ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254 |
Resumo: | The present study aimed to evaluate the Agronomic Engineering course at the Faculty of Engineering (FEIS), UNESP - Ilha Solteira Campus, through SWOT analysis. Methodologically, data were collected from the evaluation report of the State Board of Education, divided into six evaluative elements of teaching, and based on a qualitative analysis by intentional sampling. The SWOT technique was performed in Excel platform, containing 10 vectors corresponding to the strengths and weaknesses of the course, as well as six vectors corresponding to threats and opportunities. The results show a degree with development potential, aiming at continuous improvement. It is concluded that Agronomic Engineering presents opportunities that can mitigate threats, providing new paths for a course more suited to the new demands of society. |
id |
USCS-2_d8fb23a78645b95c1843feb2042bbd6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9254 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASOensino superioravaliaçãoensino superiorgestãoplanejamento estratégicoThe present study aimed to evaluate the Agronomic Engineering course at the Faculty of Engineering (FEIS), UNESP - Ilha Solteira Campus, through SWOT analysis. Methodologically, data were collected from the evaluation report of the State Board of Education, divided into six evaluative elements of teaching, and based on a qualitative analysis by intentional sampling. The SWOT technique was performed in Excel platform, containing 10 vectors corresponding to the strengths and weaknesses of the course, as well as six vectors corresponding to threats and opportunities. The results show a degree with development potential, aiming at continuous improvement. It is concluded that Agronomic Engineering presents opportunities that can mitigate threats, providing new paths for a course more suited to the new demands of society.O estudo teve por objetivo efetuar a análise SWOT para identificar pontos de melhoria a partir de informações de um relatório de avaliação do curso. Metodologicamente, foi efetuada a análise SWOT a partir de informações de um relatório de avaliação do Conselho Estadual de Educação para o ano de 2015, dividido em seis elementos avaliativos de ensino e baseado em uma análise qualitativa por amostragem intencional. A técnica SWOT foi realizada em plataforma Excel, contendo 10 vetores correspondentes aos pontos fortes e fracos do curso, bem como seis vetores correspondentes às ameaças e oportunidades. Os resultados mostram uma graduação com potencial de desenvolvimento, visando à melhoria contínua. Conclui-se que a Engenharia Agronômica apresenta oportunidades que podem atenuar as ameaças, propiciando novos caminhos para um curso mais adequado às novas demandas da sociedade.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/925410.13037/rea-e.vol8.9254Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202392542525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254/4002Copyright (c) 2023 Omar Jorge Sabbag, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSabbag, Omar JorgeTeixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto2024-04-11T01:30:48Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9254Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:48Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO |
title |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO Sabbag, Omar Jorge ensino superior avaliação ensino superior gestão planejamento estratégico |
title_short |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Sabbag, Omar Jorge |
author_facet |
Sabbag, Omar Jorge Teixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabbag, Omar Jorge Teixeira Filho, Marcelo Carvalho Minhoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior avaliação ensino superior gestão planejamento estratégico |
topic |
ensino superior avaliação ensino superior gestão planejamento estratégico |
description |
The present study aimed to evaluate the Agronomic Engineering course at the Faculty of Engineering (FEIS), UNESP - Ilha Solteira Campus, through SWOT analysis. Methodologically, data were collected from the evaluation report of the State Board of Education, divided into six evaluative elements of teaching, and based on a qualitative analysis by intentional sampling. The SWOT technique was performed in Excel platform, containing 10 vectors corresponding to the strengths and weaknesses of the course, as well as six vectors corresponding to threats and opportunities. The results show a degree with development potential, aiming at continuous improvement. It is concluded that Agronomic Engineering presents opportunities that can mitigate threats, providing new paths for a course more suited to the new demands of society. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254 10.13037/rea-e.vol8.9254 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol8.9254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9254/4002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Omar Jorge Sabbag, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Omar Jorge Sabbag, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239254 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844970457563136 |