A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ailton Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76
Resumo: ResumoA formação de professores tem sido uma constante nas discussões sobre a educação. Nesse sentido, parece haver uma relação intrínseca entre o sucesso ou insucesso de um determinado processo de ensino e a formação de professores. Para o Ensino Técnico, porém, essa preocupação com a formação de professores tem deixado a desejar. Nesse contexto, este trabalho, resultado de Dissertação de Mestrado em Educação, tem como objetivo mostrar a pertinência da formação pedagógica para os professores do Ensino Técnico, com vistas a uma formação integral dos alunos egressos dos cursos técnicos. No que diz respeito à metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva, caracterizada como um estudo de caso, realizada em um dos campi do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, cujos participantes foram 15 professores e 30 alunos do Ensino Técnico. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas e questionários previamente elaborados. O referencial teórico se apoia em autores que advogam a formação integral do homem e não uma formação meramente técnica, tais como: Arroyo, Contreras, Franco, Marques, Hypólito, Tardif. Espera-se, assim, contribuir na formação de professores para o Ensino Técnico de Nível Médio.Palavras-chaves: Formação Professores; Formação Pedagógica; Ensino Técnico; Prática Docente; Cidadania. A teaching practice and pedagogy: reflections about the daily teachers lives of Technical Teaching AbstractTeacher education has been a constant in discussions about education. In this sense, there seems to be an intrinsic relationship between the success or failure of a given process of teaching and teacher education. For Technical Education, however, this concern with teacher education has been less than optimal. In this context, this work, the result of Dissertation in Education, aims to show the relevance of pedagogical training for teachers of Technical Education, aiming an integral formation of students graduating from technical courses. With respect to methodology we chose the descriptive research, featured as a case study conducted in one of campi of the Federal Institute of Amazonas -IFAM, whose participants were 15teachers and30studentsof Technical Education. The instruments used for data collection were interview sand questionnaires, previously elaborated. The theoretical frame work relies on authors who advocate the integral formation of man and not a merely technical training, such as Arroyo, Contreras, Franco Marques, Hypólito, Tardiff. Thus, it is expected to contribute to the training of teachers for Technical Education Middle Level. Keywords: Teacher Education; Pedagogical Training; Technical Education; Teaching Practice; Citizenship.
id USF_6599e47e846621f4d92f4cce1bc1656b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/76
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino TécnicoFormação ProfessoresFormação PedagógicaEnsino TécnicoPrática DocenteCidadania.ResumoA formação de professores tem sido uma constante nas discussões sobre a educação. Nesse sentido, parece haver uma relação intrínseca entre o sucesso ou insucesso de um determinado processo de ensino e a formação de professores. Para o Ensino Técnico, porém, essa preocupação com a formação de professores tem deixado a desejar. Nesse contexto, este trabalho, resultado de Dissertação de Mestrado em Educação, tem como objetivo mostrar a pertinência da formação pedagógica para os professores do Ensino Técnico, com vistas a uma formação integral dos alunos egressos dos cursos técnicos. No que diz respeito à metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva, caracterizada como um estudo de caso, realizada em um dos campi do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, cujos participantes foram 15 professores e 30 alunos do Ensino Técnico. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas e questionários previamente elaborados. O referencial teórico se apoia em autores que advogam a formação integral do homem e não uma formação meramente técnica, tais como: Arroyo, Contreras, Franco, Marques, Hypólito, Tardif. Espera-se, assim, contribuir na formação de professores para o Ensino Técnico de Nível Médio.Palavras-chaves: Formação Professores; Formação Pedagógica; Ensino Técnico; Prática Docente; Cidadania. A teaching practice and pedagogy: reflections about the daily teachers lives of Technical Teaching AbstractTeacher education has been a constant in discussions about education. In this sense, there seems to be an intrinsic relationship between the success or failure of a given process of teaching and teacher education. For Technical Education, however, this concern with teacher education has been less than optimal. In this context, this work, the result of Dissertation in Education, aims to show the relevance of pedagogical training for teachers of Technical Education, aiming an integral formation of students graduating from technical courses. With respect to methodology we chose the descriptive research, featured as a case study conducted in one of campi of the Federal Institute of Amazonas -IFAM, whose participants were 15teachers and30studentsof Technical Education. The instruments used for data collection were interview sand questionnaires, previously elaborated. The theoretical frame work relies on authors who advocate the integral formation of man and not a merely technical training, such as Arroyo, Contreras, Franco Marques, Hypólito, Tardiff. Thus, it is expected to contribute to the training of teachers for Technical Education Middle Level. Keywords: Teacher Education; Pedagogical Training; Technical Education; Teaching Practice; Citizenship.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/7610.24933/horizontes.v33i2.76Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76/104https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76/453Reis, Ailton Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/76Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:57.798203Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
title A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
spellingShingle A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
Reis, Ailton Gonçalves
Formação Professores
Formação Pedagógica
Ensino Técnico
Prática Docente
Cidadania.
