A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Alessandra Gurgel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zamperetti, Maristani Polidori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328
Resumo: O artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas.
id USF_eb5a7584efa888d5ce22e9feb656582f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1328
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcadoO artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas.Universidade São Francisco2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/132810.24933/horizontes.v40i1.1328Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220292317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328/647Copyright (c) 2022 Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Alessandra Gurgel Zamperetti, Maristani Polidori 2022-08-30T02:49:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1328Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:17.697772Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
title A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
spellingShingle A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
Pontes, Alessandra Gurgel
title_short A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
title_full A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
title_fullStr A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
title_full_unstemmed A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
title_sort A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
author Pontes, Alessandra Gurgel
author_facet Pontes, Alessandra Gurgel
Zamperetti, Maristani Polidori
author_role author
author2 Zamperetti, Maristani Polidori
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Alessandra Gurgel
Zamperetti, Maristani Polidori
description O artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328
10.24933/horizontes.v40i1.1328
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328/647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022029
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440755113984