Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577
Resumo: O presente trabalho investiga como os alunos de uma escola para surdos coconstroem experiências de língua portuguesa no contexto de sala de aula, e é inspirado no trabalho de Richard Donato, publicado em 1994, que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Também tenta descobrir como o desenvolvimento desta L2 é trazido para o plano social, partindo da hipótese de que os aprendizes podem, de certa maneira, em algumas circunstâncias, prover o mesmo tipo de suporte e orientação uns aos outros, assim como os adultos fazem com as crianças, segundo o conceito de scaffolding investigado por Wood, Bruner e Ross (1976). Para isto, foram gerados dados mediante observação participante de aulas e aplicações de oficinas didáticas elaboradas especialmente para este fim em uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual especial para surdos da região metropolitana de Porto Alegre. Essas aulas foram gravadas em
id USIN_f2c8d1c5f71eb69fa79f70c559c008c5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2577
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:11:58Z2015-03-05T18:11:58Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-05T18:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26O presente trabalho investiga como os alunos de uma escola para surdos coconstroem experiências de língua portuguesa no contexto de sala de aula, e é inspirado no trabalho de Richard Donato, publicado em 1994, que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Também tenta descobrir como o desenvolvimento desta L2 é trazido para o plano social, partindo da hipótese de que os aprendizes podem, de certa maneira, em algumas circunstâncias, prover o mesmo tipo de suporte e orientação uns aos outros, assim como os adultos fazem com as crianças, segundo o conceito de scaffolding investigado por Wood, Bruner e Ross (1976). Para isto, foram gerados dados mediante observação participante de aulas e aplicações de oficinas didáticas elaboradas especialmente para este fim em uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual especial para surdos da região metropolitana de Porto Alegre. Essas aulas foram gravadas emThe present work investigates how the students from a school for deaf co-construct experiences of Portuguese language (PL) in the classroom context, and is inspired by Richard Donato's work, published in 1994, that that aimed to identify the presence of the practice of scaffolding in the interactions between peers in lessons of French as a second language. The research also intends to discover how the development of this L2 is brought to the social plan, starting from the hypothesis that learners can, somehow, in some circumstances, provide the same kind of support and orientation to each others, like adults do with children, according to scaffolding concept researched by Wood, Bruner and Ross (1976). In order to do that, data were generated through participant observation of lessons and applications of didactic workshops especially elaborated for this purpose in a sixth grade Middle School group of a public special school for the deaf of the Porto Alegre metropolitan region. These lessons were videotaped,NenhumaPires, Vanessa de Oliveira Dagostimhttp://lattes.cnpq.br/3532159996497631http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaAndaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdosLetras e ArtesLingüísticaeducação de surdoslíngua portuguesa para surdossociointeracionismoandaimento coletivodeaf educationportuguese language for the deafsocio-interactionismcollective scaffoldinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALVanessaPiresLinguisticaP.pdfVanessaPiresLinguisticaP.pdfapplication/pdf1979172http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2577/1/VanessaPiresLinguisticaP.pdfcea6108eee62395323c7ab60b72cd1a5MD51UNISINOS/25772015-03-17 15:58:35.762oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:58:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
title Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
spellingShingle Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim
Letras e Artes
Lingüística
educação de surdos
língua portuguesa para surdos
sociointeracionismo
andaimento coletivo
deaf education
portuguese language for the deaf
socio-interactionism
collective scaffolding
title_short Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
title_full Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
title_fullStr Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
title_full_unstemmed Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
title_sort Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
author Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim
author_facet Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3532159996497631
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4439407429779665
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
contributor_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
educação de surdos
língua portuguesa para surdos
sociointeracionismo
andaimento coletivo
deaf education
portuguese language for the deaf
socio-interactionism
collective scaffolding
dc.subject.por.fl_str_mv educação de surdos
língua portuguesa para surdos
sociointeracionismo
andaimento coletivo
dc.subject.eng.fl_str_mv deaf education
portuguese language for the deaf
socio-interactionism
collective scaffolding
description O presente trabalho investiga como os alunos de uma escola para surdos coconstroem experiências de língua portuguesa no contexto de sala de aula, e é inspirado no trabalho de Richard Donato, publicado em 1994, que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Também tenta descobrir como o desenvolvimento desta L2 é trazido para o plano social, partindo da hipótese de que os aprendizes podem, de certa maneira, em algumas circunstâncias, prover o mesmo tipo de suporte e orientação uns aos outros, assim como os adultos fazem com as crianças, segundo o conceito de scaffolding investigado por Wood, Bruner e Ross (1976). Para isto, foram gerados dados mediante observação participante de aulas e aplicações de oficinas didáticas elaboradas especialmente para este fim em uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual especial para surdos da região metropolitana de Porto Alegre. Essas aulas foram gravadas em
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2577/1/VanessaPiresLinguisticaP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cea6108eee62395323c7ab60b72cd1a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946130436096