Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC) 198 em Curitiba – Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jonathan
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Bruna Opieco, Lise, Riqueldi, Capraro, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/178475
Resumo: Este estudo investigou os dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba em parceria com o Observatório de Turismo do Paraná e o Observatório do Turismo do Rio de Janeiro, pelo Jornal Gazeta do Povo e pelo website do Clube Athletico Paranaense para compreender os fatores que tornaram o evento esportivo do UFC 198 um atrativo turístico bem-sucedido em Curitiba. Os resultados indicaram que o evento gerou, direta e indiretamente, cerca de R$ 45 milhões e influenciou positivamente o fluxo turístico na cidade. Cerca de 45 mil pessoas compareceram ao estádio no dia do evento, das quais 42,37% eram turistas e 8,49%, excursionistas, que vieram de 22 estados e do Distrito Federal. Em contraste, a taxa de turistas internacionais foi pouco significativa (2,6%). As características da cidade sede influenciaram o sucesso do evento, como a alcunha de “solo sagrado das artes marciais”, além da estrutura já instaurada por conta de eventos anteriores, como o estádio construído para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014. Por fim, a atuação do governo municipal e estadual não foi significativa e, se tivesse sido mais relevante, o evento poderia ter gerado ainda mais benefícios.
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spelling Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC) 198 em Curitiba – BrasilTurismo deportivo: un estudio de caso sobre el Ultimate Fighting Championship (UFC) 198 en Curitiba (Brasil)Sports tourism: a case study about the Ultimate Fighting Championship (UFC) 198 in Curitiba (Brazil)Turismo EsportivoEventoMMAUFC 198CuritibaTurismo DeportivoEventoMMAUFC 198CuritibaSport TourismEventMMAUFC 198CuritibaEste estudo investigou os dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba em parceria com o Observatório de Turismo do Paraná e o Observatório do Turismo do Rio de Janeiro, pelo Jornal Gazeta do Povo e pelo website do Clube Athletico Paranaense para compreender os fatores que tornaram o evento esportivo do UFC 198 um atrativo turístico bem-sucedido em Curitiba. Os resultados indicaram que o evento gerou, direta e indiretamente, cerca de R$ 45 milhões e influenciou positivamente o fluxo turístico na cidade. Cerca de 45 mil pessoas compareceram ao estádio no dia do evento, das quais 42,37% eram turistas e 8,49%, excursionistas, que vieram de 22 estados e do Distrito Federal. Em contraste, a taxa de turistas internacionais foi pouco significativa (2,6%). As características da cidade sede influenciaram o sucesso do evento, como a alcunha de “solo sagrado das artes marciais”, além da estrutura já instaurada por conta de eventos anteriores, como o estádio construído para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014. Por fim, a atuação do governo municipal e estadual não foi significativa e, se tivesse sido mais relevante, o evento poderia ter gerado ainda mais benefícios.Este estudio investigó los datos proporcionados por el Ayuntamiento de Curitiba, el Instituto Municipal de Turismo de Curitiba en colaboración con el Observatorio de Turismo de Paraná y el Observatorio de Turismo de Río de Janeiro, el periódico Gazeta do Povo y el sitio web del Clube Athletico Paranaense, con el fin de comprender por qué el evento UFC 198 podría considerarse una atracción turística exitosa en la ciudad de Curitiba. Los resultados indicaron que el evento generó, directa e indirectamente, alrededor de los R$ 45 millones e influyó positivamente en el flujo turístico de la ciudad. Aproximadamente 45.000 personas estuvieron presentes en el evento, de las cuales el 42,37% eran turistas y el 8,49% excursionistas, que procedían de 22 estados brasileños y del Distrito Federal. Las características de la ciudad anfitriona influyeron en el éxito del evento bajo el reconocimiento como “terreno sagrado de las artes marciales”, además de la estructura de la ciudad establecida en eventos anteriores como la cancha para la Copa del Mundo FIFA en 2014. Para concluir, la presencia del gobierno local y estatal no fue expresiva, y si hubiera sido más relevante, el evento podría tener mejores resultados.This study investigated the data provided by the Curitiba City Hall, the Curitiba Municipal Tourism Institute in partnership with the Paraná Tourism Observatory and the Rio de Janeiro Tourism Observatory, the Gazeta do Povo newspaper, and Clube Athletico Paranaense’s website, seeking to understand why the UFC 198 event could be considered a successful tourist attraction in the city of Curitiba. The results indicated that the event generated, directly and indirectly, R$ 45 million, and influenced positively in the tourist flow of the city. Around 45,207 people were present in the stadium, 42.37% of them were tourists and 8.49% were hikers, coming from 22 Brazilian states and the Federal District. In contrast, the international tourist demand had little significance (2.60%). The characteristics of the city influenced the success of the event, such as the nickname “sacred ground of the martial arts”, beyond the city’s established structure due to previous events such as the stadium built for the FIFA World Cup in 2014. To conclude, the presence of the local and state government was not expressive and, had been more relevant, the event could have had even better results.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/17847510.11606/issn.1984-4867.v32i1p19-39Revista Turismo em Análise; Vol. 32 No. 1 (2021): January-April; 19-39Revista Turismo em Análise; Vol. 32 Núm. 1 (2021): Enero-Abril; 19-39Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 19-391984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/178475/176774Copyright (c) 2021 Jonathan Rocha de Oliveira, Bruna Opieco Pereira, Riqueldi Straub Lise, André Mendes Caprarohttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, JonathanPereira, Bruna OpiecoLise, RiqueldiCapraro, André2021-07-07T17:42:05Zoai:revistas.usp.br:article/178475Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2021-07-07T17:42:05Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
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