Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campani, Daiana
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544
Resumo: Na área de ensino de língua materna, vários trabalhos vêm discutindo questões relacionadas à didatização do gênero. Um ponto, entretanto, pouco tem sido contemplado: a relação entre gênero e elementos de estruturação lingüística. Dolz e Schneuwly (2004) são bastante enfáticos a esse respeito ao afirmarem que uma seqüência didática não deve contemplar itens de estruturação de línguas, entre os quais está incluída a pontuação. Tais conhecimentos, segundo os autores, precisam ser construídos em outros momentos, tratando-se, nas seqüências, apenas das características específicas do gênero escolhido. Esta dissertação objetiva fazer avançar a reflexão sobre a possibilidade de um item de estruturação de língua como a pontuação, por ser necessário à constituição de determinado gênero, fazer parte da seqüência que o explore. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de ensino de língua materna que buscou incluir o estudo da pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorí
id USIN_d44385f8be13f84d8687ce6fd232bc8b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2544
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:10:46Z2015-03-05T18:10:46Z2005-11-19Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19Na área de ensino de língua materna, vários trabalhos vêm discutindo questões relacionadas à didatização do gênero. Um ponto, entretanto, pouco tem sido contemplado: a relação entre gênero e elementos de estruturação lingüística. Dolz e Schneuwly (2004) são bastante enfáticos a esse respeito ao afirmarem que uma seqüência didática não deve contemplar itens de estruturação de línguas, entre os quais está incluída a pontuação. Tais conhecimentos, segundo os autores, precisam ser construídos em outros momentos, tratando-se, nas seqüências, apenas das características específicas do gênero escolhido. Esta dissertação objetiva fazer avançar a reflexão sobre a possibilidade de um item de estruturação de língua como a pontuação, por ser necessário à constituição de determinado gênero, fazer parte da seqüência que o explore. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de ensino de língua materna que buscou incluir o estudo da pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humoríIn the research field of first language acquisition, several studies have discussed issues related to the approaching of genres in the classroom. One issue, however, has not completely been dealt with: the relation between genre and elements of the linguistic structure. Dolz and Schneuwly (2004) strongly claim that a didactic sequence does not have to embrace items of the linguistic structuring, within which punctuation is included. Such a knowledge, they argue, have to be constructed in different moments. In the sequences, only the specific features of the selected genre should be dealt with. This dissertation aims at advancing the reflection upon the possibility of an item of the linguistic structuring, such as punctuation, be part of the sequence that explores a certain genre, since punctuation is considered necessary for the constitution of the genre. In this way, this study presents the result of a proposal for the first language classroom that tried to include punctuation as an item to be studied in a dCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCampani, Daianahttp://lattes.cnpq.br/2775599300778890http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaQuestões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantilLetras e ArtesLingüísticagêneros textuaisinteracionismo sociodiscursivopontuaçãopunctuationsociodiscursive interactionismtextual genresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALquestoes para alem.pdfquestoes para alem.pdfapplication/pdf12837843http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2544/1/questoes+para+alem.pdfed1c99ba1bef19df8073536a53dd0aafMD51UNISINOS/25442015-03-17 14:39:37.137oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T17:39:37Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
title Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
spellingShingle Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
Campani, Daiana
Letras e Artes
Lingüística
gêneros textuais
interacionismo sociodiscursivo
pontuação
punctuation
sociodiscursive interactionism
textual genres
title_short Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
title_full Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
title_fullStr Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
title_full_unstemmed Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
title_sort Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
author Campani, Daiana
author_facet Campani, Daiana
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2775599300778890
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4439407429779665
dc.contributor.author.fl_str_mv Campani, Daiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
contributor_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
gêneros textuais
interacionismo sociodiscursivo
pontuação
punctuation
sociodiscursive interactionism
textual genres
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros textuais
interacionismo sociodiscursivo
pontuação
dc.subject.eng.fl_str_mv punctuation
sociodiscursive interactionism
textual genres
description Na área de ensino de língua materna, vários trabalhos vêm discutindo questões relacionadas à didatização do gênero. Um ponto, entretanto, pouco tem sido contemplado: a relação entre gênero e elementos de estruturação lingüística. Dolz e Schneuwly (2004) são bastante enfáticos a esse respeito ao afirmarem que uma seqüência didática não deve contemplar itens de estruturação de línguas, entre os quais está incluída a pontuação. Tais conhecimentos, segundo os autores, precisam ser construídos em outros momentos, tratando-se, nas seqüências, apenas das características específicas do gênero escolhido. Esta dissertação objetiva fazer avançar a reflexão sobre a possibilidade de um item de estruturação de língua como a pontuação, por ser necessário à constituição de determinado gênero, fazer parte da seqüência que o explore. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de ensino de língua materna que buscou incluir o estudo da pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorí
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2544/1/questoes+para+alem.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed1c99ba1bef19df8073536a53dd0aaf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844945494999040