ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Matoso, Leonardo Magela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Lima, Valéria Antônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5913
Resumo: Introdução: O período gestacional é um processo fisiológico e natural no qual produz uma gama de modificações locais e sistêmicas no organismo feminino. No entanto, às vezes algumas distorcias acontecem durante este processo ocasionando as urgências e emergências. Objetivo: Este estudo objetivou descrever a produção científica da enfermagem sobre as urgências e emergências obstétricas. Materiais e Métodos: Realizou-se estado da arte, de natureza descritiva, desenvolvida a partir de uma análise bibliométrica. Foram trabalhadas duas bases de dados, a saber: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A busca aconteceu por meio das palavras urgências, emergência e obstetrícia. Optou-se por trabalhar textos completos e dos últimos 10 anos, na língua portuguesa e espanhola. Aplicados critérios de inclusão e analisados estudos pertinentes para a área elencou-se seis estudos, formando assim, o corpus deste trabalho. Resultados: Infere-se que a assistência de enfermagem se encontra alicerçada no processo de enfermagem, com destaque na realização da triagem; serviços burocráticos, na monitorização dos sinais vitais, na administração de medicamentos e controle de equipamentos. Os resultados revelaram a existência de poucos estudos sobre as urgências e emergências obstétricas. Conclusão: Desse modo, sugere-se que mais estudos sejam realizados sobre essa temática, uma vez que é de extrema necessidade apreender sobre a condução assistencial, perfil profissional e a percepção das gestantes nas nuances que circundam as urgências e emergências obstétricas.
id USCS-3_16758ab73e66107fe3b98d3572e62fb2
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5913
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICOUrgênciasEmergênciaObstetríciaEnfermagem.Introdução: O período gestacional é um processo fisiológico e natural no qual produz uma gama de modificações locais e sistêmicas no organismo feminino. No entanto, às vezes algumas distorcias acontecem durante este processo ocasionando as urgências e emergências. Objetivo: Este estudo objetivou descrever a produção científica da enfermagem sobre as urgências e emergências obstétricas. Materiais e Métodos: Realizou-se estado da arte, de natureza descritiva, desenvolvida a partir de uma análise bibliométrica. Foram trabalhadas duas bases de dados, a saber: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A busca aconteceu por meio das palavras urgências, emergência e obstetrícia. Optou-se por trabalhar textos completos e dos últimos 10 anos, na língua portuguesa e espanhola. Aplicados critérios de inclusão e analisados estudos pertinentes para a área elencou-se seis estudos, formando assim, o corpus deste trabalho. Resultados: Infere-se que a assistência de enfermagem se encontra alicerçada no processo de enfermagem, com destaque na realização da triagem; serviços burocráticos, na monitorização dos sinais vitais, na administração de medicamentos e controle de equipamentos. Os resultados revelaram a existência de poucos estudos sobre as urgências e emergências obstétricas. Conclusão: Desse modo, sugere-se que mais estudos sejam realizados sobre essa temática, uma vez que é de extrema necessidade apreender sobre a condução assistencial, perfil profissional e a percepção das gestantes nas nuances que circundam as urgências e emergências obstétricas.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/591310.13037/ras.vol17n61.5913Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RASRevista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS2359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5913/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)info:eu-repo/semantics/openAccessLopes Matoso, Leonardo Magelade Lima, Valéria Antônia2019-12-09T22:54:35Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5913Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2019-12-09T22:54:35Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
spellingShingle ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Lopes Matoso, Leonardo Magela
Urgências
Emergência
Obstetrícia
Enfermagem.
title_short ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_full ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_fullStr ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_full_unstemmed ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_sort ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTETRÍCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
author Lopes Matoso, Leonardo Magela
author_facet Lopes Matoso, Leonardo Magela
de Lima, Valéria Antônia
author_role author
author2 de Lima, Valéria Antônia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Matoso, Leonardo Magela
de Lima, Valéria Antônia
dc.subject.por.fl_str_mv Urgências
Emergência
Obstetrícia
Enfermagem.
topic Urgências
Emergência
Obstetrícia
Enfermagem.
description Introdução: O período gestacional é um processo fisiológico e natural no qual produz uma gama de modificações locais e sistêmicas no organismo feminino. No entanto, às vezes algumas distorcias acontecem durante este processo ocasionando as urgências e emergências. Objetivo: Este estudo objetivou descrever a produção científica da enfermagem sobre as urgências e emergências obstétricas. Materiais e Métodos: Realizou-se estado da arte, de natureza descritiva, desenvolvida a partir de uma análise bibliométrica. Foram trabalhadas duas bases de dados, a saber: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A busca aconteceu por meio das palavras urgências, emergência e obstetrícia. Optou-se por trabalhar textos completos e dos últimos 10 anos, na língua portuguesa e espanhola. Aplicados critérios de inclusão e analisados estudos pertinentes para a área elencou-se seis estudos, formando assim, o corpus deste trabalho. Resultados: Infere-se que a assistência de enfermagem se encontra alicerçada no processo de enfermagem, com destaque na realização da triagem; serviços burocráticos, na monitorização dos sinais vitais, na administração de medicamentos e controle de equipamentos. Os resultados revelaram a existência de poucos estudos sobre as urgências e emergências obstétricas. Conclusão: Desse modo, sugere-se que mais estudos sejam realizados sobre essa temática, uma vez que é de extrema necessidade apreender sobre a condução assistencial, perfil profissional e a percepção das gestantes nas nuances que circundam as urgências e emergências obstétricas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5913
10.13037/ras.vol17n61.5913
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5913
identifier_str_mv 10.13037/ras.vol17n61.5913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5913/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 17 No. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
Revista de Atenção à Saúde; v. 17 n. 61 (2019): Revista de Atenção à Saúde - RAS
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042263167696896