A fluência e sua importância para a compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puliezi,Sandra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maluf,Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300010
Resumo: A fluência na leitura vem recebendo considerável atenção nas pesquisas estrangeiras, mas ainda é pouco estudada no Brasil. O presente estudo teve como objetivo analisar a literatura recente sobre a fluência, discutindo seus componentes, desenvolvimento e relações com a compreensão da leitura. As pesquisas analisadas deixam evidente que a fluência é uma habilidade essencial, presente em todos os bons leitores, e merece a atenção dos pesquisadores pelas relações que estão sendo estabelecidas entre ela e a compreensão de texto. São feitas algumas considerações sobre as implicações do modelo teórico para a prática em sala de aula.
id USF-1_b8454c8f4aa60292c11af95d4d98562f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712014000300010
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling A fluência e sua importância para a compreensão da leituraLeituraFluênciaCompreensãoPrecisãoProsódiaA fluência na leitura vem recebendo considerável atenção nas pesquisas estrangeiras, mas ainda é pouco estudada no Brasil. O presente estudo teve como objetivo analisar a literatura recente sobre a fluência, discutindo seus componentes, desenvolvimento e relações com a compreensão da leitura. As pesquisas analisadas deixam evidente que a fluência é uma habilidade essencial, presente em todos os bons leitores, e merece a atenção dos pesquisadores pelas relações que estão sendo estabelecidas entre ela e a compreensão de texto. São feitas algumas considerações sobre as implicações do modelo teórico para a prática em sala de aula.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300010Psico-USF v.19 n.3 2014reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712014019003009info:eu-repo/semantics/openAccessPuliezi,SandraMaluf,Maria Reginapor2015-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712014000300010Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2015-01-09T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
title A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
spellingShingle A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
Puliezi,Sandra
Leitura
Fluência
Compreensão
Precisão
Prosódia
title_short A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
title_full A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
title_fullStr A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
title_full_unstemmed A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
title_sort A fluência e sua importância para a compreensão da leitura
author Puliezi,Sandra
author_facet Puliezi,Sandra
Maluf,Maria Regina
author_role author
author2 Maluf,Maria Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puliezi,Sandra
Maluf,Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Fluência
Compreensão
Precisão
Prosódia
topic Leitura
Fluência
Compreensão
Precisão
Prosódia
description A fluência na leitura vem recebendo considerável atenção nas pesquisas estrangeiras, mas ainda é pouco estudada no Brasil. O presente estudo teve como objetivo analisar a literatura recente sobre a fluência, discutindo seus componentes, desenvolvimento e relações com a compreensão da leitura. As pesquisas analisadas deixam evidente que a fluência é uma habilidade essencial, presente em todos os bons leitores, e merece a atenção dos pesquisadores pelas relações que estão sendo estabelecidas entre ela e a compreensão de texto. São feitas algumas considerações sobre as implicações do modelo teórico para a prática em sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712014019003009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.19 n.3 2014
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787601584128