The role of railway in the definition of tourist territory and hotels: a study on the Hotel Veraneio Desvio Blauth (Farroupilha/RS)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/169244 |
Resumo: | Relaciona-se, neste artigo, o início da hospitalidade comercial de lazer com a formação de um equipamento turístico em Farroupilha, na Serra Gaúcha e a implantação da ferrovia. Justifica-se esta condição a partir do primeiro hotel de lazer, na atual Região Turística da Uva e Vinho, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, denominado Veraneio Desvio Blauth, objeto deste estudo. Objetiva-se assim, descrever o protagonismo do meio de hospedagem e sua importância histórica como equipamento proto-turistico, seu funcionamento e a importância da ferrovia na definição do território turístico, atualmente conhecido como Serra Gaúcha. Para justificar, reforça-se o entendimento do seu contexto regional e territorial, qualificando espacialmente e identificando como localidade turística. Nesta época, a área teve sua formação e estrutura pioneira de hospedagem associado a um ambiente rural, clima serrano e bucólico. Seu apogeu está ligado diretamente ao uso da ferrovia como meio de acesso. O presente estudo compreende o período em que funcionou o empreendimento turístico, de 1920 até meados da década de 1950. A metodologia é um estudo de caso, de abordagem qualitativa e descritiva, com técnicas de pesquisa documental e entrevistas. Conclui-se que há protagonismo da família Blauth na instalação e funcionamento do equipamento, observando-se suas modificações territoriais, com a introdução de uma atividade diferente da agricultura praticada por descendentes de imigrantes italianos e germânicos, favorecida principalmente pela ferrovia. Aponta-se na pesquisa sua dependência ao acesso por meio ferroviário, além de fatores sucessórios do empreendimento, que levaram ao fim das atividades. |
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The role of railway in the definition of tourist territory and hotels: a study on the Hotel Veraneio Desvio Blauth (Farroupilha/RS)El papel del ferrocarril en la definición del territorio turístico y los hoteles: un estudio sobre la Hotel Veraneio Desvio Blauth (Farroupilha/RS)O papel da ferrovia na definição do território turístico e da hospitalidade: um estudo sobre o Hotel Veraneio Desvio Blauth (farroupilha/RS)HospitalityRailwayTourist territoryTourist implantation in the Serra GaúchaMedios de hospedajeFerrocarrilTerritorio turísticoImplantación turística en la Serra GaúchaMeios de hospedagemFerroviaTerritório TurísticoImplantação turística na Serra GaúchaRelaciona-se, neste artigo, o início da hospitalidade comercial de lazer com a formação de um equipamento turístico em Farroupilha, na Serra Gaúcha e a implantação da ferrovia. Justifica-se esta condição a partir do primeiro hotel de lazer, na atual Região Turística da Uva e Vinho, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, denominado Veraneio Desvio Blauth, objeto deste estudo. Objetiva-se assim, descrever o protagonismo do meio de hospedagem e sua importância histórica como equipamento proto-turistico, seu funcionamento e a importância da ferrovia na definição do território turístico, atualmente conhecido como Serra Gaúcha. Para justificar, reforça-se o entendimento do seu contexto regional e territorial, qualificando espacialmente e identificando como localidade turística. Nesta época, a área teve sua formação e estrutura pioneira de hospedagem associado a um ambiente rural, clima serrano e bucólico. Seu apogeu está ligado diretamente ao uso da ferrovia como meio de acesso. O presente estudo compreende o período em que funcionou o empreendimento turístico, de 1920 até meados da década de 1950. A metodologia é um estudo de caso, de abordagem qualitativa e descritiva, com técnicas de pesquisa documental e entrevistas. Conclui-se que há protagonismo da família Blauth na instalação e funcionamento do equipamento, observando-se suas modificações territoriais, com a introdução de uma atividade diferente da agricultura praticada por descendentes de imigrantes italianos e germânicos, favorecida principalmente pela ferrovia. Aponta-se na pesquisa sua dependência ao acesso por meio ferroviário, além de fatores sucessórios do empreendimento, que levaram ao fim das atividades.In this article, the beginning of commercial leisure hospitality is related to the formation of tourist equipment in Farroupilha, in Serra Gaúcha and the implementation of the railway. This condition is justified from the first leisure hotel, in the current Touristic Uva e Vinho Region, in the Brazilian state of Rio Grande do Sul, called Veraneio Desvio Blauth, object of this study. Therefore, the objective is to describe the role of the lodging sector and its historical importance as proto-tourist equipment, its operation and the importance of the railway in defining the tourist territory, currently known as Serra Gaúcha. To justify, the understanding of its regional and territorial context is reinforced, qualifying spatially and identifying it as a tourist location. At this time, the area had its formation and pioneering structure of accommodation associated with a rural environment, mountain and bucolic