Infância e memórias de professoras de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977 |
Resumo: | A presente pesquisa, que tem como foco infância e memórias de professoras de educação infantil, parte da seguinte questão: como as memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? Tomou-se como ponto de partida as concepções de infância trazidas por Áries; a seguir, foram apontadas algumas idéias dos manuais desenvolvidos por Erasmo - Civilidade Pueril, e pela Companhia de Jesus - a Ratio Studiorum, e por Comenius - a Didática Magna, além da tese de Neil Postman sobre o suposto desaparecimento da infância. Optou-se por dimensões da psicanálise como um dos referenciais para interpretação dos depoimentos colhidos. Para tal, foram considerados o texto Totem e Tabu de Freud, assim como as discussões acerca das relações possíveis entre psicanálise e educação, especificamente complexo de Édipo e docência, trazidas por: Kupfer, Lajonquiére, Pereira e Millot. A pesquisa delineou-se como qualitativa, optando-se pela história oral, com entrevistas seguidas de transcrições. Alguns m |
id |
USIN_5fee4ff9740d447329b1fd1c66eb7d17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1977 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:05:58Z2015-03-04T20:05:58Z2009-04-13Made available in DSpace on 2015-03-04T20:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 13A presente pesquisa, que tem como foco infância e memórias de professoras de educação infantil, parte da seguinte questão: como as memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? Tomou-se como ponto de partida as concepções de infância trazidas por Áries; a seguir, foram apontadas algumas idéias dos manuais desenvolvidos por Erasmo - Civilidade Pueril, e pela Companhia de Jesus - a Ratio Studiorum, e por Comenius - a Didática Magna, além da tese de Neil Postman sobre o suposto desaparecimento da infância. Optou-se por dimensões da psicanálise como um dos referenciais para interpretação dos depoimentos colhidos. Para tal, foram considerados o texto Totem e Tabu de Freud, assim como as discussões acerca das relações possíveis entre psicanálise e educação, especificamente complexo de Édipo e docência, trazidas por: Kupfer, Lajonquiére, Pereira e Millot. A pesquisa delineou-se como qualitativa, optando-se pela história oral, com entrevistas seguidas de transcrições. Alguns mThe present research, which aims at childhood and the memories of young education teachers, bases on the following question: how are childhood memories related to the young education teachers’ practice? It was taken as a starting point for the childhood conceptions brought by Ariès. After that, some ideas on the manuals developed by Erasmo were pointed out – Puerile Civility and by Jesus Company – a Ratio Studiorum, and by Comenius – the Magna Didactic as well as the Neil Postman thesis on the supposed disappearance of childhood. Psychoanalysis dimensions were chosen as one of the references for the interpretation of the collected testimonials. For such a task, the text Totem and Taboo from Freud was considered along with the discussions about possible relations between psychoanalysis and education, specifically the Oedipus complex and docence brought by Kupfer, Lajonquiére, Pereira and Millot. The research was characterized as qualitative, with oral history and interviews followed by the transcriptions. SomeNenhumaHomrich, Marcele Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/8085073893881510http://lattes.cnpq.br/4948105804186093Fischer, Beatriz T. D.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesInfância e memórias de professoras de educação infantilCiências Humanasinfânciaprofessoras de educação infantilpsicanálisememóriaschildhoodpsychoanalysisyoung education teachersmemoriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMarceleHomrichEducacao.pdfMarceleHomrichEducacao.pdfapplication/pdf429020http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1977/1/MarceleHomrichEducacao.pdffaf096e6782361e9e10a884e6acad774MD51UNISINOS/19772015-03-09 17:49:47.155oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:49:47Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Infância e memórias de professoras de educação infantil |
title |
Infância e memórias de professoras de educação infantil |
spellingShingle |
Infância e memórias de professoras de educação infantil Homrich, Marcele Teixeira Ciências Humanas infância professoras de educação infantil psicanálise memórias childhood psychoanalysis young education teachers memories |
title_short |
Infância e memórias de professoras de educação infantil |
title_full |
Infância e memórias de professoras de educação infantil |
title_fullStr |
Infância e memórias de professoras de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Infância e memórias de professoras de educação infantil |
title_sort |
Infância e memórias de professoras de educação infantil |
author |
Homrich, Marcele Teixeira |
author_facet |
Homrich, Marcele Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8085073893881510 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4948105804186093 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Homrich, Marcele Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Beatriz T. D. |
contributor_str_mv |
Fischer, Beatriz T. D. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas infância professoras de educação infantil psicanálise memórias childhood psychoanalysis young education teachers memories |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infância professoras de educação infantil psicanálise memórias |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
childhood psychoanalysis young education teachers memories |
description |
A presente pesquisa, que tem como foco infância e memórias de professoras de educação infantil, parte da seguinte questão: como as memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? Tomou-se como ponto de partida as concepções de infância trazidas por Áries; a seguir, foram apontadas algumas idéias dos manuais desenvolvidos por Erasmo - Civilidade Pueril, e pela Companhia de Jesus - a Ratio Studiorum, e por Comenius - a Didática Magna, além da tese de Neil Postman sobre o suposto desaparecimento da infância. Optou-se por dimensões da psicanálise como um dos referenciais para interpretação dos depoimentos colhidos. Para tal, foram considerados o texto Totem e Tabu de Freud, assim como as discussões acerca das relações possíveis entre psicanálise e educação, especificamente complexo de Édipo e docência, trazidas por: Kupfer, Lajonquiére, Pereira e Millot. A pesquisa delineou-se como qualitativa, optando-se pela história oral, com entrevistas seguidas de transcrições. Alguns m |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:05:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:05:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1977/1/MarceleHomrichEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
faf096e6782361e9e10a884e6acad774 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941429669888 |