Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Joelma
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990
Resumo: A dissertação tem por objetivo problematizar como professoras de uma escola estadual do município de Esteio, situado na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul, descrevem a aprendizagem da matemática escolar e, em particular, o raciocínio lógico de seus alunos. Os aportes teóricos vinculam-se ao pensamento pós-estruturalista, especialmente a algumas formulações do filósofo Michel Foucault e a ideias presentes na obra Discurso do Método, de René Descartes, principalmente aquelas ligadas à ordenação do pensamento. O material de pesquisa está constituído por documentos avaliativos da escola, em especial por 58 pareceres descritivos elaborados por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da instituição estudada, e por entrevistas que com elas foram realizadas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do material de pesquisa possibilitou: mostrar as ressonâncias das ideias cartesianas como condutoras das condutas dos sujeitos escolares na contem
id USIN_8162879a39113f7ef16922d517b33a73
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1990
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:06:51Z2015-03-04T20:06:51Z2009-12-16Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16A dissertação tem por objetivo problematizar como professoras de uma escola estadual do município de Esteio, situado na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul, descrevem a aprendizagem da matemática escolar e, em particular, o raciocínio lógico de seus alunos. Os aportes teóricos vinculam-se ao pensamento pós-estruturalista, especialmente a algumas formulações do filósofo Michel Foucault e a ideias presentes na obra Discurso do Método, de René Descartes, principalmente aquelas ligadas à ordenação do pensamento. O material de pesquisa está constituído por documentos avaliativos da escola, em especial por 58 pareceres descritivos elaborados por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da instituição estudada, e por entrevistas que com elas foram realizadas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do material de pesquisa possibilitou: mostrar as ressonâncias das ideias cartesianas como condutoras das condutas dos sujeitos escolares na contemThis dissertation aims at problematizing how teachers from a state school in Esteio, a town located in the metropolitan region surrounding the capital of Rio Grande do Sul, describe the learning of school mathematics, particularly their students’ logical reasoning. The theoretical bases of this investigation have been linked to the poststructuralist thought, following some formulations of Michel Foucault, and ideas from Discourse on Method, by René Descartes, mainly those linked to thought ordering. Evaluation documents of the school studied, especially 58 descriptive evaluations written by five teachers of elementary school, as well as interviews with these teachers have constituted the research material. The interviews were recorded and later transcribed. The analysis of the research material has allowed for: showing the resonances of Cartesian ideas as conducting the conducts of school subjects in contemporaneity; reflecting upon relationships between Mathematics as a foundation of reasoning and its maNenhumaGuimarães, Joelmahttp://lattes.cnpq.br/1632913561331851http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesMatemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemáticaCiências Humanaseducação matemáticamétodo cartesianoraciocínio lógicopareceres descritivoscartesian methodlogical reasoningmathematical educationdescriptive evaluationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJoelma Guimarães_.pdfJoelma Guimarães_.pdfapplication/pdf1300420http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1990/1/Joelma+Guimar%C3%A3es_.pdfb850bde242f483d0ee1d3c987cc2e2b6MD51UNISINOS/19902018-04-25 08:48:52.661oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-04-25T11:48:52Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
title Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
spellingShingle Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
Guimarães, Joelma
Ciências Humanas
educação matemática
método cartesiano
raciocínio lógico
pareceres descritivos
cartesian method
logical reasoning
mathematical education
descriptive evaluations
title_short Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
title_full Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
title_fullStr Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
title_full_unstemmed Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
title_sort Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
author Guimarães, Joelma
author_facet Guimarães, Joelma
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1632913561331851
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8744369266395118
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Joelma
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knijnik, Gelsa
contributor_str_mv Knijnik, Gelsa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
educação matemática
método cartesiano
raciocínio lógico
pareceres descritivos
cartesian method
logical reasoning
mathematical education
descriptive evaluations
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
método cartesiano
raciocínio lógico
pareceres descritivos
dc.subject.eng.fl_str_mv cartesian method
logical reasoning
mathematical education
descriptive evaluations
description A dissertação tem por objetivo problematizar como professoras de uma escola estadual do município de Esteio, situado na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul, descrevem a aprendizagem da matemática escolar e, em particular, o raciocínio lógico de seus alunos. Os aportes teóricos vinculam-se ao pensamento pós-estruturalista, especialmente a algumas formulações do filósofo Michel Foucault e a ideias presentes na obra Discurso do Método, de René Descartes, principalmente aquelas ligadas à ordenação do pensamento. O material de pesquisa está constituído por documentos avaliativos da escola, em especial por 58 pareceres descritivos elaborados por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da instituição estudada, e por entrevistas que com elas foram realizadas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do material de pesquisa possibilitou: mostrar as ressonâncias das ideias cartesianas como condutoras das condutas dos sujeitos escolares na contem
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1990/1/Joelma+Guimar%C3%A3es_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b850bde242f483d0ee1d3c987cc2e2b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941454835712