ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabbag, Omar Jorge
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Teixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254
Resumo: The present study aimed to evaluate the Agronomic Engineering course at the Faculty of Engineering (FEIS), UNESP - Ilha Solteira Campus, through SWOT analysis. Methodologically, data were collected from the evaluation report of the State Board of Education, divided into six evaluative elements of teaching, and based on a qualitative analysis by intentional sampling. The SWOT technique was performed in Excel platform, containing 10 vectors corresponding to the strengths and weaknesses of the course, as well as six vectors corresponding to threats and opportunities. The results show a degree with development potential, aiming at continuous improvement. It is concluded that Agronomic Engineering presents opportunities that can mitigate threats, providing new paths for a course more suited to the new demands of society.
id USCS-2_d8fb23a78645b95c1843feb2042bbd6a
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9254
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASOensino superioravaliaçãoensino superiorgestãoplanejamento estratégicoThe present study aimed to evaluate the Agronomic Engineering course at the Faculty of Engineering (FEIS), UNESP - Ilha Solteira Campus, through SWOT analysis. Methodologically, data were collected from the evaluation report of the State Board of Education, divided into six evaluative elements of teaching, and based on a qualitative analysis by intentional sampling. The SWOT technique was performed in Excel platform, containing 10 vectors corresponding to the strengths and weaknesses of the course, as well as six vectors corresponding to threats and opportunities. The results show a degree with development potential, aiming at continuous improvement. It is concluded that Agronomic Engineering presents opportunities that can mitigate threats, providing new paths for a course more suited to the new demands of society.O estudo teve por objetivo efetuar a análise SWOT para identificar pontos de melhoria a partir de informações de um relatório de avaliação do curso. Metodologicamente, foi efetuada a análise SWOT a partir de informações de um relatório de avaliação do Conselho Estadual de Educação para o ano de 2015, dividido em seis elementos avaliativos de ensino e baseado em uma análise qualitativa por amostragem intencional. A técnica SWOT foi realizada em plataforma Excel, contendo 10 vetores correspondentes aos pontos fortes e fracos do curso, bem como seis vetores correspondentes às ameaças e oportunidades. Os resultados mostram uma graduação com potencial de desenvolvimento, visando à melhoria contínua. Conclui-se que a Engenharia Agronômica apresenta oportunidades que podem atenuar as ameaças, propiciando novos caminhos para um curso mais adequado às novas demandas da sociedade.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/925410.13037/rea-e.vol8.9254Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202392542525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254/4002Copyright (c) 2023 Omar Jorge Sabbag, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSabbag, Omar JorgeTeixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto2024-04-11T01:30:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9254Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
title ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
Sabbag, Omar Jorge
ensino superior
avaliação
ensino superior
gestão
planejamento estratégico
title_short ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
title_full ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
author Sabbag, Omar Jorge
author_facet Sabbag, Omar Jorge
Teixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto
author_role author
author2 Teixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabbag, Omar Jorge
Teixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
avaliação
ensino superior
gestão
planejamento estratégico
topic ensino superior
avaliação
ensino superior
gestão
planejamento estratégico
description The present study aimed to evaluate the Agronomic Engineering course at the Faculty of Engineering (FEIS), UNESP - Ilha Solteira Campus, through SWOT analysis. Methodologically, data were collected from the evaluation report of the State Board of Education, divided into six evaluative elements of teaching, and based on a qualitative analysis by intentional sampling. The SWOT technique was performed in Excel platform, containing 10 vectors corresponding to the strengths and weaknesses of the course, as well as six vectors corresponding to threats and opportunities. The results show a degree with development potential, aiming at continuous improvement. It is concluded that Agronomic Engineering presents opportunities that can mitigate threats, providing new paths for a course more suited to the new demands of society.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254
10.13037/rea-e.vol8.9254
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol8.9254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254/4002
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Omar Jorge Sabbag, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Omar Jorge Sabbag, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239254
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844970457563136