Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788 |
Resumo: | Este artigo relaciona Educação Profissional e Ensino Médio a partir do Currículo Integrado, numa perspectiva politécnica, omnilateral. O objetivo é discutir e compreender a Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado, com vistas a contribuir para a superação da histórica dualidade entre trabalho manual/trabalho intelectual e formação propedêutica/formação profissional. A pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, embasou-se em Kuenzer (2009), Moura (2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Fundamentou-se na Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996 e Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. A Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado são uma importante ação político-educacional para promover um modelo de educação e sociedade mais igualitário e equitativo à classe trabalhadora. |
id |
USF_2a0828b49ccc5557a473bbf80cf0fe2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/788 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integradoEste artigo relaciona Educação Profissional e Ensino Médio a partir do Currículo Integrado, numa perspectiva politécnica, omnilateral. O objetivo é discutir e compreender a Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado, com vistas a contribuir para a superação da histórica dualidade entre trabalho manual/trabalho intelectual e formação propedêutica/formação profissional. A pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, embasou-se em Kuenzer (2009), Moura (2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Fundamentou-se na Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996 e Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. A Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado são uma importante ação político-educacional para promover um modelo de educação e sociedade mais igualitário e equitativo à classe trabalhadora.Universidade São Francisco2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/78810.24933/horizontes.v37i0.788Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190552317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788/400Silva Nascimento, Francinaide de LimaBenachio, Elizeu Costacurtada Silva, Roseane Idalinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:41:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/788Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.801188Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado |
title |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado |
spellingShingle |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado Silva Nascimento, Francinaide de Lima |
title_short |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado |
title_full |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado |
title_fullStr |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado |
title_full_unstemmed |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado |
title_sort |
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado |
author |
Silva Nascimento, Francinaide de Lima |
author_facet |
Silva Nascimento, Francinaide de Lima Benachio, Elizeu Costacurta da Silva, Roseane Idalino |
author_role |
author |
author2 |
Benachio, Elizeu Costacurta da Silva, Roseane Idalino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Nascimento, Francinaide de Lima Benachio, Elizeu Costacurta da Silva, Roseane Idalino |
description |
Este artigo relaciona Educação Profissional e Ensino Médio a partir do Currículo Integrado, numa perspectiva politécnica, omnilateral. O objetivo é discutir e compreender a Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado, com vistas a contribuir para a superação da histórica dualidade entre trabalho manual/trabalho intelectual e formação propedêutica/formação profissional. A pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, embasou-se em Kuenzer (2009), Moura (2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Fundamentou-se na Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996 e Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. A Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado são uma importante ação político-educacional para promover um modelo de educação e sociedade mais igualitário e equitativo à classe trabalhadora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788 10.24933/horizontes.v37i0.788 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788/400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019055 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439936176128 |