Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2130 |
Resumo: | Através deste estudo, procurei discutir o processo de emancipação de jovens oriundos de camadas menos favorecidas da sociedade, a partir da perspectiva da Teoria Social do Reconhecimento de Axel Honneth. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso e de caráter qualitativo, com ex-alunos, beneficiários do Programa de Bolsas de estudo do Colégio Metodista Americano, onde procurei avaliar a relação existente entre a oportunidade da Bolsa de estudo e o ingresso em um campo de possibilidades que viabilize o processo de emancipação desses sujeitos. Para isto foram consideradas diversas condições do campo social, econômico e cultural, do grupo familiar no período em que esses jovens receberam a oportunidade, traçando-se paralelos com as condições em que hoje se encontram. Além disto, foram avaliadas questões pertinentes ao desenvolvimento desses sujeitos, procurando enfocar, em especial, a formação e o reconhecimento de suas identidades individuais e de grupo, criando-se assim as c |
id |
USIN_69954befa0d056d6ab5b1304ec492706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2130 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T22:00:56Z2015-03-04T22:00:56Z2007-06-05Made available in DSpace on 2015-03-04T22:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 5Através deste estudo, procurei discutir o processo de emancipação de jovens oriundos de camadas menos favorecidas da sociedade, a partir da perspectiva da Teoria Social do Reconhecimento de Axel Honneth. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso e de caráter qualitativo, com ex-alunos, beneficiários do Programa de Bolsas de estudo do Colégio Metodista Americano, onde procurei avaliar a relação existente entre a oportunidade da Bolsa de estudo e o ingresso em um campo de possibilidades que viabilize o processo de emancipação desses sujeitos. Para isto foram consideradas diversas condições do campo social, econômico e cultural, do grupo familiar no período em que esses jovens receberam a oportunidade, traçando-se paralelos com as condições em que hoje se encontram. Além disto, foram avaliadas questões pertinentes ao desenvolvimento desses sujeitos, procurando enfocar, em especial, a formação e o reconhecimento de suas identidades individuais e de grupo, criando-se assim as cTrough this study, I wish to discuss the process of the emancipation of young people coming from lower social schedules, from the perspective of “The Social Theory of Recognition”, from Axel Honneth. In this sense, it was done a exploratory research, on a case study way and with qualitative characteristics, with ex-students who were beneficiated from the Program of Scholarship from School Methodist Americano, were I looked for evaluating the existing relation between the opportunity of having the Free Studying and the entering in a field of possibilities that turns it possible that this students have their emancipation. In order to realize that, several social field conditions were considered, as well as the economic and cultural basis of the familiar group in the period that this young people received the opportunity, comparing it to the condition they find them self today. Besides, questions related to the development of this people were evaluated, searching to focus, specially, the formation and the recoNenhumaPereira Neto, João Franciscohttp://lattes.cnpq.br/4744333226091770http://lattes.cnpq.br/9606733295775582Bredemeier, Sonia Mercedes LenhardUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesProgramas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento?Ciências Sociais Aplicadasdesigualdades sociaisemancipaçãojovensTeoria Social do Reconhecimentobolsas de estudoemancipationsocial differencesSocial Theory of Recognitionyoungprogram of scholarshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2130info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALprogramas de bolsas.pdfprogramas de bolsas.pdfapplication/pdf440690http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2130/1/programas+de+bolsas.pdf6995be431f9b4a7208e2d563138bc867MD51UNISINOS/21302015-03-23 14:48:44.542oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-23T17:48:44Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? |
title |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? |
spellingShingle |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? Pereira Neto, João Francisco Ciências Sociais Aplicadas desigualdades sociais emancipação jovens Teoria Social do Reconhecimento bolsas de estudo emancipation social differences Social Theory of Recognition young program of scholarship |
title_short |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? |
title_full |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? |
title_fullStr |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? |
title_full_unstemmed |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? |
title_sort |
Programas de bolsas de estudo: uma possibilidade de reconhecimento? |
author |
Pereira Neto, João Francisco |
author_facet |
Pereira Neto, João Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4744333226091770 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9606733295775582 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Neto, João Francisco |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bredemeier, Sonia Mercedes Lenhard |
contributor_str_mv |
Bredemeier, Sonia Mercedes Lenhard |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas desigualdades sociais emancipação jovens Teoria Social do Reconhecimento bolsas de estudo emancipation social differences Social Theory of Recognition young program of scholarship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desigualdades sociais emancipação jovens Teoria Social do Reconhecimento bolsas de estudo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
emancipation social differences Social Theory of Recognition young program of scholarship |
description |
Através deste estudo, procurei discutir o processo de emancipação de jovens oriundos de camadas menos favorecidas da sociedade, a partir da perspectiva da Teoria Social do Reconhecimento de Axel Honneth. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso e de caráter qualitativo, com ex-alunos, beneficiários do Programa de Bolsas de estudo do Colégio Metodista Americano, onde procurei avaliar a relação existente entre a oportunidade da Bolsa de estudo e o ingresso em um campo de possibilidades que viabilize o processo de emancipação desses sujeitos. Para isto foram consideradas diversas condições do campo social, econômico e cultural, do grupo familiar no período em que esses jovens receberam a oportunidade, traçando-se paralelos com as condições em que hoje se encontram. Além disto, foram avaliadas questões pertinentes ao desenvolvimento desses sujeitos, procurando enfocar, em especial, a formação e o reconhecimento de suas identidades individuais e de grupo, criando-se assim as c |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T22:00:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T22:00:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2130 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2130/1/programas+de+bolsas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6995be431f9b4a7208e2d563138bc867 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942937522176 |