Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544 |
Resumo: | Na área de ensino de língua materna, vários trabalhos vêm discutindo questões relacionadas à didatização do gênero. Um ponto, entretanto, pouco tem sido contemplado: a relação entre gênero e elementos de estruturação lingüística. Dolz e Schneuwly (2004) são bastante enfáticos a esse respeito ao afirmarem que uma seqüência didática não deve contemplar itens de estruturação de línguas, entre os quais está incluída a pontuação. Tais conhecimentos, segundo os autores, precisam ser construídos em outros momentos, tratando-se, nas seqüências, apenas das características específicas do gênero escolhido. Esta dissertação objetiva fazer avançar a reflexão sobre a possibilidade de um item de estruturação de língua como a pontuação, por ser necessário à constituição de determinado gênero, fazer parte da seqüência que o explore. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de ensino de língua materna que buscou incluir o estudo da pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorí |
id |
USIN_d44385f8be13f84d8687ce6fd232bc8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2544 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:10:46Z2015-03-05T18:10:46Z2005-11-19Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19Na área de ensino de língua materna, vários trabalhos vêm discutindo questões relacionadas à didatização do gênero. Um ponto, entretanto, pouco tem sido contemplado: a relação entre gênero e elementos de estruturação lingüística. Dolz e Schneuwly (2004) são bastante enfáticos a esse respeito ao afirmarem que uma seqüência didática não deve contemplar itens de estruturação de línguas, entre os quais está incluída a pontuação. Tais conhecimentos, segundo os autores, precisam ser construídos em outros momentos, tratando-se, nas seqüências, apenas das características específicas do gênero escolhido. Esta dissertação objetiva fazer avançar a reflexão sobre a possibilidade de um item de estruturação de língua como a pontuação, por ser necessário à constituição de determinado gênero, fazer parte da seqüência que o explore. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de ensino de língua materna que buscou incluir o estudo da pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humoríIn the research field of first language acquisition, several studies have discussed issues related to the approaching of genres in the classroom. One issue, however, has not completely been dealt with: the relation between genre and elements of the linguistic structure. Dolz and Schneuwly (2004) strongly claim that a didactic sequence does not have to embrace items of the linguistic structuring, within which punctuation is included. Such a knowledge, they argue, have to be constructed in different moments. In the sequences, only the specific features of the selected genre should be dealt with. This dissertation aims at advancing the reflection upon the possibility of an item of the linguistic structuring, such as punctuation, be part of the sequence that explores a certain genre, since punctuation is considered necessary for the constitution of the genre. In this way, this study presents the result of a proposal for the first language classroom that tried to include punctuation as an item to be studied in a dCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCampani, Daianahttp://lattes.cnpq.br/2775599300778890http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaQuestões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantilLetras e ArtesLingüísticagêneros textuaisinteracionismo sociodiscursivopontuaçãopunctuationsociodiscursive interactionismtextual genresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALquestoes para alem.pdfquestoes para alem.pdfapplication/pdf12837843http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2544/1/questoes+para+alem.pdfed1c99ba1bef19df8073536a53dd0aafMD51UNISINOS/25442015-03-17 14:39:37.137oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T17:39:37Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil |
title |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil |
spellingShingle |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil Campani, Daiana Letras e Artes Lingüística gêneros textuais interacionismo sociodiscursivo pontuação punctuation sociodiscursive interactionism textual genres |
title_short |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil |
title_full |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil |
title_fullStr |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil |
title_full_unstemmed |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil |
title_sort |
Questões para além da didatização do gênero:um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil |
author |
Campani, Daiana |
author_facet |
Campani, Daiana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2775599300778890 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4439407429779665 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campani, Daiana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
contributor_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística gêneros textuais interacionismo sociodiscursivo pontuação punctuation sociodiscursive interactionism textual genres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gêneros textuais interacionismo sociodiscursivo pontuação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
punctuation sociodiscursive interactionism textual genres |
description |
Na área de ensino de língua materna, vários trabalhos vêm discutindo questões relacionadas à didatização do gênero. Um ponto, entretanto, pouco tem sido contemplado: a relação entre gênero e elementos de estruturação lingüística. Dolz e Schneuwly (2004) são bastante enfáticos a esse respeito ao afirmarem que uma seqüência didática não deve contemplar itens de estruturação de línguas, entre os quais está incluída a pontuação. Tais conhecimentos, segundo os autores, precisam ser construídos em outros momentos, tratando-se, nas seqüências, apenas das características específicas do gênero escolhido. Esta dissertação objetiva fazer avançar a reflexão sobre a possibilidade de um item de estruturação de língua como a pontuação, por ser necessário à constituição de determinado gênero, fazer parte da seqüência que o explore. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados de uma proposta de ensino de língua materna que buscou incluir o estudo da pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorí |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:10:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2544/1/questoes+para+alem.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed1c99ba1bef19df8073536a53dd0aaf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844945494999040 |