Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Maria Ana
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar como se constitui a autoridade docente na prática pedagógica, nas escolas franciscanas, buscando compreender o vínculo existente entre os pressupostos da filosofia franciscana e a prática da autoridade em sala de aula. Na composição do horizonte teórico, apresento inicialmente reflexões acerca do entendimento da autoridade e do poder ao longo da história. Em seguida focalizo a questão da autoridade e do poder na visão franciscana e discuto a função social do professor e da escola. Na seqüência, abordo o contexto desafiador enfrentado pelos professores na atualidade, trazendo falas dos entrevistados e discutindo questões relacionadas ao tema da autoridade. A pesquisa é do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através das observações na sala de aula e de entrevistas, que envolveram 12 professores de duas escolas particulares pertencentes à Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Os resultados obtidos mostram que os professores têm con
id USIN_d339df3a9fdff302835b2f6f02dceef8
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2004
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:06:53Z2015-03-04T20:06:53Z2005-05-12Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 12O presente estudo tem como objetivo investigar como se constitui a autoridade docente na prática pedagógica, nas escolas franciscanas, buscando compreender o vínculo existente entre os pressupostos da filosofia franciscana e a prática da autoridade em sala de aula. Na composição do horizonte teórico, apresento inicialmente reflexões acerca do entendimento da autoridade e do poder ao longo da história. Em seguida focalizo a questão da autoridade e do poder na visão franciscana e discuto a função social do professor e da escola. Na seqüência, abordo o contexto desafiador enfrentado pelos professores na atualidade, trazendo falas dos entrevistados e discutindo questões relacionadas ao tema da autoridade. A pesquisa é do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através das observações na sala de aula e de entrevistas, que envolveram 12 professores de duas escolas particulares pertencentes à Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Os resultados obtidos mostram que os professores têm conThis study investigates how the teachers’ authority is built in its pedagogical practice, within Franciscan schools, aiming to understand the link that exists between the Franciscan philosophy purposes and the practice of the authority in the classroom. Concerned to the composition of the theoretical horizon, I present initially reflections about the understanding of the authority and power throughout the history. Then I focalize the authority and power questions within a Franciscan vision and I discuss the teacher social function inside the classroom. In the sequence, I deal with the daring context faced by the teachers nowadays, bringing the speeches of the interviewed ones and discussing questions related to the authority theme. This is a qualitative research. The data collection was made through observations inside classrooms and interviews that involve 12 teachers from two private schools belonging to Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. The results show that the teachers are consciouNenhumaKlein, Maria Anahttp://lattes.cnpq.br/2070649019901446http://lattes.cnpq.br/3069118847022513Gonçalves, Maria Augusta S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesRelação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanasCiências Humanasescola franciscanaprática pedagógicaautoridade docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMariaKleinEducacao.pdfMariaKleinEducacao.pdfapplication/pdf469381http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2004/1/MariaKleinEducacao.pdf8c186b67a2ac90a551e464d18a080ef2MD51UNISINOS/20042015-03-10 08:48:20.994oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:48:20Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
title Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
spellingShingle Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
Klein, Maria Ana
Ciências Humanas
escola franciscana
prática pedagógica
autoridade docente
title_short Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
title_full Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
title_fullStr Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
title_full_unstemmed Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
title_sort Relação pedagógica e autoridade docente: um estudo a partir das escolas franciscanas
author Klein, Maria Ana
author_facet Klein, Maria Ana
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2070649019901446
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3069118847022513
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Maria Ana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
contributor_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
escola franciscana
prática pedagógica
autoridade docente
dc.subject.por.fl_str_mv escola franciscana
prática pedagógica
autoridade docente
description O presente estudo tem como objetivo investigar como se constitui a autoridade docente na prática pedagógica, nas escolas franciscanas, buscando compreender o vínculo existente entre os pressupostos da filosofia franciscana e a prática da autoridade em sala de aula. Na composição do horizonte teórico, apresento inicialmente reflexões acerca do entendimento da autoridade e do poder ao longo da história. Em seguida focalizo a questão da autoridade e do poder na visão franciscana e discuto a função social do professor e da escola. Na seqüência, abordo o contexto desafiador enfrentado pelos professores na atualidade, trazendo falas dos entrevistados e discutindo questões relacionadas ao tema da autoridade. A pesquisa é do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através das observações na sala de aula e de entrevistas, que envolveram 12 professores de duas escolas particulares pertencentes à Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Os resultados obtidos mostram que os professores têm con
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2004/1/MariaKleinEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c186b67a2ac90a551e464d18a080ef2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941483147264