Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpato, Gildo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2065
Resumo: Este estudo decorreu de uma pesquisa sobre docência universitária realizada em três universidades localizadas no Estado de Santa Catarina, Brasil. Envolveu cursos que tradicionalmente formam profissionais liberais de Direito, Engenharia Civil e Medicina. Alguns profissionais, apesar de não terem formação específica para a docência, após alguns anos de experiência acadêmica, tornam-se referência para seus alunos, conforme indicam resultados de Avaliações Institucionais. A partir desse pressuposto, foi tomado como objetivo de pesquisa o compreender as representações e as práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais, docentes universitários. Procuraram-se identificar os possíveis interferentes e impactos que ocorrem nesse processo, decorrentes da história pessoal dos docentes, dos sistemas de avaliação institucional, dos valores próprios do campo profissional e do contexto mais amplo da sociedade. A abordagem utilizada foi predominantemente qualitativa de cunho etnográfi
id USIN_87279e109c0c5b20471343c93f4aafdd
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2065
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2007-12-14Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 14Este estudo decorreu de uma pesquisa sobre docência universitária realizada em três universidades localizadas no Estado de Santa Catarina, Brasil. Envolveu cursos que tradicionalmente formam profissionais liberais de Direito, Engenharia Civil e Medicina. Alguns profissionais, apesar de não terem formação específica para a docência, após alguns anos de experiência acadêmica, tornam-se referência para seus alunos, conforme indicam resultados de Avaliações Institucionais. A partir desse pressuposto, foi tomado como objetivo de pesquisa o compreender as representações e as práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais, docentes universitários. Procuraram-se identificar os possíveis interferentes e impactos que ocorrem nesse processo, decorrentes da história pessoal dos docentes, dos sistemas de avaliação institucional, dos valores próprios do campo profissional e do contexto mais amplo da sociedade. A abordagem utilizada foi predominantemente qualitativa de cunho etnográfiThis work is the result of a research on university teaching carried out in three universities in the state of Santa Catarina, Brazil, focusing on the programs of Law, Civil Engineering and Medicine. Some professionals, in spite of their lack of a specific graduation on teaching, after some years of academic experience, become a reference to their students, as the institutional evaluation statistics indicate. Based on that, I decided to investigate and understand the representations and pedagogical practices performed by those professionals positively evaluated by the students. Possible interfering facts and impacts connected to the personal history of the professors, the institutional evaluation systems, the professional field, and the general social context were considered. The approach used was predominantly qualitative and ethnographic and the procedures adopted were: documental analysis, questionnaires and interviews with focal groups of students of the three institutions. Semi-structured interviews werNenhumaVolpato, Gildohttp://lattes.cnpq.br/6138659405678020http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesProfissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superiorCiências Humanasavaliação institucionaldocência universitáriainovação pedagógicapráticas pedagógicassaberes docentesprofissionais liberaisinstitutional evaluationpedagogical innovationpedagogical practicesteaching knowledgeuniversity teachingliberal professionalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2065info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALprofissionais liberais.pdfprofissionais liberais.pdfapplication/pdf702659http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2065/1/profissionais+liberais.pdfc19f6bcd77a439ddca381f7e3fe51a12MD51UNISINOS/20652015-03-10 11:27:51.509oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:27:51Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
title Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
spellingShingle Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
Volpato, Gildo
Ciências Humanas
avaliação institucional
docência universitária
inovação pedagógica
práticas pedagógicas
saberes docentes
profissionais liberais
institutional evaluation
pedagogical innovation
pedagogical practices
teaching knowledge
university teaching
liberal professionals
title_short Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
title_full Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
title_fullStr Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
title_full_unstemmed Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
title_sort Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior
author Volpato, Gildo
author_facet Volpato, Gildo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6138659405678020
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Volpato, Gildo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
avaliação institucional
docência universitária
inovação pedagógica
práticas pedagógicas
saberes docentes
profissionais liberais
institutional evaluation
pedagogical innovation
pedagogical practices
teaching knowledge
university teaching
liberal professionals
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação institucional
docência universitária
inovação pedagógica
práticas pedagógicas
saberes docentes
profissionais liberais
dc.subject.eng.fl_str_mv institutional evaluation
pedagogical innovation
pedagogical practices
teaching knowledge
university teaching
liberal professionals
description Este estudo decorreu de uma pesquisa sobre docência universitária realizada em três universidades localizadas no Estado de Santa Catarina, Brasil. Envolveu cursos que tradicionalmente formam profissionais liberais de Direito, Engenharia Civil e Medicina. Alguns profissionais, apesar de não terem formação específica para a docência, após alguns anos de experiência acadêmica, tornam-se referência para seus alunos, conforme indicam resultados de Avaliações Institucionais. A partir desse pressuposto, foi tomado como objetivo de pesquisa o compreender as representações e as práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais, docentes universitários. Procuraram-se identificar os possíveis interferentes e impactos que ocorrem nesse processo, decorrentes da história pessoal dos docentes, dos sistemas de avaliação institucional, dos valores próprios do campo profissional e do contexto mais amplo da sociedade. A abordagem utilizada foi predominantemente qualitativa de cunho etnográfi
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2065
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2065/1/profissionais+liberais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c19f6bcd77a439ddca381f7e3fe51a12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942139555840