title_short A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
title_full A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
title_fullStr A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
title_full_unstemmed A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
title_sort A prática docente e a Pedagogia: reflexões acerca do cotidiano dos professores do Ensino Técnico
author Reis, Ailton Gonçalves
author_facet Reis, Ailton Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ailton Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Professores
Formação Pedagógica
Ensino Técnico
Prática Docente
Cidadania.
topic Formação Professores
Formação Pedagógica
Ensino Técnico
Prática Docente
Cidadania.
description ResumoA formação de professores tem sido uma constante nas discussões sobre a educação. Nesse sentido, parece haver uma relação intrínseca entre o sucesso ou insucesso de um determinado processo de ensino e a formação de professores. Para o Ensino Técnico, porém, essa preocupação com a formação de professores tem deixado a desejar. Nesse contexto, este trabalho, resultado de Dissertação de Mestrado em Educação, tem como objetivo mostrar a pertinência da formação pedagógica para os professores do Ensino Técnico, com vistas a uma formação integral dos alunos egressos dos cursos técnicos. No que diz respeito à metodologia, optou-se pela pesquisa descritiva, caracterizada como um estudo de caso, realizada em um dos campi do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, cujos participantes foram 15 professores e 30 alunos do Ensino Técnico. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas e questionários previamente elaborados. O referencial teórico se apoia em autores que advogam a formação integral do homem e não uma formação meramente técnica, tais como: Arroyo, Contreras, Franco, Marques, Hypólito, Tardif. Espera-se, assim, contribuir na formação de professores para o Ensino Técnico de Nível Médio.Palavras-chaves: Formação Professores; Formação Pedagógica; Ensino Técnico; Prática Docente; Cidadania. A teaching practice and pedagogy: reflections about the daily teachers lives of Technical Teaching AbstractTeacher education has been a constant in discussions about education. In this sense, there seems to be an intrinsic relationship between the success or failure of a given process of teaching and teacher education. For Technical Education, however, this concern with teacher education has been less than optimal. In this context, this work, the result of Dissertation in Education, aims to show the relevance of pedagogical training for teachers of Technical Education, aiming an integral formation of students graduating from technical courses. With respect to methodology we chose the descriptive research, featured as a case study conducted in one of campi of the Federal Institute of Amazonas -IFAM, whose participants were 15teachers and30studentsof Technical Education. The instruments used for data collection were interview sand questionnaires, previously elaborated. The theoretical frame work relies on authors who advocate the integral formation of man and not a merely technical training, such as Arroyo, Contreras, Franco Marques, Hypólito, Tardiff. Thus, it is expected to contribute to the training of teachers for Technical Education Middle Level. Keywords: Teacher Education; Pedagogical Training; Technical Education; Teaching Practice; Citizenship.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76
10.24933/horizontes.v33i2.76
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76/104
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76/453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438882357248