Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar como se constitui a autoridade docente na prática pedagógica, nas escolas franciscanas, buscando compreender o vínculo existente entre os pressupostos da filosofia franciscana e a prática da autoridade em sala de aula. Na composição do horizonte teórico, apresento inicialmente reflexões acerca do entendimento da autoridade e do poder ao longo da história. Em seguida focalizo a questão da autoridade e do poder na visão franciscana e discuto a função social do professor e da escola. Na seqüência, abordo o contexto desafiador enfrentado pelos professores na atualidade, trazendo falas dos entrevistados e discutindo questões relacionadas ao tema da autoridade. A pesquisa é do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através das observações na sala de aula e de entrevistas, que envolveram 12 professores de duas escolas particulares pertencentes à Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Os resultados obtidos mostram que os professores têm con |
id |
USIN_d339df3a9fdff302835b2f6f02dceef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2004 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:06:53Z2015-03-04T20:06:53Z2005-05-12Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 12O presente estudo tem como objetivo investigar como se constitui a autoridade docente na prática pedagógica, nas escolas franciscanas, buscando compreender o vínculo existente entre os pressupostos da filosofia franciscana e a prática da autoridade em sala de aula. Na composição do horizonte teórico, apresento inicialmente reflexões acerca do entendimento da autoridade e do poder ao longo da história. Em seguida focalizo a questão da autoridade e do poder na visão franciscana e discuto a função social do professor e da escola. Na seqüência, abordo o contexto desafiador enfrentado pelos professores na atualidade, trazendo falas dos entrevistados e discutindo questões relacionadas ao tema da autoridade. A pesquisa é do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através das observações na sala de aula e de entrevistas, que envolveram 12 professores de duas escolas particulares pertencentes à Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Os resultados obtidos mostram que os professores têm conThis study investigates how the teachers’ authority is built in its pedagogical practice, within Franciscan schools, aiming to understand the link that exists between the Franciscan philosophy purposes and the practice of the authority in the classroom. Concerned to the composition of the theoretical horizon, I present initially reflections about the understanding of the authority and power throughout the history. Then I focalize the authority and power questions within a Franciscan vision and I discuss the teacher social function inside the classroom. In the sequence, I deal with the daring context faced by the teachers nowadays, bringing the speeches of the interviewed ones and discussing questions related to the authority theme. This is a qualitative research. The data collection was made through observations inside classrooms and interviews that involve 12 teachers from two private schools belonging to Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. The results show that the teachers are consciouNenhumaKlein, Maria Anahttp://lattes.cnpq.br/2070649019901446http://lattes.cnpq.br/3069118847022513Gonçalves, Maria Augusta S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesRelação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanasCiências Humanasescola franciscanaprática pedagógicaautoridade docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMariaKleinEducacao.pdfMariaKleinEducacao.pdfapplication/pdf469381http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2004/1/MariaKleinEducacao.pdf8c186b67a2ac90a551e464d18a080ef2MD51UNISINOS/20042015-03-10 08:48:20.994oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:48:20Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas |
title |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas |
spellingShingle |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas Klein, Maria Ana Ciências Humanas escola franciscana prática pedagógica autoridade docente |
title_short |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas |
title_full |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas |
title_fullStr |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas |
title_full_unstemmed |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas |
title_sort |
Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas |
author |
Klein, Maria Ana |
author_facet |
Klein, Maria Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2070649019901446 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3069118847022513 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Maria Ana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Augusta S. |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Maria Augusta S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas escola franciscana prática pedagógica autoridade docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola franciscana prática pedagógica autoridade docente |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar como se constitui a autoridade docente na prática pedagógica, nas escolas franciscanas, buscando compreender o vínculo existente entre os pressupostos da filosofia franciscana e a prática da autoridade em sala de aula. Na composição do horizonte teórico, apresento inicialmente reflexões acerca do entendimento da autoridade e do poder ao longo da história. Em seguida focalizo a questão da autoridade e do poder na visão franciscana e discuto a função social do professor e da escola. Na seqüência, abordo o contexto desafiador enfrentado pelos professores na atualidade, trazendo falas dos entrevistados e discutindo questões relacionadas ao tema da autoridade. A pesquisa é do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através das observações na sala de aula e de entrevistas, que envolveram 12 professores de duas escolas particulares pertencentes à Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Os resultados obtidos mostram que os professores têm con |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-05-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2004/1/MariaKleinEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c186b67a2ac90a551e464d18a080ef2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941483147264 |