A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328 |
Resumo: | O artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas. |
id |
USF_eb5a7584efa888d5ce22e9feb656582f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1328 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcadoO artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas.Universidade São Francisco2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/132810.24933/horizontes.v40i1.1328Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220292317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328/647Copyright (c) 2022 Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Alessandra Gurgel Zamperetti, Maristani Polidori 2022-08-30T02:49:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1328Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:17.697772Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado |
title |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado |
spellingShingle |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado Pontes, Alessandra Gurgel |
title_short |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado |
title_full |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado |
title_fullStr |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado |
title_full_unstemmed |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado |
title_sort |
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado |
author |
Pontes, Alessandra Gurgel |
author_facet |
Pontes, Alessandra Gurgel Zamperetti, Maristani Polidori |
author_role |
author |
author2 |
Zamperetti, Maristani Polidori |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Alessandra Gurgel Zamperetti, Maristani Polidori |
description |
O artigo apresenta discussões sobre Patriarcado (SAFFIOTI, 2004) na formação docente em Artes Visuais (BARBOSA, 2012b) e os resultados da pesquisa realizada com professoras deste campo em 2019, por meio de uma ação investigativa. Nosso objetivo era analisar a predominância de discursos patriarcais nos conteúdos imagéticos acadêmicos, por meio de escritas das professoras participantes. Assim, organizamos um minicurso como um espaço de diálogos e narrativas (CATANI et al., 1997) entre nós e as participantes. Por fim a investigação contribuiu para certos esclarecimentos sobre as implicações do patriarcado e a invisibilidade da produção artística de mulheres na formação acadêmica, além proporcionar a formação continuada das professoras envolvidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328 10.24933/horizontes.v40i1.1328 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1328/647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022029 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440755113984 |