A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favacho, Andre Marcio Picanço
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/764
Resumo: Este artigo busca pensar a experiência docente contemporânea à luz dos aportes teórico-metodológicos foucaultianos da ética. Pretende discutir, a partir de projetos de docentes brasileiros submetidos a uma premiação nacional, os enunciados éticos que esses sujeitos foram capazes de produzir tanto como manifestação de ética quanto de política. Para isso, discute as noções de ética e de experiência na obra de Michel Foucault; em seguida caracteriza os aspectos mais relevantes da pesquisa realizada sobre os projetos de professores premiados nacionalmente; por fim, ensaia uma possível atividade ética dos professores. A conclusão não poderia ser outra: numa perspectiva ética, os professores experimentam, por si mesmos - em relação aos outros, obviamente -, a construção de sentidos para uma docência atual - passível de críticas, certamente, mas devidamente situada -, capaz de produzir clivagens, acordos, divisas e modos de existir no interior mesmo de uma docência específica, ou seja, global, local, humanista e de resolução de problemas sociais.
id USF_69a99ca9c73119bac7ce44bb17cdba74
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/764
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docenteEste artigo busca pensar a experiência docente contemporânea à luz dos aportes teórico-metodológicos foucaultianos da ética. Pretende discutir, a partir de projetos de docentes brasileiros submetidos a uma premiação nacional, os enunciados éticos que esses sujeitos foram capazes de produzir tanto como manifestação de ética quanto de política. Para isso, discute as noções de ética e de experiência na obra de Michel Foucault; em seguida caracteriza os aspectos mais relevantes da pesquisa realizada sobre os projetos de professores premiados nacionalmente; por fim, ensaia uma possível atividade ética dos professores. A conclusão não poderia ser outra: numa perspectiva ética, os professores experimentam, por si mesmos - em relação aos outros, obviamente -, a construção de sentidos para uma docência atual - passível de críticas, certamente, mas devidamente situada -, capaz de produzir clivagens, acordos, divisas e modos de existir no interior mesmo de uma docência específica, ou seja, global, local, humanista e de resolução de problemas sociais.Universidade São Francisco2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76410.24933/horizontes.v37i0.764Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190242317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/764/359Favacho, Andre Marcio Picançoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/764Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.249624Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
title A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
spellingShingle A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
Favacho, Andre Marcio Picanço
title_short A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
title_full A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
title_fullStr A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
title_full_unstemmed A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
title_sort A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
author Favacho, Andre Marcio Picanço
author_facet Favacho, Andre Marcio Picanço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favacho, Andre Marcio Picanço
description Este artigo busca pensar a experiência docente contemporânea à luz dos aportes teórico-metodológicos foucaultianos da ética. Pretende discutir, a partir de projetos de docentes brasileiros submetidos a uma premiação nacional, os enunciados éticos que esses sujeitos foram capazes de produzir tanto como manifestação de ética quanto de política. Para isso, discute as noções de ética e de experiência na obra de Michel Foucault; em seguida caracteriza os aspectos mais relevantes da pesquisa realizada sobre os projetos de professores premiados nacionalmente; por fim, ensaia uma possível atividade ética dos professores. A conclusão não poderia ser outra: numa perspectiva ética, os professores experimentam, por si mesmos - em relação aos outros, obviamente -, a construção de sentidos para uma docência atual - passível de críticas, certamente, mas devidamente situada -, capaz de produzir clivagens, acordos, divisas e modos de existir no interior mesmo de uma docência específica, ou seja, global, local, humanista e de resolução de problemas sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/764
10.24933/horizontes.v37i0.764
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/764
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/764/359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019024
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439859630080