climate. Its peak is directly linked to the use of the railway as a means of access. The present study comprises the period in which the tourism enterprise operated, from 1920 to the mid-1950s. The methodology is a case study, with a qualitative and descriptive approach, with documentary research techniques and interviews. It is concluded that the Blauth family has a role in the installation and operation of the equipment, observing its territorial changes, with the introduction of an activity different from agriculture practiced by descendants of Italian and German immigrants, favored mainly by the railway. The research indicates to its dependence on access by rail, in addition to succession factors of the enterprise, which led to the end of activities.En este artículo, el comienzo de la hospitalidad comercial de recreación está relacionado con la formación de equipamiento turístico en Farroupilha, en Serra Gaúcha y la implementación del ferrocarril. Esta condición se justifica desde el primer hotel de recreación, en la actual región turística Uva e Vinho, en el estado brasileño de Rio Grande do Sul, llamado Veraneio Desvio Blauth, objeto de este estudio. Así, el objetivo es describir el papel del sector de alojamiento y su importancia histórica como equipamiento proto-turístico, su funcionamiento y la importancia del ferrocarril en la definición del territorio turístico, actualmente conocido como Serra Gaúcha. Para justificar, se refuerza la comprensión de su contexto regional y territorial, calificando espacialmente e identificándolo como un lugar turístico. En este momento, el área tenía su formación y estructura pionera de alojamiento asociada con un entorno rural, montaña y clima bucólico. Su apogeo está directamente relacionado con el uso del ferrocarril como medio de acceso. El presente estudio comprende el período en que operaba la empresa turística, desde 1920 hasta mediados de la década de 1950. La metodología es un estudio de caso, con un enfoque cualitativo y descriptivo, con técnicas de investigación documental y entrevistas. Se concluye que la familia Blauth tiene un papel en la instalación y operación del equipo, observando sus cambios territoriales, con la introducción de una actividad diferente a la agricultura practicada por descendientes de inmigrantes italianos y alemanes, favorecida principalmente por el ferrocarril. La investigación apunta a su dependencia del acceso por ferrocarril, además de los factores de sucesión de la empresa, que llevaron al final de las actividades.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/16924410.11606/issn.1984-4867.v30i3p496-515Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 496-515Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 496-515Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 496-5151984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/169244/162206Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessCésar, Pedro de Alcântara BittencourtBrambatti, Luiz ErnestoMarchesini, Thaise Zattera2020-08-03T16:14:58Zoai:revistas.usp.br:article/169244Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-08-03T16:14:58Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Relaciona-se, neste artigo, o início da hospitalidade comercial de lazer com a formação de um equipamento turístico em Farroupilha, na Serra Gaúcha e a implantação da ferrovia. Justifica-se esta condição a partir do primeiro hotel de lazer, na atual Região Turística da Uva e Vinho, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, denominado Veraneio Desvio Blauth, objeto deste estudo. Objetiva-se assim, descrever o protagonismo do meio de hospedagem e sua importância histórica como equipamento proto-turistico, seu funcionamento e a importância da ferrovia na definição do território turístico, atualmente conhecido como Serra Gaúcha. Para justificar, reforça-se o entendimento do seu contexto regional e territorial, qualificando espacialmente e identificando como localidade turística. Nesta época, a área teve sua formação e estrutura pioneira de hospedagem associado a um ambiente rural, clima serrano e bucólico. Seu apogeu está ligado diretamente ao uso da ferrovia como meio de acesso. O presente estudo compreende o período em que funcionou o empreendimento turístico, de 1920 até meados da década de 1950. A metodologia é um estudo de caso, de abordagem qualitativa e descritiva, com técnicas de pesquisa documental e entrevistas. Conclui-se que há protagonismo da família Blauth na instalação e funcionamento do equipamento, observando-se suas modificações territoriais, com a introdução de uma atividade diferente da agricultura praticada por descendentes de imigrantes italianos e germânicos, favorecida principalmente pela ferrovia. Aponta-se na pesquisa sua dependência ao acesso por meio ferroviário, além de fatores sucessórios do empreendimento, que levaram ao fim das atividades. |
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Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 496-515 Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 496-515 Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 496-515 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
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