Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577 |
Resumo: | O presente trabalho investiga como os alunos de uma escola para surdos coconstroem experiências de língua portuguesa no contexto de sala de aula, e é inspirado no trabalho de Richard Donato, publicado em 1994, que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Também tenta descobrir como o desenvolvimento desta L2 é trazido para o plano social, partindo da hipótese de que os aprendizes podem, de certa maneira, em algumas circunstâncias, prover o mesmo tipo de suporte e orientação uns aos outros, assim como os adultos fazem com as crianças, segundo o conceito de scaffolding investigado por Wood, Bruner e Ross (1976). Para isto, foram gerados dados mediante observação participante de aulas e aplicações de oficinas didáticas elaboradas especialmente para este fim em uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual especial para surdos da região metropolitana de Porto Alegre. Essas aulas foram gravadas em |
id |
USIN_f2c8d1c5f71eb69fa79f70c559c008c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2577 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:11:58Z2015-03-05T18:11:58Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-05T18:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26O presente trabalho investiga como os alunos de uma escola para surdos coconstroem experiências de língua portuguesa no contexto de sala de aula, e é inspirado no trabalho de Richard Donato, publicado em 1994, que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Também tenta descobrir como o desenvolvimento desta L2 é trazido para o plano social, partindo da hipótese de que os aprendizes podem, de certa maneira, em algumas circunstâncias, prover o mesmo tipo de suporte e orientação uns aos outros, assim como os adultos fazem com as crianças, segundo o conceito de scaffolding investigado por Wood, Bruner e Ross (1976). Para isto, foram gerados dados mediante observação participante de aulas e aplicações de oficinas didáticas elaboradas especialmente para este fim em uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual especial para surdos da região metropolitana de Porto Alegre. Essas aulas foram gravadas emThe present work investigates how the students from a school for deaf co-construct experiences of Portuguese language (PL) in the classroom context, and is inspired by Richard Donato's work, published in 1994, that that aimed to identify the presence of the practice of scaffolding in the interactions between peers in lessons of French as a second language. The research also intends to discover how the development of this L2 is brought to the social plan, starting from the hypothesis that learners can, somehow, in some circumstances, provide the same kind of support and orientation to each others, like adults do with children, according to scaffolding concept researched by Wood, Bruner and Ross (1976). In order to do that, data were generated through participant observation of lessons and applications of didactic workshops especially elaborated for this purpose in a sixth grade Middle School group of a public special school for the deaf of the Porto Alegre metropolitan region. These lessons were videotaped,NenhumaPires, Vanessa de Oliveira Dagostimhttp://lattes.cnpq.br/3532159996497631http://lattes.cnpq.br/4439407429779665Guimarães, Ana Maria de MattosUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaAndaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdosLetras e ArtesLingüísticaeducação de surdoslíngua portuguesa para surdossociointeracionismoandaimento coletivodeaf educationportuguese language for the deafsocio-interactionismcollective scaffoldinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALVanessaPiresLinguisticaP.pdfVanessaPiresLinguisticaP.pdfapplication/pdf1979172http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2577/1/VanessaPiresLinguisticaP.pdfcea6108eee62395323c7ab60b72cd1a5MD51UNISINOS/25772015-03-17 15:58:35.762oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T18:58:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos |
title |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos |
spellingShingle |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim Letras e Artes Lingüística educação de surdos língua portuguesa para surdos sociointeracionismo andaimento coletivo deaf education portuguese language for the deaf socio-interactionism collective scaffolding |
title_short |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos |
title_full |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos |
title_fullStr |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos |
title_full_unstemmed |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos |
title_sort |
Andaimento coletivo como prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos |
author |
Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim |
author_facet |
Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3532159996497631 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4439407429779665 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Vanessa de Oliveira Dagostim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
contributor_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística educação de surdos língua portuguesa para surdos sociointeracionismo andaimento coletivo deaf education portuguese language for the deaf socio-interactionism collective scaffolding |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de surdos língua portuguesa para surdos sociointeracionismo andaimento coletivo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
deaf education portuguese language for the deaf socio-interactionism collective scaffolding |
description |
O presente trabalho investiga como os alunos de uma escola para surdos coconstroem experiências de língua portuguesa no contexto de sala de aula, e é inspirado no trabalho de Richard Donato, publicado em 1994, que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Também tenta descobrir como o desenvolvimento desta L2 é trazido para o plano social, partindo da hipótese de que os aprendizes podem, de certa maneira, em algumas circunstâncias, prover o mesmo tipo de suporte e orientação uns aos outros, assim como os adultos fazem com as crianças, segundo o conceito de scaffolding investigado por Wood, Bruner e Ross (1976). Para isto, foram gerados dados mediante observação participante de aulas e aplicações de oficinas didáticas elaboradas especialmente para este fim em uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola estadual especial para surdos da região metropolitana de Porto Alegre. Essas aulas foram gravadas em |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:11:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:11:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2577/1/VanessaPiresLinguisticaP.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cea6108eee62395323c7ab60b72cd1a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946130436096 |