Os limites do turismo ou o turismo como tragédia e farsa: uma análise da série Turismo Macabro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/205817 |
Resumo: | O turismo foi historicamente tratado e empregado com um fim econômico, produzindo uma prática turística economicista e de massas, que mercantilizou a natureza, a paisagem e o ambiente, trazendo conflitos territoriais e mudanças culturais. O chamado Dark tourism é uma modalidade que está em crescimento e evidência, sendo recentemente colocada em pauta devido à série Dark Tourist (Netflix, 2018), em que o apresentador visita, sob uma perspectiva de turista, diversos tipos de fenômenos tidos como exóticos. Pretende-se nestas páginas fazer uma breve leitura crítica da série documental, centrada na relação do protagonista com os lugares visitados, em que as práticas e os fenômenos representados na série são vistos como reprodução das contradições do capital, materializadas em ações que consomem paisagens e ambientes, revisa falsamente a história e estereotipa a imagem do outro, mas que, se tratada de outra maneira, possui um potencial pedagógico. |
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Os limites do turismo ou o turismo como tragédia e farsa: uma análise da série Turismo MacabroLos límites del turismo o el turismo como tragedia y farsa: un anális de la serie Dark TouristThe limits of tourism or the tourism as tragedy and farce: an analysis of the Dark Tourist seriesDavid FarrierDocumentales turísticosTragedia y farsaTurismoTurismo oscuroDavid FarrierTourist documentariesTragedy and farceTourismDark tourismDavid FarrierDocumentários turísticosTragédia e farsaTurismoTurismo MacabroO turismo foi historicamente tratado e empregado com um fim econômico, produzindo uma prática turística economicista e de massas, que mercantilizou a natureza, a paisagem e o ambiente, trazendo conflitos territoriais e mudanças culturais. O chamado Dark tourism é uma modalidade que está em crescimento e evidência, sendo recentemente colocada em pauta devido à série Dark Tourist (Netflix, 2018), em que o apresentador visita, sob uma perspectiva de turista, diversos tipos de fenômenos tidos como exóticos. Pretende-se nestas páginas fazer uma breve leitura crítica da série documental, centrada na relação do protagonista com os lugares visitados, em que as práticas e os fenômenos representados na série são vistos como reprodução das contradições do capital, materializadas em ações que consomem paisagens e ambientes, revisa falsamente a história e estereotipa a imagem do outro, mas que, se tratada de outra maneira, possui um potencial pedagógico.El turismo históricamente ha sido tratado con una finalidad económica, lo que produce una práctica turística economicista y de masas que mercantilizó la naturaleza, el paisaje y el ambiente, provocando conflictos territoriales y cambios culturales. El llamado turismo oscuro es una práctica que se viene aumentando y, recientemente, fue puesto en evidencia a raíz de la serie Dark Tourist (Netflix, 2018), en la cual el presentador visita, desde una perspectiva turística, diversos tipos de fenómenos considerados exóticos. En estas páginas se pretende hacer una breve lectura crítica de la serie documental, centrada en la relación del protagonista con los lugares visitados, en la que las prácticas y los fenómenos representados en la serie son vistos como una reproducción de las contradicciones del capital materializado en acciones, que consume paisajes y ambientes, revisa falsamente la historia y estereotipa la imagen del otro, pero que, si lo trata de otra manera, tiene un potencial pedagógico.Tourism has historically been treated with an economic purpose, producing an economicist and mass tourism practice that commodified nature, the landscape, and the environment, bringing about territorial conflicts and cultural changes. What is known as dark tourism is a growing and evident modality that has recently been put on the agenda due to the Dark Tourist series (Netflix, 2018), in which its host visits various types of phenomena considered exotic from a tourist perspective. In these pages, I intend to make a brief critical reading of this documentary series that centers on the protagonist’s relationship with the visited places and sees the practices and phenomena represented in the series as a reproduction of the contradictions of capital that materialize themselves in actions that consume landscapes and environments, falsely revise history, and stereotypes the image of the other but which, if treated in another way, has a pedagogical potential.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Revisado por paresPeer-reviewedapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/20581710.11606/issn.1984-4867.v33i2p404-412Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 404-412Revista Turismo em Análise; Vol. 33 Núm. 2 (2022): Maio-Agosto; 404-412Revista Turismo em Análise; Vol. 33 No. 2 (2022): Maio-Agosto; 404-4121984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/205817/199959Copyright (c) 2022 Dorival Bonfá Netohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonfá Neto, DorivalBonfá Neto, DorivalBonfá Neto, DorivalBonfá Neto, DorivalBonfá Neto, Dorival2023-11-14T21:42:43Zoai:revistas.usp.br:article/205817Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2023-11-14T21:42:43Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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