Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta um estudo sobre o alcance e a efetividade da participação estudantil na escola. Para realizarmos este trabalho, optamos por investigar as lógicas que fundamentam a ação política de estudantes nos canais de participação instituídos na escola pública estadual. Usamos como itinerário investigativo duas problematizações: Qual o alcance e a efetividade destes processos decisórios manifestos em canais de participação no âmbito da escola? Se, como nos mostrou a bibliografia, os canais funcionais de definição da participação na escola se romperam, então como atuam estas relações de poder (controles e hierarquias, aparentes ou difusos, na participação)? Estas indagações nos conduziram à realização de um estudo etnográfico sobre a participação estudantil em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram interpretados a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Experiência, em François Dubet, tendo como ferramentas analíticas as noções de experiênci |
id |
USIN_1dd2711240a7612186f1423ceca40406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2143 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T22:02:03Z2015-03-04T22:02:03Z2008-11-06Made available in DSpace on 2015-03-04T22:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6A presente dissertação apresenta um estudo sobre o alcance e a efetividade da participação estudantil na escola. Para realizarmos este trabalho, optamos por investigar as lógicas que fundamentam a ação política de estudantes nos canais de participação instituídos na escola pública estadual. Usamos como itinerário investigativo duas problematizações: Qual o alcance e a efetividade destes processos decisórios manifestos em canais de participação no âmbito da escola? Se, como nos mostrou a bibliografia, os canais funcionais de definição da participação na escola se romperam, então como atuam estas relações de poder (controles e hierarquias, aparentes ou difusos, na participação)? Estas indagações nos conduziram à realização de um estudo etnográfico sobre a participação estudantil em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram interpretados a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Experiência, em François Dubet, tendo como ferramentas analíticas as noções de experiênciThis dissertation presents a study of both the range and the effectiveness of student participation in school. We have investigated the logics that found the political action of students in the participation channels instituted in the state public school. Two problematizations have been used as investigation paths: What is the range and the effectiveness of the decision processes in school participation channels? If, as the literature has shown, the functional channels that define participation in the school have been disrupted, then how have power relations been exercised (controls and hierarchies, whether apparent or diffuse, in that participation)? These questions have led us to an ethnographic study of student participation in two countryside public schools in Rio Grande do Sul. Data collected have been interpreted from the theoretical perspective of Sociology of Experience, according to François Dubet, and our analytical tools have been the notions of social experience and logics of action. The materialCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSilva, Rodrigo Manoel Dias dahttp://lattes.cnpq.br/9524885475616516http://lattes.cnpq.br/5121360004451480Lopes, José RogérioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesExperiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola públicaCiências Sociais Aplicadasatores sociaisexperiênciagestão escolarlógicas de açãoparticipação estudantilexperiencelogics of actionschool managementsocial actorsstudent participationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdfRodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdfapplication/pdf305767http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2143/1/RodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdf22e00edaf7072e059c86207c3f616b1aMD51UNISINOS/21432015-03-10 17:25:24.93oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T20:25:24Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública |
title |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública |
spellingShingle |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública Silva, Rodrigo Manoel Dias da Ciências Sociais Aplicadas atores sociais experiência gestão escolar lógicas de ação participação estudantil experience logics of action school management social actors student participation |
title_short |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública |
title_full |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública |
title_fullStr |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública |
title_full_unstemmed |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública |
title_sort |
Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública |
author |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5121360004451480 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, José Rogério |
contributor_str_mv |
Lopes, José Rogério |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas atores sociais experiência gestão escolar lógicas de ação participação estudantil experience logics of action school management social actors student participation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atores sociais experiência gestão escolar lógicas de ação participação estudantil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
experience logics of action school management social actors student participation |
description |
A presente dissertação apresenta um estudo sobre o alcance e a efetividade da participação estudantil na escola. Para realizarmos este trabalho, optamos por investigar as lógicas que fundamentam a ação política de estudantes nos canais de participação instituídos na escola pública estadual. Usamos como itinerário investigativo duas problematizações: Qual o alcance e a efetividade destes processos decisórios manifestos em canais de participação no âmbito da escola? Se, como nos mostrou a bibliografia, os canais funcionais de definição da participação na escola se romperam, então como atuam estas relações de poder (controles e hierarquias, aparentes ou difusos, na participação)? Estas indagações nos conduziram à realização de um estudo etnográfico sobre a participação estudantil em duas escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram interpretados a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Experiência, em François Dubet, tendo como ferramentas analíticas as noções de experiênci |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T22:02:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T22:02:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2143/1/RodrigoManoelDiasdaSilvaCienciasSociais.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22e00edaf7072e059c86207c3f616b1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942960590848 |