Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chibás, Felipe Ortiz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797
Resumo: O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional.  Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los.
id USP - 65_b93c51ead4c617dc0775f91f972e4cfc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/83797
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionaisHotelariaTurismoGestão da ComunicaçãoCriatividadeBarreiras culturais à comunicação.O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional.  Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8379710.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 392-421Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 392-421Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 392-4211984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797/87264Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessChibás, Felipe Ortiz2015-11-13T15:58:28Zoai:revistas.usp.br:article/83797Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:28Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
title Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
spellingShingle Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
Chibás, Felipe Ortiz
Hotelaria
Turismo
Gestão da Comunicação
Criatividade
Barreiras culturais à comunicação.
title_short Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
title_full Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
title_fullStr Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
title_full_unstemmed Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
title_sort Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
author Chibás, Felipe Ortiz
author_facet Chibás, Felipe Ortiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chibás, Felipe Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Turismo
Gestão da Comunicação
Criatividade
Barreiras culturais à comunicação.
topic Hotelaria
Turismo
Gestão da Comunicação
Criatividade
Barreiras culturais à comunicação.
description O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional.  Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797
10.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p392-421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83797/87264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 392-421
Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 392-421
Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 392-421
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168039424000