Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990 |
Resumo: | A dissertação tem por objetivo problematizar como professoras de uma escola estadual do município de Esteio, situado na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul, descrevem a aprendizagem da matemática escolar e, em particular, o raciocínio lógico de seus alunos. Os aportes teóricos vinculam-se ao pensamento pós-estruturalista, especialmente a algumas formulações do filósofo Michel Foucault e a ideias presentes na obra Discurso do Método, de René Descartes, principalmente aquelas ligadas à ordenação do pensamento. O material de pesquisa está constituído por documentos avaliativos da escola, em especial por 58 pareceres descritivos elaborados por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da instituição estudada, e por entrevistas que com elas foram realizadas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do material de pesquisa possibilitou: mostrar as ressonâncias das ideias cartesianas como condutoras das condutas dos sujeitos escolares na contem |
id |
USIN_8162879a39113f7ef16922d517b33a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1990 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:06:51Z2015-03-04T20:06:51Z2009-12-16Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16A dissertação tem por objetivo problematizar como professoras de uma escola estadual do município de Esteio, situado na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul, descrevem a aprendizagem da matemática escolar e, em particular, o raciocínio lógico de seus alunos. Os aportes teóricos vinculam-se ao pensamento pós-estruturalista, especialmente a algumas formulações do filósofo Michel Foucault e a ideias presentes na obra Discurso do Método, de René Descartes, principalmente aquelas ligadas à ordenação do pensamento. O material de pesquisa está constituído por documentos avaliativos da escola, em especial por 58 pareceres descritivos elaborados por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da instituição estudada, e por entrevistas que com elas foram realizadas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do material de pesquisa possibilitou: mostrar as ressonâncias das ideias cartesianas como condutoras das condutas dos sujeitos escolares na contemThis dissertation aims at problematizing how teachers from a state school in Esteio, a town located in the metropolitan region surrounding the capital of Rio Grande do Sul, describe the learning of school mathematics, particularly their students’ logical reasoning. The theoretical bases of this investigation have been linked to the poststructuralist thought, following some formulations of Michel Foucault, and ideas from Discourse on Method, by René Descartes, mainly those linked to thought ordering. Evaluation documents of the school studied, especially 58 descriptive evaluations written by five teachers of elementary school, as well as interviews with these teachers have constituted the research material. The interviews were recorded and later transcribed. The analysis of the research material has allowed for: showing the resonances of Cartesian ideas as conducting the conducts of school subjects in contemporaneity; reflecting upon relationships between Mathematics as a foundation of reasoning and its maNenhumaGuimarães, Joelmahttp://lattes.cnpq.br/1632913561331851http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesMatemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemáticaCiências Humanaseducação matemáticamétodo cartesianoraciocínio lógicopareceres descritivoscartesian methodlogical reasoningmathematical educationdescriptive evaluationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJoelma Guimarães_.pdfJoelma Guimarães_.pdfapplication/pdf1300420http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1990/1/Joelma+Guimar%C3%A3es_.pdfb850bde242f483d0ee1d3c987cc2e2b6MD51UNISINOS/19902018-04-25 08:48:52.661oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-04-25T11:48:52Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática |
title |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática |
spellingShingle |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática Guimarães, Joelma Ciências Humanas educação matemática método cartesiano raciocínio lógico pareceres descritivos cartesian method logical reasoning mathematical education descriptive evaluations |
title_short |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática |
title_full |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática |
title_fullStr |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática |
title_full_unstemmed |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática |
title_sort |
Matemática escolar, raciocínio lógico e a construção do "bom aluno" em matemática |
author |
Guimarães, Joelma |
author_facet |
Guimarães, Joelma |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1632913561331851 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8744369266395118 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Joelma |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
contributor_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas educação matemática método cartesiano raciocínio lógico pareceres descritivos cartesian method logical reasoning mathematical education descriptive evaluations |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática método cartesiano raciocínio lógico pareceres descritivos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
cartesian method logical reasoning mathematical education descriptive evaluations |
description |
A dissertação tem por objetivo problematizar como professoras de uma escola estadual do município de Esteio, situado na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul, descrevem a aprendizagem da matemática escolar e, em particular, o raciocínio lógico de seus alunos. Os aportes teóricos vinculam-se ao pensamento pós-estruturalista, especialmente a algumas formulações do filósofo Michel Foucault e a ideias presentes na obra Discurso do Método, de René Descartes, principalmente aquelas ligadas à ordenação do pensamento. O material de pesquisa está constituído por documentos avaliativos da escola, em especial por 58 pareceres descritivos elaborados por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da instituição estudada, e por entrevistas que com elas foram realizadas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise do material de pesquisa possibilitou: mostrar as ressonâncias das ideias cartesianas como condutoras das condutas dos sujeitos escolares na contem |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1990/1/Joelma+Guimar%C3%A3es_.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b850bde242f483d0ee1d3c987cc2e2b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941454835712 |