Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, André Daudt dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7158
Resumo: Este trabalho teve como objeto de pesquisa analisar os fatores que influenciam a internacionalização de operações de e-commerce do setor calçadista brasileiro para a América do Sul, mais especificamente para a Argentina, Chile e Colômbia. Este estudo também buscou identificar as principais barreiras para a internacionalização destas empresas, níveis de controle exigido por elas e a proposição do modo de entrada mais adequado. Para alcançar tais resultados, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa que obteve, durante o processo de coleta de dados, entrevistas com profissionais especialistas em comércio eletrônico para a América do Sul e executivos de indústrias calçadistas que trabalham com marca própria, possuem operações de e-commerce no Brasil, já exportam para os mercados em questão nesta monografia e que possuem interesse em internacionalizar seus negócios digitais. Os resultados encontrados foram de que os fatores externos como infraestrutura de logística e telecomunicações, serviços de apoio, formas de pagamento eletrônica e propensão do consumidor são similares aos padrões do mercado brasileiro. Entretanto, no âmbito de legislações locais há muita divergência, transformando este fator num entrave operacional. Aliado a isso, as empresas brasileiras exigem um nível de controle alto sobre gestão comercial e de marca, fazendo com que o modo de entrada mais adequado nesse cenário seja modos contratuais com controle compartilhado, numa modalidade de franquia ou licenciamento.
id USIN_627ae7f9199b68532de088242e8903e4
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7158
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2018-08-13T12:26:30Z2018-08-13T12:26:30Z2018-04-25Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-08-13T12:26:30Z No. of bitstreams: 1 André Daudt dos Reisl_.pdf: 892854 bytes, checksum: bfdcabf865063fa082e791fdad02b209 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-13T12:26:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 André Daudt dos Reisl_.pdf: 892854 bytes, checksum: bfdcabf865063fa082e791fdad02b209 (MD5) Previous issue date: 2018-04-25Este trabalho teve como objeto de pesquisa analisar os fatores que influenciam a internacionalização de operações de e-commerce do setor calçadista brasileiro para a América do Sul, mais especificamente para a Argentina, Chile e Colômbia. Este estudo também buscou identificar as principais barreiras para a internacionalização destas empresas, níveis de controle exigido por elas e a proposição do modo de entrada mais adequado. Para alcançar tais resultados, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa que obteve, durante o processo de coleta de dados, entrevistas com profissionais especialistas em comércio eletrônico para a América do Sul e executivos de indústrias calçadistas que trabalham com marca própria, possuem operações de e-commerce no Brasil, já exportam para os mercados em questão nesta monografia e que possuem interesse em internacionalizar seus negócios digitais. Os resultados encontrados foram de que os fatores externos como infraestrutura de logística e telecomunicações, serviços de apoio, formas de pagamento eletrônica e propensão do consumidor são similares aos padrões do mercado brasileiro. Entretanto, no âmbito de legislações locais há muita divergência, transformando este fator num entrave operacional. Aliado a isso, as empresas brasileiras exigem um nível de controle alto sobre gestão comercial e de marca, fazendo com que o modo de entrada mais adequado nesse cenário seja modos contratuais com controle compartilhado, numa modalidade de franquia ou licenciamento.The research objective of this monography is to analyze the influence factors of the internationalization of e-commerce operations from the Brazilian footwear industry to South American countries, more specific to Argentina, Chile and Colombia. This study also seek to identify the main barriers for these companies internationalization, which are the control required by them and the more suitable entry mode proposal. To achieve these results, it was done a qualitative field research with a data collection composed by interviews with professionals specialized in electronic commerce in South America. Also, executives from the footwear industry, who work with their own branded products, have e-commerce operations in Brazil, are exporters to Argentina, Chile and Colombia and have interest in internationalize their e-commerce to those countries were interviewed. The results findings were that the external factors such as logistics and telecommunication infrastructure, related services, electronic payment options and consumer propensity were similar to the Brazilian standard. However, there were many discrepancies regarding local legislation, making it the main barrier for the internationalization of those companies. In addition, Brazilian companies demand a high-level control under the commercial and brand management, making the more suitable entry mode option the one with share control over the operation, like a licensing mode.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosReis, André Daudt doshttp://lattes.cnpq.br/3684721530194003http://lattes.cnpq.br/1254781114268208Machado, Marcelo AndréUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosFatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do SulACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoE-commerce América do SulInternacionalização de e-commerceInternacionalização da indústria calçadistaE-commerce para a indústria calçadistaE-commerce South AmericanE-commerce internationalizationFootwear industry internationalizationFootwear e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7158info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAndré Daudt dos Reisl_.pdfAndré Daudt dos Reisl_.pdfapplication/pdf892854http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7158/1/Andr%C3%A9+Daudt+dos+Reisl_.pdfbfdcabf865063fa082e791fdad02b209MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7158/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/71582018-08-13 09:27:41.512oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-08-13T12:27:41Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
title Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
spellingShingle Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
Reis, André Daudt dos
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
E-commerce América do Sul
Internacionalização de e-commerce
Internacionalização da indústria calçadista
E-commerce para a indústria calçadista
E-commerce South American
E-commerce internationalization
Footwear industry internationalization
Footwear e-commerce
title_short Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
title_full Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
title_fullStr Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
title_sort Fatores que influenciam a internacionalização por e-commerce de calçados brasileiros para países da América do Sul
author Reis, André Daudt dos
author_facet Reis, André Daudt dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3684721530194003
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1254781114268208
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, André Daudt dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Marcelo André
contributor_str_mv Machado, Marcelo André
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
E-commerce América do Sul
Internacionalização de e-commerce
Internacionalização da indústria calçadista
E-commerce para a indústria calçadista
E-commerce South American
E-commerce internationalization
Footwear industry internationalization
Footwear e-commerce
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce América do Sul
Internacionalização de e-commerce
Internacionalização da indústria calçadista
E-commerce para a indústria calçadista
dc.subject.eng.fl_str_mv E-commerce South American
E-commerce internationalization
Footwear industry internationalization
Footwear e-commerce
description Este trabalho teve como objeto de pesquisa analisar os fatores que influenciam a internacionalização de operações de e-commerce do setor calçadista brasileiro para a América do Sul, mais especificamente para a Argentina, Chile e Colômbia. Este estudo também buscou identificar as principais barreiras para a internacionalização destas empresas, níveis de controle exigido por elas e a proposição do modo de entrada mais adequado. Para alcançar tais resultados, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa que obteve, durante o processo de coleta de dados, entrevistas com profissionais especialistas em comércio eletrônico para a América do Sul e executivos de indústrias calçadistas que trabalham com marca própria, possuem operações de e-commerce no Brasil, já exportam para os mercados em questão nesta monografia e que possuem interesse em internacionalizar seus negócios digitais. Os resultados encontrados foram de que os fatores externos como infraestrutura de logística e telecomunicações, serviços de apoio, formas de pagamento eletrônica e propensão do consumidor são similares aos padrões do mercado brasileiro. Entretanto, no âmbito de legislações locais há muita divergência, transformando este fator num entrave operacional. Aliado a isso, as empresas brasileiras exigem um nível de controle alto sobre gestão comercial e de marca, fazendo com que o modo de entrada mais adequado nesse cenário seja modos contratuais com controle compartilhado, numa modalidade de franquia ou licenciamento.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-13T12:26:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-13T12:26:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7158
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7158/1/Andr%C3%A9+Daudt+dos+Reisl_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7158/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bfdcabf865063fa082e791fdad02b209
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845010691260416