Relação entre criatividade e traços temperamentais em estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakano,Tatiana de Cássia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castro,Lívia Rech de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000200009
Resumo: A percepção da ausência de pesquisas nacionais que investiguem a relação entre criatividade e temperamento desenvolvidas com crianças e adolescentes motivou o presente estudo, conduzido junto a 142 estudantes de 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental (84 do sexo feminino e 58 masculino), com idades entre 11 e 14 anos (M=12,8 anos; DP=1,10). Dois instrumentos foram utilizados: Teste de Criatividade Figural Infantil e Student Styles Questionnaire, cujos resultados indicaram que as dimensões temperamentais extroversão e intuição foram as que mais se relacionaram ao desempenho em criatividade (apresentando correlações significativas com os fatores Enriquecimento de Ideias, Preparação Criativa e Criatividade Total). Influência significativa da variável sexo foi encontrada em relação às dimensões racional e emotiva do temperamento, ao passo que a variável série e sua interação com sexo mostrou-se importante em um fator da criatividade (Aspectos Cognitivos).
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