O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SantAna, Izabella
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dainez, Débora, Alves, Teresa Cristina Leança Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434
Resumo: O estudo visa investigar como professoras de Educação Especial organizaram e avaliaram o trabalho pedagógico no ensino remoto emergencial, bem como compreender suas condições de trabalho em escolas públicas de um município do interior paulista. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário e relatos de experiência. Os resultados apontam que, diante de condições tecnológicas e sociais precárias e adversas, as docentes de Educação Especial sustentam o trabalho no coletivo escolar, na relação com as famílias e no vínculo com os alunos. Discute-se que os gestos de resistência político-pedagógica podem emergir por meio do compromisso com o ensino; e da função da escola em promover a relação dos estudantes com deficiência com conhecimentos atribuídos de sentido social.
id USF_bbfb3a647cba81ee48252dcaf62d5e19
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1434
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino O estudo visa investigar como professoras de Educação Especial organizaram e avaliaram o trabalho pedagógico no ensino remoto emergencial, bem como compreender suas condições de trabalho em escolas públicas de um município do interior paulista. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário e relatos de experiência. Os resultados apontam que, diante de condições tecnológicas e sociais precárias e adversas, as docentes de Educação Especial sustentam o trabalho no coletivo escolar, na relação com as famílias e no vínculo com os alunos. Discute-se que os gestos de resistência político-pedagógica podem emergir por meio do compromisso com o ensino; e da função da escola em promover a relação dos estudantes com deficiência com conhecimentos atribuídos de sentido social.Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/143410.24933/horizontes.v40i1.1434Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220522317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434/671Copyright (c) 2022 Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alveshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantAna, IzabellaDainez, DéboraAlves, Teresa Cristina Leança Soares 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1434Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.231Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
title O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
spellingShingle O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
SantAna, Izabella
title_short O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
title_full O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
title_fullStr O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
title_full_unstemmed O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
title_sort O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
author SantAna, Izabella
author_facet SantAna, Izabella
Dainez, Débora
Alves, Teresa Cristina Leança Soares
author_role author
author2 Dainez, Débora
Alves, Teresa Cristina Leança Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SantAna, Izabella
Dainez, Débora
Alves, Teresa Cristina Leança Soares
description O estudo visa investigar como professoras de Educação Especial organizaram e avaliaram o trabalho pedagógico no ensino remoto emergencial, bem como compreender suas condições de trabalho em escolas públicas de um município do interior paulista. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário e relatos de experiência. Os resultados apontam que, diante de condições tecnológicas e sociais precárias e adversas, as docentes de Educação Especial sustentam o trabalho no coletivo escolar, na relação com as famílias e no vínculo com os alunos. Discute-se que os gestos de resistência político-pedagógica podem emergir por meio do compromisso com o ensino; e da função da escola em promover a relação dos estudantes com deficiência com conhecimentos atribuídos de sentido social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434
10.24933/horizontes.v40i1.1434
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1434/671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alves
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alves
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022052
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440805445632