinar: limites e possibilidades, percebemos que os docentes estão em um processo de formação contínuo e promissor. Nesse sentido, há possibilidade em promover ações interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e corroborem para uma formação contínua dos professores.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/501310.13037/rea-e.vol3n5.5013Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 5 (2018)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013/2491Copyright (c) 2018 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Odair Nunes Soares, Elaine Corrêa Pereira, Celiane Costa Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPureza, Suvania Acosta de OliveiraSoares, Odair NunesPereira, Elaine CorrêaMachado, Celiane Costa2022-10-04T19:04:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5013Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:47Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
title |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
spellingShingle |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Pureza, Suvania Acosta de Oliveira |
title_short |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
title_full |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
title_fullStr |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
title_sort |
VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR |
author |
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira |
author_facet |
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira Soares, Odair Nunes Pereira, Elaine Corrêa Machado, Celiane Costa |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Odair Nunes Pereira, Elaine Corrêa Machado, Celiane Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira Soares, Odair Nunes Pereira, Elaine Corrêa Machado, Celiane Costa |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um espaço de formação docente, com professores da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como objetivos ouvir o que dizem os docentes sobre suas experiências, saberes e práticas e discutir acerca de limites e possibilidades em desenvolver um trabalho conjunto e interdisciplinar na escola. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, elaborada por (Lefrève e Lefrève, 2005). A partir da análise do discurso, A prática interdisciplinar: limites e possibilidades, percebemos que os docentes estão em um processo de formação contínuo e promissor. Nesse sentido, há possibilidade em promover ações interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e corroborem para uma formação contínua dos professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013 10.13037/rea-e.vol3n5.5013 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol3n5.5013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5013/2491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 3 n. 5 (2018) 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970525720576 |