Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Nascimento, Francinaide de Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Benachio, Elizeu Costacurta, da Silva, Roseane Idalino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788
Resumo: Este artigo relaciona Educação Profissional e Ensino Médio a partir do Currículo Integrado, numa perspectiva politécnica, omnilateral. O objetivo é discutir e compreender a Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado, com vistas a contribuir para a superação da histórica dualidade entre trabalho manual/trabalho intelectual e formação propedêutica/formação profissional. A pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, embasou-se em Kuenzer (2009), Moura (2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Fundamentou-se na Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996 e Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. A Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado são uma importante ação político-educacional para promover um modelo de educação e sociedade mais igualitário e equitativo à classe trabalhadora.
id USF_2a0828b49ccc5557a473bbf80cf0fe2f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/788
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integradoEste artigo relaciona Educação Profissional e Ensino Médio a partir do Currículo Integrado, numa perspectiva politécnica, omnilateral. O objetivo é discutir e compreender a Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado, com vistas a contribuir para a superação da histórica dualidade entre trabalho manual/trabalho intelectual e formação propedêutica/formação profissional. A pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, embasou-se em Kuenzer (2009), Moura (2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Fundamentou-se na Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996 e Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. A Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado são uma importante ação político-educacional para promover um modelo de educação e sociedade mais igualitário e equitativo à classe trabalhadora.Universidade São Francisco2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/78810.24933/horizontes.v37i0.788Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190552317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788/400Silva Nascimento, Francinaide de LimaBenachio, Elizeu Costacurtada Silva, Roseane Idalinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:41:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/788Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.801188Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
title Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
spellingShingle Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
Silva Nascimento, Francinaide de Lima
title_short Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
title_full Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
title_fullStr Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
title_full_unstemmed Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
title_sort Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
author Silva Nascimento, Francinaide de Lima
author_facet Silva Nascimento, Francinaide de Lima
Benachio, Elizeu Costacurta
da Silva, Roseane Idalino
author_role author
author2 Benachio, Elizeu Costacurta
da Silva, Roseane Idalino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Nascimento, Francinaide de Lima
Benachio, Elizeu Costacurta
da Silva, Roseane Idalino
description Este artigo relaciona Educação Profissional e Ensino Médio a partir do Currículo Integrado, numa perspectiva politécnica, omnilateral. O objetivo é discutir e compreender a Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado, com vistas a contribuir para a superação da histórica dualidade entre trabalho manual/trabalho intelectual e formação propedêutica/formação profissional. A pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, embasou-se em Kuenzer (2009), Moura (2012 e 2013a, 2013b), Saviani (2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Fundamentou-se na Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/1996 e Decretos nº 2.208/1997 e nº 5.154/2004. A Educação Profissional e o Ensino Médio com Currículo Integrado são uma importante ação político-educacional para promover um modelo de educação e sociedade mais igualitário e equitativo à classe trabalhadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788
10.24933/horizontes.v37i0.788
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/788/400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019055
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439936176128