Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797 |
Resumo: | O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional. Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los. |
id |
USP - 65_b93c51ead4c617dc0775f91f972e4cfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/83797 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionaisHotelariaTurismoGestão da ComunicaçãoCriatividadeBarreiras culturais à comunicação.O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional. Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8379710.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 392-421Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 392-421Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 392-4211984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797/87264Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessChibás, Felipe Ortiz2015-11-13T15:58:28Zoai:revistas.usp.br:article/83797Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:28Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais |
title |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais |
spellingShingle |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais Chibás, Felipe Ortiz Hotelaria Turismo Gestão da Comunicação Criatividade Barreiras culturais à comunicação. |
title_short |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais |
title_full |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais |
title_fullStr |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais |
title_full_unstemmed |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais |
title_sort |
Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais |
author |
Chibás, Felipe Ortiz |
author_facet |
Chibás, Felipe Ortiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chibás, Felipe Ortiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Turismo Gestão da Comunicação Criatividade Barreiras culturais à comunicação. |
topic |
Hotelaria Turismo Gestão da Comunicação Criatividade Barreiras culturais à comunicação. |
description |
O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional. Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797/87264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 392-421 Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 392-421 Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 392-421 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054168039424000 |